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Saiba como captar pacientes



É incrível, mas as universidades brasileiras não ensinam aos profissionais de saúde uma das principais competências que eles vão ter que desenvolver durante toda a sua vida profissional: como captar pacientes.


Em alguns círculos acadêmicos a palavra vendas é até mesmo ofensiva. Nós conhecimento também alguns "gurus" de marketing odontológico e marketing médico que insistem em dizer para seus seguidores de que dentista e médico não vendem. Quanta besteira, claro que vendem. Se não vendem fecham as portas, simples assim.


Então, sem mais delongas vamos direto ao ponto. O que você dentista, médico, fisioterapeuta ou outro profissional de saúde qualquer precisa saber (o básico) e fazer para captar mais pacientes:


01 - Aprenda a negociar


Negociação é um skill básico para que é dono de um negócio. Você como profissional de saúde precisa dominar as técnicas (sim existem técnicas) de negociação.


Claro, você esta vendendo um produto (Produto = Odontologia, medicina, etc.) de alto valor agregado, geralmente envolvendo a saúde ou estética da pessoa. Como você pretende convencer alguém a contrata-ló se você não domina as técnicas de negociação?


Hoje em dia existem treinamentos online, livros, cursos universitários, palestras, etc, etc. Ninguém esta pedindo para você se tornar um vendedor profissional, mas é necessário que você saia da sua zona de conforto e aprenda outras características. A principal delas: vender seus serviços.


02 - Entenda quem é seu público


Passa longe o tempo em que um médico, um dentista era visto como uma espécie de "eminência parda" da nossa sociedade.


Esse tempo acabou. Existem pessoas demais, com perfis diferentes, com necessidade diferentes, com interesses diferentes, que buscam informações em canais diferentes e que valorizam coisas diferentes.


Você precisa entender que não da mais para abrir uma clínica ou mesmo um consultório no décimo andar de um prédio e acreditar que vai haver demanda suficiente para cobrir as despesas da clínica e ainda gerar o lucro que você espera. Não vai.


Sem um trabalho ativo e bem pensado de "nichar" o mercado, de selecionar as pessoas com quem você quer preferencialmente trabalhar não vai ser possível fazer um bom trabalho de captação de pacientes.


Um erro muito comum que encontramos na consultoria para médicos e dentistas é que eles abrem uma clínica em um bairro e acreditam que todo mundo daquele bairro tem o perfil do seu cliente. Não tem.


Se você pegar uma população mais ou menos homogênea em termos demográficos (idade, sexo, renda, escolaridade, etc.) vai encontrar uma discrepância enorme de interesses dentro dessa população.


Vão existir pessoas com a mesma idade, mesma faixa de renda, mesma escolaridade que moram na mesma região e tem comportamento totalmente distinto em relação aos serviços de saúde que você oferece.


Por isso é fundamental quando se trata de responder a pergunta sobre como captar pacientes, entender profundamente antes, quem é esse paciente.


Pense no QUEM primeiro para só então definir o COMO.


03 - Captar pacientes se faz em fases


Todo mundo acredita que a captação de pacientes é um evento único e boleano. Ou acontece ou não acontece.


Nunca foi e nunca será assim. O paciente que é um pessoa como eu e você passa por fases, desde o descobrimento de um problema (consciência) até a fase de decisão de compra (tomada de decisão).


Durante essa jornada de compra ele vai interagir com sua clínica de diversas formas, pelo seu site, por telefone , pelas redes sociais, passando na frente da sua clínicas, etc, etc.


É a consistência da mensagem que ele recebe durante essas interações o que vai definir se ele vai contratar sua clínica, o concorrente ou não vai fazer nada.


Por isso, nós aqui da Senior acreditamos que publicidade e propaganda realizadas de forma descolada dos outros aspectos do marketing (produto/serviço, preço, ponto, pessoas, evidências físicas e processos) não resolvem o problema de ninguém.


Você gasta muito tempo e dinheiro quando trata o processo de captação de clientes como uma atividade. Não é definitivamente uma atividade isolada na sua clínica.


Captação de pacientes não é uma ferramenta. Captação de pacientes não é um evento. Captação de pacientes é um processo.


Por isso, cursinhos, sacadas e aulas sobre captação de pacientes são placebos que não funcionam.


Para responder a pergunta como captar pacientes é preciso que você coloque toda a sua clínica em "modo ativo de captação". Isso significa como dissemos rever todo o seu composto de marketing.


Se você quer saber mais detalhes sobre como montar uma estratégia de captação de pacientes que funciona de verdade, não para amanhã, mas para a vida toda como um processo que traz bons pacientes todos os dias, entre em contato conosco pelos canais abaixo:


E-mail: atendimento@seniormarketing.com.br

Telefone: (11) 3254-7451