• Admin

Propaganda na odontologia


Propaganda para odontologia


Os cirurgiões-dentistas já entenderam a importância de divulgar seus serviços para atrair mais e melhores pacientes.


Porém, a grande maioria dos profissionais ainda tem dúvidas sobre como fazer propaganda na odontologia.


Em primeiro lugar é sempre bom lembrar que o Conselho Federal de Odontologia tem uma norma no seu capítulo XIV do Código de Ética da Odontologia a principal referência no que tange as diretrizes que os profissionais da área precisam seguir para fazerem divulgação das suas clínicas e consultórios.


Você pode acessar a integra do código de ética no site do Conselho Federal de Odontologia.

Esse artigo, entretanto, não trata dos formatos permitidos para divulgação na odontologia e muito menos das restrições que o conselho impõe.


Um artigo assim somente reafirmaria o que o código de ética já explica tão bem. Ou seja, seria inútil.


Se você chegou até essa página, na verdade está querendo aprender COMO fazer propaganda na odontologia, que APESAR DE todas as restrições, ainda assim seja efetivo e retorne em pacientes pagantes.


Entendendo o papel da publicidade na odontologia


Existe muita confusão no mercado de odontologia a respeito do papel da propaganda odontológica.


O papel da publicidade para uma clínica odontológica, um consultório ou uma rede de clínicas (franquia odontológica) assume contornos diferentes de acordo com os objetivos a serem atingidos e o momento de vida do negócio.


Assim, basicamente uma clínica pode fazer publicidade odontológica com um ou mais dos objetivos abaixo:


A- Propaganda de Lançamento - Tornar a clínica conhecida na sua região. Típico caso de clínicas que acabam de ser abertas em um determinado local. O objetivo nesse primeiro momento é de que as pessoas do entorno saibam da existência da clínica. Afinal, se ninguém souber quem você é e o que você faz, ninguém irá procurar os seus serviços, certo?


B - Propaganda Institucional - Tem por objetivo solidificar uma marca, definir um posicionamento de mercado, reforçar a presença da clínica em determinado território. O objetivo é manter a clínica presente na mente do público-alvo de forma que ao precisarem do serviço odontológico sua clínica seja a candidata natural mais lembrada no seu segmento.


C - Propaganda com finalidade de gerar vendas - Aqui estão todas as ações de propaganda odontológica que visam a atração e conversão de pacientes para um ou mais tratamentos oferecidos na sua clínica. São típicos exemplos desse tipo de ação de propaganda odontológica as campanhas sazonais, como por exemplo: Dia das mães, mês das noivas, campanha de ortodontia, campanhas de prevenção de saúde bucal, etc.


D - Propaganda com finalidade de fidelização - São todas as ações de publicidade e propaganda odontológica que tem por objetivo manter os atuais pacientes fiéis e engajados com sua clínica, fazendo-os eventualmente retornarem e comprarem novos tratamentos e serviços.


O que todos os tipos de propaganda na odontologia tem em comum?


Independentemente do tipo de campanha de propaganda na odontologia sua clínica esteja lançando nesse momento, todas elas tem alguns aspectos em comum, a saber:


01 - Seleção de um público-alvo


Não existe campanha genérica. Cada tipo de clínica precisa personalizar o seu público-alvo.


É preciso selecionar aquelas pessoas que sua clínica tem a capacidade de atender melhor e que tenham mais interesse e predisposição para pagar pelos seus serviços.


02 - Definição de objetivos e metas


Fazer propaganda na odontologia sem metas é jogar dinheiro ao ar. É preciso que metas e indicadores de desempenho bem claros e objetivos sejam definidos antes de lançar ao ar qualquer tipo de campanha promocional da sua clínica.


Número de pacientes por período, faturamento em determinado horizonte de tempo, etc. Todos esses e muitos outros são metas válidas que você precisa definir ao investir em propaganda na odontologia.


03 - Investimentos


Existe um velho adágio em negócios que diz "que o retorno é proporcional aos investimentos".


Para cada tipo de campanha é necessário definir um orçamento compatível com as metas de retorno esperadas.


Conclusão


Nesse breve artigo não queremos esgotar o assunto sobre propaganda na odontologia, mas apenas dar um norte sobre como fazer propaganda na odontologia de forma a gerar resultados concretos para sua clínica ou consultório.


Se você deseja montar um plano de divulgação da sua clínica odontológica que traga pacientes reais para o seu consultório entre em contato conosco e converse com um consultor de dentistas especializado em propaganda na odontologia.



Senior Marketing

Propaganda para dentistas

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br