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Por que o marketing digital não é a melhor solução para dentistas




Ok, nós sabemos que as pessoas estão na internet. Sabemos que "todo mundo" esta navegando nas redes sociais.


E boa parte dos "gurus de marketing digital" vai torcer o nariz para esse artigo. Mas esse artigo não é feito para eles.


Esse artigo é feito para você dentista que começa a trabalhar cedinho pela manhã e que precisa de pacientes pagantes hoje, não daqui há 4, 6, 12 meses quando você já tiver "reputação" na internet.


Claro, as agências de marketing digital para dentistas que vivem de vender mídia (Google Adwords, Facebook Ads, etc.) querem dar a entender que uma estratégia de marketing digital para dentistas é a última palavra em termos de captação de pacientes.


Mas vamos analisar na prática o que acontece. Você contrata uma agência que vai criar o seu site, publicar periodicamente algum tipo de conteúdo sobre o seu campo de atuação (ortodontia, implantes, etc) nos diversos canais digitais da sua clínica como o seu site, suas redes sociais, impulsionar esse conteúdo de forma patrocinada (paga) seja utilizando Google Adwords (Anúncios no Google), no Facebook, Instagram, Youtube e na plataforma que estiver na moda no momento. Tudo isso vai fazer com que um número potencial de interessados, também chamado de leads, agende consultas com você, aumentando as chances de gerar potenciais negócios com esses leads transformando-os em pacientes.


Tudo parece ótimo, só faltou "combinar com os russos". Alguns pontos que somente quem já investiu em marketing digital na odontologia consegue aferir:


01 - O tipo de paciente que vem de anúncios tem um perfil muito, muito diferente do perfil dos pacientes que você esta acostumado a trabalhar na sua clínica vindos de indicação.


02 - Você passa a atender um volume alto de avaliações para uma baixa taxa de fechamentos. Isso acontece porque é muito difícil (quase impossível) fazer qualificação do paciente que vem da internet. A qualificação (se o paciente tem o perfil do seu cliente ideal) acaba acontecendo na cadeira no momento da avaliação.


03 - Não existe comprometimento de quem gera os leads (agência) com o fechamento. Afinal, o trabalho deles é te mandar um volume alto de leads (interessados), se eles estão no perfil desejado pela sua clínica o problema é outro.


04 - O paciente que esta na navegando na internet e encontra sua clínica através do seu conteúdo (vídeos, artigos, e-books, etc.) já teve acesso a dezenas, centenas de conteúdos semelhantes produzidos pelos concorrentes. Ele baixou o seu "E-book saiba tudo sobre aparelhos ortodônticos" e outros 10, de forma que não existe diferenciação.


05 - Só quem nunca frequentou uma clínica odontológica é que não sabe que não é o número (quantidade) de avaliações (leads) que você atende por dia que interessa, mas sim a quantidade fechamentos. Esse raciocínio de mais visibilidade -> mais oportunidades de negócios -> mais chances de gerar fechamentos é uma estratégia de tentativa e erro que gurus e agências de pseudo marketing usam indiscriminadamente, seja você um dentista ou um e-commerce. Eles aplicam a mesma estratégia.


Muitos vão dizer que é possível segmentar as pessoas que você quer mostrar sua propaganda nas ferramentas de marketing digital.


Pesquisas de institutos sérios americanos como o eSience Institute mostram recentemente que cerca de 75% dos perfis em redes sociais são inflados ou pseudo-corretos. Ou seja, são fakes, para usar uma palavra da moda.


Isso quer dizer que uma pessoa que declarou no cadastro do Facebook que é solteira, tem 30 anos e curso superior, na verdade é casada tem 55 anos e nível primário esta recebendo sua mensagem.


O que isso acarreta? Sua mensagem não esta atingindo nas redes sociais as pessoas corretas e com isso você esta atraindo um monte de gente que não pode e não vai te contratar. São apenas curiosos.


Depois de 20 anos fazendo consultoria de marketing para dentistas podemos afirmar que não existe uma ferramenta perfeita para fazer captação de pacientes e que cada clínica ou consultório é um caso.


Mas o marketing digital para dentistas está longe, bem longe de ser isso tudo que muita gente anda vendendo e ganhando por ai.


Não estamos falando que você não deve investir em marketing digital na sua clínica odontológica. Inclusive, incluímos estratégias de marketing digital odontológico nos nossos serviços. Mas ele sozinho não basta.


Se seu "guru de marketing" afirma o contrário, faça uma proposta para ele. Que ele trabalhe por performance. Ou seja, que ele somente receba um percentual por cada tratamento que você de fato vender. Nada de fee mensal, de investimento em Google, em Facebook ou qualquer outra midia. Somente em resultados. Veja se ele topa...


Se você quer montar uma estratégia de marketing odontológico que realmente funcione para captar pacientes para sua clínica odontológica, entre em contato e converse com um consultor de dentistas.


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