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Passo a passo de um plano de negócios para abertura de clínica médica ou odontológica

Atualizado: Jan 28


Como abrir uma nova clínica de medicina ou odontologia

Apesar de estarmos vivendo um momento épico da nossa sociedade recente (Janeiro de 2021 - Pandemia de Coronavírus) com mudanças profundas em todas as esferas da sociedade, o empreendedorismo continua se mostrando forte e se reinventando.


Enquanto muitas clinicas médicas e odontológicas fecham as portas, outros empreendedores assumem o controle e partem para desbravar (e faturar) nesse novo universo.


A verdade é o que dinheiro não desaparece, ele apenas muda de lugar quando existe uma crise.


Nesse cenário, empresários do setor de saúde estão reformulando seus modelos de negócio de saúde e até mesmo inovando no setor de saúde.


Mais do que nunca o desafio para o ano de 2021 e seguintes na área de saúde será entregar um serviço de qualidade a um preço e condições de pagamento justos para os clientes.


Pessoas perderam o emprego e com isso ficaram sem seus planos de convênio médico e odontológico, abrindo espaço para clínicas que ofereçam um modelo de serviço sobre demanda, sem mensalidades, a um preço que caiba no bolso dessa nova população.


Se por um lado o desemprego é alto e a massa de pessoas assalariadas diminuiu consideravelmente, por outro, empresários que estavam capitalizados nunca ganharam tanto dinheiro, já que imóveis e negócios foram colocados à venda no auge da pandemia a preço de banana.


Se você é como nós e enxerga oportunidades em meio a crise, esse artigo é para você.


Mais do que nunca planejar antes de executador se tornou fundamental.


Por isso, modelar e gerenciar um plano de negócios para clínicas médicas e odontológicas se tornou algo primordial.


Nós sabemos que o empreendedor brasileiro é muito afeito as tarefas operacionais e executivas.


Muitas pessoas partem de uma ideia a execução em questão de dias. Apesar do tempo ser um variável fundamental para o sucesso em negócios, poucos são aqueles que vingam e se tornam sustentáveis sem investimento em um bom plano de negócios.


Plano de negócios para odontologia e medicina


Plano de negócios para medicina e odontologia - Pontos fundamentais

Quando falamos em planejamento de negócios para abertura de clínicas e consultórios, vem à cabeça do empreendedor um documento gigantesco e cheio de inferências e sugestões.


Nada mais distante que a realidade. Assim como é um pecado abrir uma clínica sem planejamento, o excesso de informações e de planejamento pode levar a paralisia empresarial e a perda do "time" correto para abertura de uma clínica.


Um bom plano de negócios para odontologia e medicina pode seguir várias metodologias, como as chamadas metodologias ágeis de planejamento e o modelo CANVAS de modelagem de negócios de saúde.


Esse artigo não pretende esgotar o assunto relacionado as melhores práticas para abrir uma clínica médica ou odontológica, mas tem sim a pretensão de ser um guia prática, ou um passo a passo do que considerar no plano de negócios para abertura de clínicas.


São pontos de atenção e itens que não devem fugir de uma análise mais criteriosa quando se pretende abrir uma clínica médica ou odontológica.


Para muito além da técnica existe pontos importantes que vão definir o sucesso ou o fracasso de uma nova clínica.


Passo a passo de um plano de negócios para abertura de uma clínica de sucesso


Alguns pontos que devem existir em TODOS os planos de negócios para abertura de clínicas:


A - Identificação da oportunidade


Determinar a oportunidade de negócios

Porque você está abrindo uma clínica médica ou odontológica nesse momento? Qual a oportunidade de negócio que você identifica? Existe uma carência de mercado que não está sendo devidamente atendida pelos players atuais? Qual "dor", necessidade ou desejo precisa ser atendido?


B - Determinar o segmento de mercado



Segmentar o mercado é escolher. Quem você que atrair e atender na sua clínica? Não se trata de público-alvo, mas de pessoas reais com problemas e necessidades que realmente as levariam a comprar um serviço que você oferece.


Pense no segmento de mercado como um agrupamento de pessoas com dores, necessidades e desejos semelhantes.


Além disso, o segmento de mercado envolve pessoas que VALORIZAM certos atributos e características de um determinado serviço.


Por exemplo: Existem segmentos de mercado que são muito sensíveis a preço, enquanto outros preferem pagar um pouco a mais por qualidade. Já, outros, necessitam e valorizam de tempos de tratamento mais curtos, além de disponibilidade de horários.


Costumam haver vários segmentos de mercado com cruzamentos de características, como aqueles sensíveis a preço e boa qualidade de serviço.


A escolha do(s) segmento(s) de mercado que vão ser atendidos deve estar muito bem definida no plano de negócios para clínicas médicas e odontológicas.


C - Pesquisa do mercado



Pesquisa de mercado para abertura de clínicas

Você definiu um público com dores e necessidades específicas, além de determinar o comportamento social dessas pessoas, ou seja, você sabe o que elas valorizam no seu campo de atuação.


Agora, você precisa saber se essas pessoas que serão seus potencias pacientes existem de verdade.


Para isso é preciso fazer uma pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado é que vai determinar o volume do mercado potencial na região onde você pretende abrir sua clínica.


Por exemplo: Um dentista acredita que pessoas de determinam região valorizam e estariam dispostos a pagar por serviços de ortodontia estética em uma determinada região.


Porém, após uma pesquisa de mercado foi detectado que o número de pessoas com idade dentro do escopo do serviço entre o público-alvo na sua região de atuação é baixo. Pode ser que na sua região predominem crianças abaixo de 10 anos (não é um público muito forte para odontologia estética).


Nesse caso, o empreendedor tem dois caminhos a seguir: (1) Escolher outro local para instalar sua clínica ou (2) "pivotar" o seu modelo de negócios e oferecer serviços de ortodontia intercepatativa e preventiva para crianças abaixo de 10 anos de idade.


Existem várias formas de identificar o mercado potencial através de pesquisa de mercado. A Senior é especialista em análise de mercado utilizado geormarketing.


Seja de que forma for, para abrir uma clínica médica ou odontológica é FUNDAMENTAL identificar se o público desejado existe no mercado, o seu volume, sua capacidade financeira e onde eles estão.


D - Proposta de Valor


Proposta de valor

Proposta de valor é aquilo que sua clínica pretende entregar para o mercado.


Claro, existem milhares de ortodontistas por aí. O que faria você como ortodontista para se diferenciar no mercado? Troque ortodontia para qualquer outra especialidade de odontologia e medicina e a pergunta seria a mesma.


A proposta de valor responde a pergunta fundamental: O que faria um cliente em potencial escolher nossa clínica e nenhum outro dos nossos concorrentes?


E - Onde instalar sua clínica?


Como escolher o ponto comercial da sua clínica

Não sei você, mas nós nunca abriríamos uma nova clínica porque temos um ponto comercial disponível.


A escolha do ponto comercial é talvez a segunda decisão mais importante (a primeira é a determinação correta do público alvo) quando um empreendedor define que vai abrir uma clínica de odontologia ou medicina.


A escolha de um bom ponto comercial leva em conta alguns critérios:

  • Estar em um local com forte presença do seu público-alvo;

  • Avaliar a quantidade de concorrentes diretos e indiretos no segmento presentes na região;

  • A disponibilidade de locais para locação ou compra que tenham as características para instalação da clínica;

  • Análise do ponto comercial sobre o ponto de vista de fluxo de pedestres e/ou veículos;

  • Determinação se o ponto comercial é um ponto de passagem ou de destino;

  • As facilidades de acesso ao ponto comercial via transporte público;

  • A presença ou não de barreiras sanitárias, de regulação dos órgãos de saúde e de vigilância quanto à implantação de uma clínica no local;

  • Etc, etc, etc.


Na Senior Marketing nós utilizamos o georeferenciamento para entender se um local é adequado ou não à instalação de uma nova unidade de saúde.


Basicamente usamos o mapa de uma cidade, região ou bairro e aplicamos mais de 350 fontes de informação cruzadas (população total, população por faixa etária, população local e flutuante, fluxo de trânsito, dados de cartão de créditos, total de pessoas empregas na região, tipos em moradia por classe social, população por classe social e centenas de outros cruzamentos de dados para entregar uma análise muito apurada, do ponto comercial e também, do mercado local.


Enfim, em todo planejamento de negócio para abertura de uma clínica é PRIMORDIAL analisar, entender, compreender, compilar e avaliar o melhor local para instalação de uma clínica de sucesso.


F - Marketing para clínicas médicas e odontológicas


Marketing para clínicas médicas e odontológicas

Fazer o marketing certo e de resultados para clínicas médicas e odontológicas vai muito além de criar contas e anúncios nas principais redes sociais.


O marketing odontológica e médico avalia e envolve os seguintes pontos:


  • Qual o posicionamento de marca da minha clínica (Qualidade alta, preço alto, preço baixo, premium, popular, de horário mais estendido, a com a melhor custo x benefício do setor, etc, etc, etc.);

  • Quem são as personas, ou sejam quais as características demográficas e comportamentais do meu público-alvo?

  • Onde essas pessoas estão e como atrai-lás para a clínica. Quais os canais de comunicação online e offline vamos usar para captação de pacientes?

  • Qual o custo dos serviços, margem de lucro desejada e preço a ser cobrado?

  • Quais as características do ponto de vista de comunicação de marca do ponto de venda? Como deve o visual da clínica? Qual o visual da marca?

  • Qual nome, imagem e slogan?

  • Quanto investir em marketing, projeções de vendas e custos associados para a produção dos serviços previstos para 12, 24 e 36 meses após o início da operação?

  • Etc, etc, etc.


Marketing de resultados para clínicas médicas e odontológicas e o foco da Senior Marketing. Atrair mais pacientes particulares, com o perfil correto do público-alvo da clínica, gerando mais lucro e rentabilidade. Isso é marketing na medicina e na odontologia. O resto é apenas consequência.


Conclusão


Montar um plano de negócios para odontologia ou medicina sempre foi importante. A partir do COVID-19 isso se tornou primordial.


A Senior já tem 25 anos de mercado de saúde. Nós já assessoramos centenas de profissionais e empresários na saúde na abertura de novas clínicas médicas e odontológicas.


Venha ser nossa parceiro também e pavimente o caminho para o sucesso da sua nova clínica como nossa assessoria para abertura de clínicas.


Ligue e vamos conversar!


Senior Marketing

Consultoria abertura de clínicas

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atendimento@seniormarketing.com.br