• Admin

O marketing médico



A medicina evoluiu bastante nos últimos 50 anos mas a forma como os profissionais da área atraem pacientes ainda permanece muito dependente do velho boca a boca.


Acontece que o número de profissionais de medicina só aumenta a cada dia e muitos deles estão concentrados em grandes centros, tornando a diferenciação e a escolha por parte dos partes uma tarefa difícil.


É exatamente ai que entra o papel do marketing na medicina. São três as funções principais do marketing médico:


01 - Atrair


Através da definição dos melhores canais de divulgação e oferecendo o serviço certo para o público certo, o marketing médico tem a função de atrair os melhores pacientes, ou seja, aqueles que tem interesse pelo serviço oferecido, autoridade para comprar e capacidade financeira para pagar.


02 - Converter


Uma vez que os pacientes alvo foram identificados, que a sua mensagem chegou até eles, é hora de converte-los em pacientes.


Existem boas práticas e estratégias tanto em canais digitais como offline para a conversão de visitantes em pacientes pagantes.


É papel do marketing na medicina converter aqueles visitantes do seu site, os fans das redes sociais em pacientes reais pagantes.


03 - Fidelização


Não basta que o paciente venha até o seu consultório uma vez. É fundamental criar um elo, um relacionamento de longo prazo com cada paciente que consulta com sua clínica.


Existem dentro do marketing médico estratégia de marketing de relacionamento que visam fidelizar e perenizar as relações entre pacientes e médicos, de modo que o ciclo de vida, ou seja, o tempo de relacionamento entre paciente e clínica seja o mais longo e profícuo para ambas partes possível.


Conclusão


O marketing na medicina vai muito além da propaganda médica. Ele envolve identificar, captar, reter e fidelizar pacientes em uma relação duradoura e lucrativa para a sua clínica ou consultório.


Se você tem uma clínica médica e quer melhorar seus resultados financeiros e operacionais conte com a nossa consultoria de gestão e marketing médico. Há 19 anos ajudamos empresas de saúde em vários países a serem lucrativas e sustentáveis mantendo pacientes felizes e fiéis.


Senior Marketing

Marketing Médico