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O funil de vendas na captação de pacientes para odontologia

Atualizado: Mar 2

Você precisa captar mais pacientes? Está atrás de formas de atrair mais pacientes para seu consultório odontológico? Deseja atrair pacientes particulares para sua clínica odontológica?


Se você está em busca dessas respostas, se quer saber mais sobre captação de pacientes na odontologia, esse artigo é para você.


Esse será apenas um artigo objetivo que vai quebrar algumas paradigmas e mostrar a você como captar mais pacientes na odontologia é muito mais uma questão de técnica do que de sorte.


Muita gente, especialmente os "gurus de marketing para dentistas na internet" tem adotado o termo "marketing da esperança", mas eles nem sabem direito do que estão falando.


Marketing da esperança na odontologia é quando você vai direto para a publicidade e propaganda na odontologia sem ao menos ter definido suas metas e resultados.


Marketing na odontologia - O funil de vendas


A forma errada e costumeiramente adotada por profissionais que investem em marketing na odontologia para captar pacientes é separar uma verba, geralmente a menor possível, pois enxergam esse investimento como gasto, e publicar alguns anúncios em redes sociais, no Google ou mesmo offline.


Preste atenção: Captação de pacientes é um jogo de números. Você precisa conhecer os números do seu negócio para atrair e converter mais pacientes.


Mas quais números importam em um processo de captação de pacientes? Os números associados as fases do funil de vendas.


O funil de vendas é um conceito que define o percurso teórico que o cliente deve seguir até de fato se tornar um paciente da sua clínica ou consultório. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais pacientes.


Funil de vendas na odontologia - Metas são um conceito central


Assim, de forma resumida, pode-se afirmar que para captar pacientes para sua clínica são necessários que algumas perguntas sejam respondidas:


  • Qual a meta financeira mensal de faturamento desejado?

  • Qual ou quais os tratamentos / procedimentos serão dado enfoque?

  • Qual ou quais os perfis dos clientes em potencial (Personas)?

  • Quantos pessoas com o perfil das minhas personas precisam ser impactados pela publicidade da minha clinica?

  • Quantas pessoas são necessárias por período que demonstrem interesse em saber mais informações sobre o trabalho da minha clínica (leads)?

  • Quantas pessoas precisam comparecer a uma avaliação?

  • Quantas pessoas precisam contratar meu serviço e qual o ticket médio dos tratamentos contratados?


É claro que para sair do ponto A (onde sua clínica está hoje em termos de faturamento, perfil de clientes, etc.) para o ponto B (Metas) é preciso traçar estratégias e ações táticas de marketing odontológico e de captação de pacientes.


Essas estratégias e ações vão variar em razão direta das:


  • Metas;

  • Perfil do público-alvo (personas);

  • Capacidade de investimento da sua clínica;


Conclusão


Não existe almoço grátis quando o assunto é captação de pacientes. Existe muita gente sendo ludibriada por agências de marketing para dentistas e por gurus de marketing odontológico ensinando a parte final de um longo processo como se ele fosse o processo em sí. Não é.


Se você quer saber mais sobre marketing para dentistas e especialmente sobre captação de pacientes na odontologia, entre em contato e fale com um de nossos consultores de dentistas!


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Captação de pacientes para odontologia

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