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Marketing odontologico

Atualizado: 20 de Set de 2018




O marketing na odontologia é um assunto que deveria ser ensinado nas universidades. Mas infelizmente nos sabemos que isso ainda não é uma realidade no nosso país.


Mas não se preocupe, nós escrevemos esse guia com um passo a passo para que você entenda tudo sobre marketing odontológico e quando resolver investir em marketing para divulgar os serviços da sua clínica ou quiser contratar uma agência de marketing odontológico saberá exatamente o que pedir.


Diariamente milhares de pessoas fazem buscas na internet sobre temas relacionados a odontologia.


Potencialmente todas as pessoas que não tem um dentista de confiança vão procurar no Google por um profissional de odontologia quando sentem uma dor de dente ou desejam fazer algum procedimento estético como um clareamento dental.


Por isso é fundamental investir em marketing digital na odontologia. Mas não basta criar um site e ter presença nas redes sociais. É preciso ter um bom plano de marketing odontológico.


Esse guia vai te ensinar passo a passo o caminho correto para investir em marketing odontológico.


Afinal, o tempo em que apenas o conhecimento técnico era condição suficiente para lotar sua agenda já passou. Hoje em dia, em qualquer cidade brasileira existem profissionais de mais disputando os mesmos clientes.


Resultado: não basta a competência técnica é necessário divulgar seus serviços seja através do marketing odontológico online ou do marketing odontológico tradicional.


Vamos nos aprofundar nesse artigo sobre o marketing odontológico e detalhar algumas práticas do marketing digital para dentistas, retratando o porque de muitos profissionais que já investem nessa plataforma não terem conseguido sucesso.


O que você vai ver nesse artigo:

2. O que é marketing odontológico

3. Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas

4. Definindo o cliente correto para ações de marketing odontológico

5. Regras de publicidade e marketing para clínicas odontológicas

6. Como investir em marketing odontológico que dê resultados

7. Ferramentas de marketing odontológico online

o Google Meu Negócio

o Google Adwords para dentistas

o Facebook para dentistas

o Instagram para dentistas

o SEO para dentistas


Como pedir indicações e maximizar o boca a boca a favor da sua clínica odontológica


O que é o marketing odontológico



Marketing na odontologia não é uma ferramenta (Facebook, Google, Instagram, etc) e muito menos é publicidade e propaganda.


Marketing odontológico é entender, atender e superar expectativas de um grupo específico de pessoas (pacientes).


Apesar de muitas pessoas confundirem marketing com propaganda, a propaganda odontológica é apenas parte do marketing. A parte mais visível e que faz parte do composto de Promoção do marketing.


Mas para facilitar o entendimento e para fins práticos vamos focar esse artigo na parte prática de propaganda na odontologia. Aquela camada do marketing que trata de atrair, captar, reter e fidelizar os pacientes da sua clínica odontológica.


Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas


Já que estamos focando em propaganda para clínicas odontológicas nesse artigo não podemos deixar de destacar o canal digital e a internet especificamente como uma grande aliada dos dentistas.


E qual o motivo? É que com baixo investimento o retorno em marketing digital para dentistas costuma ser alto.


Mas não se engane. No rastro da crescente utilização do marketing como ferramenta de captação de pacientes pelos dentistas, surgiram centenas de pequenas agências de marketing odontológico que na verdade não entendem nada do mercado de odontologia.


Elas eram simples criadoras de sites e gerenciadoras de redes sociais voltadas para empresas de varejo e comércio.


O que essas pseudo agências de marketing para dentistas fazem é trazer uma lógica de marketing de varejo para o mercado de odontologia criando sites com “iscas digitais”, criação de ofertas e e-books e outros aparatos tecnológicos que agregam pouco para o verdadeiro marketing odontológico.


O marketing digital para dentistas que realmente funciona é aquele que cobre toda a jornada de consumo do potencial paciente.


Assim com você, uma pessoa comum começa a busca por um dentista na internet buscando por sintomas e problemas e não soluções.


As pessoas procuram por dor de dente e não por tratamento de canal. Quando sua agência cria um site, ou postagens na sua rede social baseado em conteúdos relacionados a tratamentos, a lógica do consumidor fica invertida e dificilmente ele se tornará seu paciente.


Marketing digital para dentistas funciona muito bem desde que alguns pontos claros sejam estabelecidos desde o primeiro momento, sendo a principal delas a definição do cliente correto para ações de marketing odontológico, assunto que veremos a seguir.


Definindo o cliente correto para ações de marketing odontológico




Toda estratégia de marketing digital para dentistas começa com a clara definição do seu cliente ideal.


Saber quem é seu paciente ideal, o que tira o sono dele, qual o principal problema que ele deseja resolver, suas características sócio demográficas, sua capacidade financeira e disposição para consumir serviços de odontologia é primordial para uma estratégia bem-sucedida de marketing na odontologia.


Portanto, antes de investir R$ 1,00 em ferramentas de publicidade odontológica como Facebook, Instagram ou mesmo em canais tradicionais de marketing para dentistas como jornais e revista trate de conhecer muito bem o perfil do seu cliente ideal.


Regras de publicidade e marketing para clínicas odontológicas


Sem dúvida alguma é possível fazer publicidade odontológica de forma ética. Infelizmente, conforme citamos anteriormente, por falta de orientação correta de pseudo agências de marketing digital para dentistas muitas das regras do conselho de ética do CRO estão sendo frequentemente descumpridas.


Algumas dessas regras são:


  • Não apresentar fotografias de antes e depois de tratamentos.

  • Não é permitido informar preços de procedimentos odontológicos ou formas de pagamento

  • Não divulgar técnicas e procedimentos sem a devida comprovação técnica cientificamente.

  • Não criticar técnicas utilizadas por colegas.

  • Não angariar pacientes com a divulgação de serviços gratuitos.

  • Não disponibilizar cartões de fidelidade e cartões de desconto.


Se você seguir as regras do conselho de odontologia não terá problemas para fazer divulgação da sua clínica utilizando marketing odontológico.


Logicamente o apelo promocional do marketing utilizado por outros tipos e segmentos de empresas não se aplica ao segmento de saúde / odontologia.


Ferramentas de marketing odontológico online



Passemos agora a algumas dicas práticas de marketing odontológico que você pode implementar na sua clínica odontológica para aumentar a visibilidade da sua clínica, atrair os potenciais pacientes e com isso gerar maiores oportunidades de negócio


Google Meu Negócio


Ferramenta gratuita do Google e excelente oportunidade de marketing digital para dentistas já que melhora o posicionamento da sua clínica odontológica nos resultados de buscas do Google.


Google Adwords para dentistas


Uma ótima ferramenta de marketing digital para dentistas paga que da visibilidade imediata para sua clínica nos resultados de buscas do Google.


Funciona basicamente de forma georreferenciada e direcionada por interesses. Imagine que uma pessoa digite no Google o termo “Implantes São Paulo”. Se sua campanha no Google Adwords estiver configurada corretamente seu anúncio vai aparecer para essa pessoa que potencialmente vai clicar no seu anúncio e será direcionada para uma página sobre implantes no seu site.


Logicamente, o Google Adwords sozinho não faz milagre. É necessário o apoio de uma boa agência de marketing digital para dentistas para a correta configuração das campanhas de divulgação, da escolha das palavras-chave que são mais interessantes para o seu negócio e da otimização do valor a ser investido.


Outra grande vantagem do Google Adwords para dentistas é que somente os cliques nos seus anúncios são cobrados. Ou seja, somente pessoas com interesse no seu serviço e que visitaram seu site são cobrados.


Facebook para dentistas


Da mesma forma que o Google, o Facebook que é uma rede social com grande penetração no Brasil tem uma ferramenta de propaganda com grande aplicação de marketing para dentistas.


É que dentro do Facebook você pode fazer anúncios direcionando tanto para sua Fan Page com o para seu site e ainda com vantagens adicionais sobre o Google Adwords, pois além da segmentação dos anúncios para visualização para pessoas de uma determinada região (Ex: Sãoo Paulo) é possível segmentar por várias categorias de interesses e comportamentos.


De fato, milhares de dentistas já usam o Facebook como uma das suas ferramentas de marketing odontológico. Mas é fundamental ressaltar que não basta fazer um anúncio da sua clínica odontológica do Facebook e mandar o potencial visitante para um site ou fan page que não tem uma continuidade da conversa para mover o visitante para o próximo passo que é faze-lo ligar para sua clínica agendando uma consulta ou via um formulário de agendamento online.


Enfim, de todas as formas o Facebook para dentistas é uma ferramenta excelente para gerar tráfego e captação de pacientes na odontologia.


Instagram para dentistas


O Instagram tem se tornado cada dia mais a rede preferencial dos brasileiros. Dado o seu caráter visual ela caiu no gosto dos brasileiros.


Sabendo disso milhares de clínicas odontológicas já incorporam o Instagram como uma ferramenta de marketing digital para dentistas.


Mas, analogamente o Facebook, o Instagram pode ser usado como uma ferramenta de posicionamento da marca da sua clínica na internet, de relacionamento com seus pacientes e como mais uma peça da sua engrenagem de marketing odontológico com a finalidade de captação de novos pacientes


SEO para dentistas


Quando o site da sua clínica odontológica é criado ele precisa de um tempo para ser encontrado, indexado e bem posicionado nas buscas orgânicas ou naturais do Google para termos e expressões do seu segmento.


Para ajudar a melhorar o posicionamento do seu site existe um conjunto e regras e técnicas de programação denominadas genericamente de SEO (Search Engine Optimization) que sua agência de marketing odontológico aplica continuamente ao seu site para que ele permanentemente melhore seu posicionamento nas buscas do Google.


E por que é importante investir em melhorar o posicionamento do seu site nas buscas do Google?


Todos sabemos que quanto mais à frente nas pesquisas do Google mais possibilidades de contatos de potenciais pacientes, mais agendamentos e mais vendas.


Então, dentro das estratégias de marketing digital para dentistas, apostar em SEO é fundamental como estratégia de marketing odontológico.


Como pedir indicações e maximizar o boca a boca a favor da sua clínica odontológica




Nos sabemos que a melhor forma de marketing odontológico é uma indicação de um paciente satisfeito com seu trabalho.


Porém, um paciente só vai indicar seu trabalho se ele estiver encantado com seu serviço.


O primeiro passo, portanto, dentro de uma estratégia orquestrada de marketing odontológico para turbinar o boca a boca a favor da sua clínica odontológica é medir o grau de satisfação dos seus pacientes.


Siga o script:


01 – Ao final de cada tratamento envie por SMS ou WhatsApp uma simples pergunta ao seu paciente: De 0 a 10 qual o seu grau de satisfação com o nosso serviço?


02 – Para todo paciente que informar 9 ou 10 (encantados) solicite via uma mensagem simples que ele indique uma ou duas pessoas do seu relacionamento para os quais você possa dedicar o mesmo nível de excelência que dedicou a ele.


Essa simples ação de marketing odontológico muito usada por franquias de odontologia pode representar até 30% do seu faturamento mensal!


Conclusão


O mundo mudou, as expectativas dos pacientes mudaram e novas demandas entraram em ação.


Nesse mundo competitivo ganha o profissional que investe em marketing odontológico para sua clínica.


Muito mais do que simples publicidade e propaganda odontológica o marketing na odontologia tem a função de entender, atender e superar expectativas de pessoas.


Hoje vivemos a era da experiência. Ir ao dentista não é mais como antigamente. Com o avanço das tecnologias são oferecidos aos pacientes tratamentos de reabilitação oral e procedimentos estéticos que permitem os dentistas explorarem o desejo, algo inimaginável até pouco tempo atrás na odontologia.


Não devemos esquecer que a odontologia assim como a medicina e outros serviços são uma demanda negativa.


As pessoas, em geral, não levantam com vontade de ir até o dentista. Portanto, é papel do marketing odontológico entre outras coisas:


  • Educar o paciente

  • Informar

  • Conscientizar

  • Criar a necessidade e o desejo

  • Persuadiar

  • Converter


O profissional de odontologia moderno deve investir em marketing na odontologia e pensar nele como mais uma ferramenta que dever fazer parte do seu dia a dia, assim como as técnicas que usa para aplicar o bom desempenho do seu serviço técnico.


Isso não significa que o dentista deva se tornar um profissional especializado em marketing odontológico, mas termos como marketing digital para dentistas, definição de publico alvo, segmentação de mercado e ferramentas de propaganda odontológica como Facebook, Google e canais offline estarão cada dia mais presentes no cotidiano do cirurgião-dentista.


Se você percebeu a importância do marketing na odontologia e percebe que precisa de ajuda de uma empresa especializada em marketing na odontologia. Entre em contato conosco. A Senior Marketing tem quase 20 anos de mercado ajudando centenas de dentistas a investirem em gestão e marketing odontológico com resultados concretos.


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