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Marketing digital para dentistas de resultados para atrair mais pacientes



Marketing digital para dentistas

Toda clínica precisa de pacientes. Essa afirmação parece muito obvia as vezes, deixa no ar uma pergunta: Como captar pacientes para uma clínica odontológica? Como atrair pacientes para consultório odontológico?


Ou seja, apesar de todo mundo saber o que tem quer ser feito, a bem da verdade, poucas pessoas sabem como fazer para captar pacientes na odontologia.

Para ajudar você nessa fase difícil que nosso país atravessa, vamos discutir hoje uma estratégia prática para atrair pacientes como marketing digital para dentistas.


Mas não se trata do que você ouve todos os dias sobre marketing digital. Não se trata de gestão de redes sociais ou de colocar um anúncios aqui e outro acolá no Google.


Nós da Senior Marketing só acreditamos em um tipo de marketing digital para dentistas: O marketing de resultados. Aquele realizado com técnica, vivência prática de 24 anos, sem empirismo, com metodologia, centenas de casos para comprovar a eficiência, e principalmente, que coloque pacientes no seu consultório. O resto é papo furado.


Nesse momento você deve estar pensando: Isso tudo deve custar muito dinheiro, certo? Bem, todo investimento deve ser sempre proporcional ao retorno previsto.


E de que tipo de retorno estamos falando aqui? Esse tipo de estratégia se aplica a clínicas e redes de clínicas, ou mesmo para consultórios de profissionais que trabalham com ticket médio alto.


Implantodontistas, Invisalign Doctors, profissionais que trabalham com procedimentos estéticos orofaciais direcionados para o público classe A/B, grandes reabilitações orais, etc.

Se o ticket médio do seu tratamento for de R$ 200,00, provavelmente essa estratégia de captação não seja adequada para o seu negócio. Mas, para profissionais que trabalham com ticket médio de R$ 1.500,00 para cima essa estratégia é sim muito vantajosa.


Essa estratégia de captação de pacientes utilizando marketing digital para dentistas se apoia em 3 pilares:


  1. Ferramentas

  2. Processo

  3. Investimento


Vamos detalhar cada um desses pilares dessa estratégia de captação de pacientes utilizando marketing digital para dentistas. Acompanhe conosco.


Ferramentas


Para que a estratégia de captação de pacientes seja implementada vamos precisar ds seguintes ferramentas de apoio:


Landing Pages


São páginas web, ou mini-site sites que são formatadas para oferecer um serviço específico da sua clínica odontológica, como um tratamento de implantes dentários ou procedimentos estéticos com toxina botulínica, por exemplo.


As landing page devem ser construídas segundo critérios específicos que despertem a atenção, o desejo e movam o potencial visitante a inserir seus dados no formulário presente na página para receber mais informações, agendar uma avaliação ou receber algum material complementar.


Autoresponders


Autoresponders são ferramentas que disparam e-mails automaticamente de acordo com a ação de um visitante em uma landing page.


Portanto, ao preencher uma landing page manifestando o interesse em um tratamento de implantes dentários, por exemplo, o assinante recebe mais informações por email, como um formulário de qualificação, ou um vídeo detalhado sobre a sequência do tratamento.


Artes para divulgação


Serão necessário a criação de artes para divulgação dos tratamentos oferecidos (implantes, orto, etc.) na clínica. Serão utilizados para isso canais digitais como as redes sociais e o próprio Google.


Vídeos e outros conteúdos


Vai ser preciso investir na criação de vídeos, e-books e na formatação dos e-mails (copy) que serão disparados para os potenciais pacientes.



Processo


Claro que esse conjunto de materiais separadamente não fazem muito sentido. O que dará efetividade ou não a todo esse mecanismo é o processo de trabalho, ou como gostar de chamar, o processo de captação de pacientes.


O processo basicamente envolve:


A - Criar campanhas de links patrocinados no Google direcionando os visitantes para a landing pages específicas de cada tratamento;

B - Impulsionar anúncios para públicos bem segmentados de acordo com o perfil de paciente de cada tipo de tratamento nas redes sociais (Facebook e Instagram), direciando para a landing pages específicas;

C - Acionar os autoresponders de qualificação automaticamente disparando e-mails minuciosamente preparados para conversão para os visitantes que manisfestarem interesse em cada tratamento;

D - Gerar um interação entre o responsável pela venda na sua clínica, que pode ser uma secretária bem treinada, mas idealmente será uma pessoa com perfil de vendas, diretamente com aqueles potenciais leads (pessoas que deixaram seus dados) e foram bem qualificadas como potenciais pacientes para agendamento das avaliações.


Esse processo listado acima, numa sequência linear, raramente é executado de forma tão simples.


Perceba que são necessários alguns passos a frente e atrás até encontrarmos o ponto ótimo entre os anúncios certos, a copy ou texto utilizado nas landing pages, a segmentação das campanhas e principalmente, o treinamento adequado da equipe que fará a conversão.


Muita gente nesse momento pode estar pensado: "Ok, eu mesmo posso fazer isso. Ou contrato uma agência baratinha e direciona o trabalho." Se você acredita que é tão fácil assim, boa sorte!!


Na nossa experiência de 24 anos no mercado de saúde, o diferencial está em saber fazer a arte certa, para a pessoa certa, colocando essa imagem na frente da pessoa no momento certo, desperta o desejo dela com uma copy matadora e treinar uma pessoa para que quando ela pegue o telefone e ligue para o prospecto fale as palavras certas para a conversão do visitante em paciente.


Quanto vale isso para você? Quantos milhares de reais (ou milhões) sua clinica faturaria com uma fórmula dessas implementada e rodando?


3 - Investimentos


Como você pode avaliar esse tipo de estratégia de captação de pacientes utilizando marketing digital para dentistas que realmente funciona exige uma série de investimentos.


São necessários investimentos em mídia (Google Ads, Facebook Ads, etc.), desenvolvimento de landing pages, conteúdo, copy de e-mails, autoresponders e principalmente, inteligência comercial para captação de pacientes.


O ponto aqui é? Qual o retorno desse tipo de investimento? A verdade nua e crua é que costuma ser alto.


Uma clínica com faturamento estimado de R$ 250.000,00 por mês investirá em média cerca de R$ 12.000,00 a R$ 25.000,00 (Entre 5% a 10%) em ações de captação de pacientes com marketing digital para dentistas de resultados.


Perceba que o investimento em marketing é linear enquanto o retorno é geometrico após determinado ponto. Claro, toda ação de marketing é um custo até o momento em que ele se paga e começa a dar retorno, ponto onde a passar a ser um investimento


Pela nossa experiência e vivência em clínicas odontológicas que já executam essa estratégia de marketing digital de resultados para captação de pacientes (temos clientes com faturamento entre 150 mil a 2 milhões / mês), os investimentos nesse tipo de estratégia de captação são geralmente muito apreciados, por vários motivos:


  • São fáceis de medir os resultados

  • Atingem pacientes que já estão buscando por um tipo específico de tratamento

  • O custo de aquisição de pacientes é muito mais baixo do que outras mídias (jornal, revista, TV, outdoor, etc).

  • Facilidade de mudar a mensagem promocional

Esse é o marketing digital para dentistas que funciona de verdade. O único que realmente traz pacientes pagantes para sua cadeira.


Ele pode ser realizado por qualquer clínica odontológica? Provavelmente não. É preciso investimentos, maturidade empresarial e orientação de uma empresa de marketing para dentistas que realmente seja focada em resultados.


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Marketing digital para dentistas de resultados

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