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Marketing digital para consultórios

Marketing digital para consultórios

Os profissionais de saúde buscam alternativas aos planos de saúde e convênios médicos e odontológicos que espremem as margens de lucros dos profissionais e os obrigam a trabalhar cada vez mais para ganhar cada vez menos.


Nesse cenário descrito acima perdem o paciente e o profissional de saúde. Pois, o serviço de saúde é uma classe muito especial de serviço onde o relacionamento entre prestador de serviços e o paciente é muito especial.


Como produzir um relacionamento de qualidade se o médico ou dentista tem que atender 20, 30 pacientes por dia?


Visando resgatar a medicina e a odontologia de alto nível muitos profissionais tem buscado alternativas para captação de pacientes que não sejam aqueles gerados pelos planos e convênios de saúde e odontológicos.


Nos últimos 10 a 15 anos, os profissionais de saúde ganharam um importante aliado: o marketing digital.


De fato, com um relativo baixo investimento, se comparado as mídias tradicionais, médicos e dentistas podem investir em marketing digital para clínicas médicas e consultórios e obter um retorno considerável.


A importância do marketing digital para consultórios e clínicas médicas e odontológicas

O número de profissionais de odontologia no Brasil (2019) passa de 350.00 e o de medicina (2019) de 420.000 profissionais.


Esse número cresce exponencialmente ano a ano, e o pior, com alta concentração nas grandes cidades brasileiras.


É muito difícil hoje em dia uma profissional de saúde manter sua agenda cheia e com pacientes lucrativos baseado somente nas indicações e na recorrência dos seus próprios pacientes.


É necessário investir em estratégias e táticas de marketing digital para consultório que satisfaçam 3 objetivos básicos:


01 - Dê visibilidade ao profissional, seu consultório ou clínica para os pacientes certos, ou seja, aqueles que podem ser melhor atendidos pela proposta de trabalho da sua clínica ou consultório.


02 - Atrair e gerar um fluxo constante de novas avaliações e consultas.


03 - Ter um número adequado de pacientes em tratamento de acordo com sua especialidade e seus objetivos e metas de faturamento e lucratividade.


Veja, as estratégias de marketing digital para médicos e as estratégias de marketing digital para dentistas não devem ser um fim em si mesmas.


Na verdade, todo o plano de marketing digital para seu consultório deve partir das suas metas e objetivos.


Algumas perguntas não podem ficar sem respostas antes de qualquer investimento em marketing digital para consultórios ou clínicas:


  • Qual o perfil do seu público-alvo?

  • Qual o faturamento bruto esperado mês a mês nos próximos 24 meses?

  • Quais os serviços dentre os oferecidos na sua clínica ou consultório serão priorizados?

  • Quais as melhores estratégias de marketing serão necessárias para atingir suas metas, seja de faturamento, seja de captação?

  • Qual o investimento de dinheiro e tempo será necessário para atingir essas metas?


Todas essas perguntas vão direcionar as ações de marketing digital para consultório mais adequadas caso a caso.


Não acredite que exista uma receita de bolo única e universal que funcione para todos os médicos ou dentistas.


É preciso analisar cada caso individualmente, assim como você profissional de saúde examina cada paciente de forma única e propõe o tratamento mais adequado.


Existem, claro algumas boas práticas que de forma geral, devem ser aplicadas na sua clínica ou consultório e que contribuem de fato em uma estratégia de marketing digital para consultório, tais como?


01 - Ter um site institucional


Um site onde fique claro quem você é, qual sua missão, sua proposta de trabalho, o que você faz, para quem faz e como faz.


02 - Investir na divulgação em redes sociais


Dificilmente algum profissional de saúde hoje em dia pode desprezar o poder e o alcance das redes sociais.


Entretanto, a grande maioria dos profissionais de saúde que utilizam as redes sociais como ferramenta de marketing digital para médicos ou marketing digital para dentistas usam as redes sociais de forma errada.


Eles não tem uma estratégia, apenas postam informações grátis. Com maior ou menor qualidade, com maior ou menor relevância, mas é apenas informação gratuita. Não existe um plano por trás dessas ações.


As redes sociais são uma poderosa ferramenta de marketing digital para dentistas e médicos mas precisam ser usadas dentro de uma estratégia de marketing. Sozinhas, elas não fazem muito efeito.


03 - Divulgação no Google


Usar o Google para médicos, ou o Google para dentistas é uma poderosa forma de rapidamente colocar o nome do seu consultório ou clínica na frente das pessoas que estão procurando um serviço como o seu.


Mas, tem um problema ai. Esta cada vez mais caro e difícil aparecer bem colocaro no Google já que existe muita concorrência.


Portanto, novamente é preciso ter uma estratégia de marketing digital para consultório que contemple o Google como mais um ferramenta dentro de um conjunto de boas práticas e que avalie quais as melhores palavras-chave do seu ramo de negócio que tem um bom custo x benefício para atrair os melhores pacientes.


04 - Assessoria de Imprensa


Talvez você não saiba mas a grande maioria dos órgãos de imprensa (jornais, revistas, televisão, etc.) diminuirão drasticamente suas equipes de produção jornalística.


Isso abriu espaço para que boa parte da pauta dos telejornais, dos editoriais de jornais e revistas seja produzido por material gerado por assessoria de imprensa.


Um assessor de imprensa faz a ponte entre os setores da imprensa e pessoas e empresas que desejam ter divulgação na mídia.


Temos diversos casos de profissionais de saúde que investiram em assessoria de imprensa e hoje se tornaram para os pacientes, uma referência em seus setores de atuação.


O trabalho de assessoria de imprensa não é entretanto uma panaceia e nem deve ser buscado por quem não tem tempo para disponibilizar para imprensa e muito menos por quem deseja resultados imediatos.


Entretanto, para aqueles profissionais que buscam atingir uma certa camada da população que é menos sensível a propaganda, geralmente o público mais bem informado e de alta renda, a assessoria de imprensa é um excelente estratégia associada ao marketing digital para consultório, complementando este.


05 - Programas de fidelidade


Uma das melhores formas de aumentar o faturamento e o lucro do seu consultório é vendendo mais para quem já é seu cliente.


Pacientes satisfeitos voltam e geralmente trazem novos pacientes com o perfil dele para o seu consultório.


Antes da era digital um paciente satisfeito falava bem de você para 5 ou 6 pessoas do seu círculo de relacionamento mais próximo.


Com o marketing digital é possível tornar o seu cliente um verdadeiro canal de marketing do seu consultório disponibilizando para eles vários canais onde ele pode manifestar sua satisfação, seja em redes sociais, no seu próprio site ou no Google.


Ter uma estratégia de marketing digital para consultório completa envolve fazer seus pacientes mais felizes tornaram-se seus propagandistas mais ativos.


Para fazer isso é preciso manter e melhorar sempre um excelente nível de serviço e dar voz ao seu cliente para que utilizando os canais digitais ele fale não mais para 5 ou 6 pessoas próximas mas para toda a sua rede de contatos e também que essa satisfação fique visível na internet para todo mundo ver.


Você pode ainda criar um programa de fidelidade na sua clínica premiando os seus melhores pacientes com descontos, brindes e ainda incentivando-o a trazer novos pacientes gerando uma relação ganha-ganha entre seu consultório e eles.

Poderíamos falar de várias outras estratégias e táticas de captação de pacientes utilizando o marketing digital para consultórios, mas vamos parar por aqui para que esse artigo não fique muito longo.


Se você quer atrair mais pacientes, melhor o faturamento e a rentabilidade do seu consultório ou clínica e precisa de ajuda, entre em contato conosco.


Somos especialistas em marketing digital para consultórios. Montamos estratégias de marketing médico e marketing odontológico de resultados.


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