• Admin

Marketing digital para clínica odontológica

Atualizado: Mar 2

Marketing digital para clínicas odontológicas


É inegável, a nossa sociedade tornou-se digital. Desde consultar o saldo no internet banking até procurar por um hotel para passar as férias com a família, todo mundo, em algum momento está realizando uma ação no mundo digital.


E isso não é diferente com a odontologia. O marketing digital para odontologia é uma realidade e tem tomado cada dia mais corpo, mais força e obtendo uma adesão em massa por clínicas odontológicas de todos os portes.


Mas, se o marketing digital na odontologia é uma realidade, por outro lado, não significa que ele seja uma garantia de sucesso na atração de pacientes para sua clínica odontológica.


É será que existe um forma correta de fazer marketing digital para clínica odontológica? É exatamente como fazer da forma correta o marketing digital para sua clínica odontológica que nós vamos explicar nesse artigo. Acompanhe!


Marketing digital para clínica odontológica - Desconstruindo alguns mitos


Em primeiro lugar temos que explicar que esse tal "marketing digital" não existe!


É preciso quebrar de uma vez por todas alguns mitos ou no mínimo alguns mal entendidos sobre conceitos básicos de marketing.


Marketing é uma função organizacional que visa entender, atender e superar expectativas de grupos específicos de consumidores.


Essa definição de marketing é a que utilizamos aqui na Senior, mas ela deriva das grandes escolas de pensamento e literatura mundial de marketing.


Digital, vem a ser o canal utilizado para a comunicação, parte do marketing, mas não a sua totalidade.


É que o mercado de uma forma geral cunhou esse termo "marketing digital" para descrever as ações de comunicação que utilizam os canais digitais (redes sociais, sites, blogs, etc.) para divulgar, comunicar, atrair e persuadir clientes.


Mas não se engane! Não existe marketing digital. O que existe é marketing é pronto. A ciência de entender e atender expectativas de clientes de uma forma lucrativa para sua clínica.


Como fazer marketing digital para clínica odontológica


Agora que você já sabe que não existe marketing digital, mas sim marketing, pode perceber que os princípios que norteiam a aplicação do marketing digital na sua clínica odontológica são aqueles que são baseados no bom e velho marketing.


Apenas para manter o jargão que o mercado cunhou e que se tornou um certo padrão vamos continuar a partir daqui falando sobre marketing digital na odontologia, mas entenda que estamos falando de marketing na odontologia


Para fazer marketing digital para clínica odontológica que funcione de verdade, ou seja, que dê visibilidade para sua clínica, que atraia os pacientes com o perfil correto da sua clínica e que faça com que eles entrem em contato e agendem uma avaliação é preciso:


01 - Definir com precisão quem são as personas que compõem o seu público-alvo. Ou seja, estabelecer, com clareza quais são as características do seu cliente ideal. Itens como idade, sexo, renda, onde moram, porque compram, com que frequência compram, que itens valorizam, o que não valorizam, qual o seu poder de compra, como gostam de pagar (à vista, parcelado, etc.), se eles estão ativamente buscando por um serviço de odontologia ou não, qual o serviço estão buscando mais, etc.


02 - Personalizar sua oferta, ou seja, para cada perfil de persona identificado, criar uma oferta de serviço, ou mix de marketing (serviço, preço, condições de pagamento, diferenciais, etc.) que atraiam e despertem o interesse dele. Veja, uma pessoa que busca sua clínica porque esta com dor tem motivadores e provavelmente estará disposto a desembolsar determinado valor financeiro totalmente diferente daquela pessoa que busca seu serviço para uma reabilitação oral completa. Adequar a sua oferta a cada tipo de perfil de persona é parte fundamenta da estratégia de marketing para clínica odontológica.


03 - Divulgar a clínica utilizando os canais digitais mais adequados ao perfil do paciente (persona) e sua oferta. No marketing digital, as ferramentas de comunicação são aquelas online, como redes sociais, por exemplo. Descobrir qual a rede social utilizar, qual o tom da comunicação, quanto investir e com qual periodicidade publicar sua propaganda depende diretamente do perfil da persona e da sua oferta. Então, para ficar em um exemplo claro, se você quer divulgar serviços de implantes dentários e seu público é formado por homens acima de 55 anos com renda média de R$ 20.000,00 talvez o Facebook não seja o melhor canal, já que esse não é o perfil dominante das pessoas que acessam essa rede.



Conclusão


Se você quer fazer marketing digital para clínica odontológica precisa entender que muito antes de pensar nas ferramentas digitais (site, blog, Youtube, Facebook, Instagram, etc.), precisa pensar em que é seu público, personalizar a sua oferta e ter uma estratégia de marketing digital para captação de pacientes.


Existe muito ruído a respeito de marketing digital para odontologia, mas você deve ser cético a respeito do assunto quando receber uma proposta ou ler algo a respeito em que o foco são apenas as ferramentas (Facebook, Instagram, Google, etc.).


O grande foco do marketing continua sendo uma estratégia de marketing bem elaborada. Nenhuma ferramenta digital garante resultados satisfatórios sem uma estratégia de marketing odontológico bem definida.


Se você quer saber mais sobre marketing digital para clínicas odontológicas e como captar mais pacientes utilizando ferramentas digitais entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas.


Senior Marketing

Marketing para clínicas odontológicas

atendimento@seniormarketing.com.br

(11) 3254-7451