• Admin

Marketing digital para clínica médica

Atualizado: Mar 2


Marketing digital para clínicas médicas

A internet trouxe um mundo novo repleto de oportunidades e também desafios para a classe médica.


O comportamento do paciente mudou radicalmente a partir do momento que ele passa a ter acesso a um conjunto enorme de informações, muitas vezes equivocadas, é verdade, porém disponíveis como nunca antes na história da humanidade.


Aliado a esse acesso à informação, o crescente número de novos formandos entrando todos os anos no mercado trouxe um nível de competição para o mercado de saúde que os profissionais de medicina não estavam acostumados.


Para captar novos pacientes e manterem seus consultórios e clínicas com agendas cheias foi preciso se reinventarem.


Conceitos como marketing e negociação até então alienígenas ao universo da medicina passaram a ser temas recorrentes entre os profissionais de medicina.


Nesse contexto surge o chamado marketing digital para medicina. Trata-se da utilização dos canais de comunicação online para difundir, atrair e convencer pacientes para a oferta de serviço de uma determinada clínica ou consultório médico.


O marketing digital para médicos tem crescido a taxas de 2 dígitos nos últimos 5 anos e apesar de alguns profissionais mais "tradicionais" ainda torcerem o nariz para esse tipo de ação, a verdade é que essa é uma realidade que veio para ficar.


Marketing digital para médicos


Para aqueles profissionais de medicina que já se convenceram sobre a importância do marketing na medicina a questão passa a ser como o marketing médico pode ajudar esses profissionais e suas clínicas a captar mais pacientes, a divulgar a sua marca e se tornarem referência e preferência na mente de determinados pacientes no seu segmento de atuação.


A questão passa por entender que o marketing médico, digital ou não, envolve a definição correta do chamado 3 M's do Marketing, a saber:


(M)ercado = Envolve a segmentação do mercado alvo da clínica. Segmentar por especialidade (cardiologia, neurologia, etc.) é muito vago. É preciso segmentar o mercado em um nível mais baixo de detalhes com critérios como comportamento social, motivações, faixa etária, renda e localização geográfica entre outros.


(M)ensagem = Trata-se do posicionamento que a clínica adota perante o mercado definido no passo anterior. É a imagem projetada pela clínica pela qual ela deseja se tornar conhecida no seu segmento de atuação. Um ou mais atributos devem ser destacados como por exemplo: tecnologia, formação do corpo clínico, pioneirismo, experiência, localização, atendimento, prazos, etc.


(M)ídia = Somente após a definição do mercado alvo e do posicionamento da clínica é que devem ser pensados em quais canais de mídia serão usados para captar pacientes para a clínica. O perfil do seu paciente alvo influencia diretamente onde captar esse paciente. Existe uma infinidade de meios de captação de pacientes, indo desde o Google, passando pelas redes sociais e pelo marketing de conteúdo.


Marketing digital para médicos - O que esperar de resultados?


Muitos profissionais de medicina acreditam que basta criar um site, investir em redes sociais e que vão lotar suas agendas. Isso raramente acontece se outros aspectos do marketing não forem considerados em conjunto.


Esses aspectos envolvem uma correta compreensão das necessidades do seu mercado. Por exemplo: pacientes de cardiologia que tem mais de 70 anos e que sejam da chamada Classe C, tem além da necessidade de fazer seus tratamentos relacionados ao coração, a necessidade de fazer esses tratamentos dentro de certas condições de pagamento e acesso bem específicas.


Além disso, o marketing médico considera também aspectos da entrega e da experiência do serviço. A forma com a consulta é realizada, a apresentação da clínica e o treinamento da equipe de atendimento e apoio influenciam positivamente ou negativamente na satisfação das necessidades dos pacientes.


Concluindo


O marketing digital para medicina se compõe de duas fases bem distintas: A primeira envolve entender e atender as necessidades dos pacientes. Já a segunda está totalmente ligada a comunicação dos benefícios que uma clínica médica oferece.


Se você pensa em atrair mais pacientes para sua clínica médica e está considerando investir em marketing digital, mas ainda está confuso sobre como marketing digital na medicina pode ajudar sua clínica a atrair mais pacientes, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing médico.


Senior Marketing

Marketing na medicina

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br