• Admin

Guia descomplicado para montar uma campanha promocional para sua clínica odontológica



Uma campanha promocional deve envolver toda a parte de comunicação da sua clínica com o seu mercado, excluindo-se claro a parte de vendas pessoal.


Nesse sentido, uma campanha promocional nada mais é que um conjunto de ações e passos que promovam um ou mais dos seguintes objetivos:


  • Divulgação da clínica para torna-lá conhecida do público alvo;

  • Promoção de um serviço específico, como por exemplo a ortodontia;

  • Relações públicas;

  • Etc.


Abaixo, baseado em nossa experiência com consultoria de marketing para dentistas aplicada em centenas de clientes em todo o país, sugerimos um roteiro descomplicado de criação de uma campanha de marketing para uma clínica odontológica:


Objetivos promocionais


Comece especificando os objetivos que pretende obter com a campanha que vai lançar. Os objetivos devem ser bem específicos, como por exemplo: alcançar 30 novos clientes de ortodontia com o lançamento da campanha.


Descrição do público alvo


Novamente, usando o exemplo da ortodontia, se a campanha tem a pretensão de obter 30 novos pacientes de ortodontia, deve-se definir precisamente quais são as características demográficas e sociais do público que vai ser alvo da campanha.


No caso de uma campanha de ortodontia, um exemplo hipotético, seria definir "homens e mulheres entre 15 e 25 anos, estudantes do ensino médio e universitário, que não trabalham, de classe média alta, consomem bastante conteúdo eletrônico acessando-os via seus dispositivos móveis como smartphones e tablets, que buscam na ortodontia a melhora da sua auto-estima".


Tema para a campanha


Se aplicável, definir um slogan para a campanha, sempre alinhado ao perfil do público alvo, despertando nesse o interesse pelo serviço prestado.


Composto de mídia


Aqui são definidas as partes principais da campanha, escolhendo os canais que serão pagos e aqueles que são gratuitos.


Devem ser definidas as principais mídias que tem mais chance de levar a mensagem promocional da campanha ao público alvo de destino.


No caso do exemplo acima, pacientes jovens que acessam conteúdo digital via dispositivos móveis, é evidente que redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube devem ser consideradas como meios de divulgação.


Entretanto, caso o público alvo fosse formado por executivos de 50 anos de idade ou mais, provavelmente mídias offline como revistas e jornais direcionados ao público de negócios teriam um efeito mais positivo.


Cronograma


Aqui é onde cada item da campanha, cada peça a ser produzida, cada trabalho deve ter um responsável definido, uma data de início e término.


Orçamento


A campanha terá um custo e esse custo deve estar desmembrado nos diversos itens que vão ser gerados, desde a compra de espaço em mídia (jornais, revistas, Google, Facebook, etc) até o salário de funcionários alocados e custos de consultorias e agências.


É muito importante que o planejador da campanha tenha claro qual a mensagem deseja passar e projetar na mente dos potenciais clientes.


Um erro na escolha entre os objetivos da campanha, público alvo e orçamento pode comprometer todo o trabalho.


Na dúvida sempre conte com uma empresa de marketing odontológico para assessora-ló e ajuda-ló no lançamento da sua campanha de marketing odontológico.


Sênior Marketing

Marketing para dentistas