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Dicas para diminuir a inadimplência dos pacientes em tempos de pandemia

Como diminuir a inadimplência dos pacientes em tempos de coronavírus

É fato que a economia brasileira e mundial já estão sentindo e vão sentir muito mais os efeitos causados pela pandemia do coronavírus.


A pandemia fez com que vários serviços e empresas fossem paralisados, numa tentativa de diminuir a disseminação do contágio do vírus.


Independente da sua opinião sobre se as medidas adotadas pelo governo estão corretas ou não, é fato que vai haver uma redução geral do fluxo de capital circulante nos próximos meses.


Se a economia não vinha bem, com grande massa de desempregados, pelo menos havia uma expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto entre 2% a 2,5%.


Agora, as expectativas oficiais falam em crescimento 0%, ainda que fontes de mercado apostem em uma recessão.


Acontece que você como proprietário de uma clínica não pode ficar esperando somente medidas cíclicas e macroeconômicas vindas de qualquer esfera do governo que seja (federal, estadual, municipal).


Mais do que nunca, esse será o momento em que os verdadeiros empresários vão sobreviver e aqueles que estão no negócio (odontologia, medicina, etc.) sem preparo vão desaparecer de vez.


Um dos primeiros efeitos que todo mundo vai sentir será na sua carteira atual de clientes.


Muitos pacientes irão interromper seus tratamentos, outros irão continuar o tratamento, porém manterão uma rotina incerta de pagamentos e existirão aqueles que simplesmente vão desaparecer.


Como os investimentos do seu caixa atual serão afetados, investimentos em marketing para captação de novos pacientes provavelmente serão prejudicados, tornando a gestão da sua carteira de clientes ainda mais importante nesse momento delicado.


Para ajuda-ló a diminuir a inadimplência dos seus pacientes atuais e tentar conter o impacto da crise do coronavírus no caixa da sua clínica, especialmente nos próximos 3 meses, aplique as dicas a seguir:



01 - Tenha uma régua de cobrança bem calibrada


A régua de cobrança estabelece uma sequência de atividades relacionadas a comunicação, gerenciamento, cobrança e recuperação de crédito perdido com seus pacientes.


Não precisa ser nada complexo, mas é necessário ter um script bem elaborado. Existem ferramentas automatizadas que implementam réguas de cobrança, inclusive mandando notificações por email, SMS e WhatsApp para pacientes, mas mais importante que ferramentas são os processos.


Nesse momento você precisa levantar a lista de todos os pacientes em tratamento, suas parcelas a receber, datas de vencimento e partir para uma antecipação.


Se você tem somente uma secretária e ela com certeza estará bastante ociosa nesse momento, coloque-a para ligar para cada paciente e fazer reagendamentos para daqui 15 dias em sequência, sempre tentando manter o fluxo de pagamento previsto, com a garantia da realização do serviço.


Automatize ou coloque em uma agenda, um fluxo de envio de mensagens que pode ser pode e-mail, por Whatsapp com as datas de lembretes de cobranças das parcelas a receber dos seus pacientes em 15, 7 e no dia do vencimento da fatura.


Antecipação é a melhor forma de se precaver contra a queda brusca de receita.


02 - Como fazer para clínicas que só recebem quando o paciente vai à clínica?


Bem, nós já escrevemos muita coisa a respeito de como é errado vender tratamentos odontológicos, médicos ou qualquer outro tipo de serviço como sessões de trabalho e não como soluções e pacotes de serviços.


Quem vende por exemplo serviços de ortodontia e recebe mensalmente na clínica quando o paciente vai fazer sua manutenção mensal tende a ficar muito exposto a flutuações de caixa, especialmente em momentos de crise que afetam a economia.


Nossa sugestão é que você nunca faça isso. Sempre venda o serviço, por exemplo, ortodontia, como um pacote de serviço e ofereça formas de pagamento ao paciente que gere um compromisso financeiro entre o paciente e sua clínica.


Você pode fazer isso vendendo por cartão de crédito, boletos bancários (carnê) ou procurando um agente financeiro independente que financie os tratamentos diretamente para os seus pacientes.


Claro que todas as modalidades de crédito acima tem um custo para sua clínica. Mas, pergunte-se: Qual o custo maior? Pagar taxas por transações que você vai receber, ou perder clientes por inadimplência? A conta é com você e a resposta varia de caso a caso.


Bem, mas e se você já tem uma carteira enorme de clientes que só pagam quando são atendidos e eles estão cancelando os serviços por medo da situação atual?


A única resposta possível é partir para um "corpo a corpo" e negociar com cada um deles. Primeiro informando que essa crise é passageira e que isso vai passar. Segundo, ressaltando a importância de manter o tratamento.


Tudo vai depender da sua capacidade de negociação e do nível de conhecimento que você tem dos seus pacientes.


Manter um contato estreito com os pacientes nesse momento gravando vídeos e mostrando que sua clínica esta acompanhando a situação, que está preparada para lidar de forma segura com o Covid-19 são alternativas que vão ajudar a minimizar o impacto da inadimplência na sua clínica.


03 - Crie formas alternativas de entregar o serviço


Não sabemos ainda por quanto tempo vamos ficar em uma situação de anormalidade.


Talvez, esse seja o momento de mudar a forma de enxergar o seu modelo de negócios.


Você vai ter que olhar para o seu modelo de negócios e talvez repensar a forma com entrega os seus serviços.


É um consultório odontológico? Já pensou em fazer atendimentos em domicilio? Existem equipos portáteis que permitem fazer boa parte dos procedimentos realizados em consultório.


Sua empresa fornece treinamentos para outros profissionais? Quem sabe não é a hora de adotar o sistema de ensino á distância?


Conclusão


Não é um momento trivial da nossa história recente. Precisamos, como seres humanos, mas também como profissionais e empresários repensarmos nossos paradigmas e olharmos para outras formas de continuar fazendo o que sempre faziamos.


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