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Coronavírus: 5 ações que sua clínica precisa fazer para sobreviver a pandemia


5 ações que sua clínica precisa fazer para sobreviver a pandemia

A seguir nossa equipe de especialistas em gestão e marketing para saúde lista as 5 ações que sua clínica precisa fazer para sobreviver a pandemia.


São ações que proprietários de clínicas e consultórios devem tomar relacionadas a mitigação de riscos, proteção dos seus funcionários e suporte aos seus pacientes durante a pandemia de Covid-19.


A pandemia de coronavírus tem se espalhado rapidamente por todo o planeta, com novos casos surgindo em todos as cidades a cada dia. A medida que a pandemia avança muitos proprietários de clínicas e serviços de saúde ficam na incerteza sobre quais ações tomarem em relação a gestão financeira, serviço ao cliente e atitudes perante a equipe.


Abaixo listamos os principais pontos que sua clínica deve focar a atenção para passar da melhor forma por essa fase de crise:


01 - Rever despesas não estratégicas


Toda empresa tem despesas que não contribuem para a geração de receitas. Muitas vezes elas entram para o custo fixo da clínica em momentos de bonança e acabam ficando por ali não fazendo muita diferença quando o dinheiro esta fluindo.


Mas essas despesas não estratégicas devem ser cortadas imediatamente em momentos de crise.


São exemplos de despesas não estratégicas: funcionários administrativos, publicidade que não atrai clientes, espaço não produtivo, etc.


Procure as suas despesas não estratégias e corte-as agora.


02 - Auxílio do governo


O governo federal lançou uma série de medidas de auxílio ao pequeno empresário durante a pandemia.


É fundamental que o pequeno empresário avalie a sua situação de caixa projetado, ou seja, qual o seu fluxo financeiro (contas a pagar e receber) nos próximos 12 meses e defina com clareza se vai ter fôlego financeiro para suportar uma baixa nas vendas dos seus serviços.


Linhas de crédito com valores de juros subsidiados estão sendo disponibilizados por bancos estatais como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.


Você pode saber mais informações sobre todos os pacotes e medidas de auxílio ao pequeno empresário nesse link


Além disso, existem agências de fomento estaduais como o Desenvolve SP em São Paulo e o BDMG em Minas Gerais, para ficar em dois exemplos que abriram linhas emergenciais de crédito para pequenas empresas.


Sem dúvida alguma essas são possibilidades de obter crédito de forma muito mais barata que com os bancos privados.


Entretanto, a demanda por esses créditos esta alta e a chance de conseguir o empréstimo rápido é baixa.


Porém, lembre-se de que a crise terá efeitos pós quarentena que devem se prolongar, portanto, corra atrás agora.


Importante: Não estamos incentivando ninguém a tomar empréstimos, apenas alertando para as melhores opções nesse momento (Abril de 2020) caso fique claro após sua análise financeira que você precisará de buscar capital no mercado financeiro.


03 - Cuidado com os pacientes


Tome todas as medidas possíveis para proteger seus pacientes. Nesse momento (Abril de 2020) as clínicas odontológicas e médicas tem permissão para continuar trabalhando, porém é preciso faze-lo da forma mais segura para seus pacientes.


O balizador das medidas de segurança não deve ser um colega, ou guru da internet. As medidas a serem adotadas devem ser aquelas orientações que vem do Ministério da Saúde e dos conselhos de classe, que são as fontes mais confiáveis para serem seguidas.


Um palavra sobre a questão de proteção: Todo o aparato que o profissional de saúde vai ter que utilizar para se proteger e proteger seus pacientes tem um custo. E alto. Luvas, máscaras e Álcool gel, por exemplo, tem um custo elevado nesse momento de alta demanda.


Quando o assunto são custos não existem milagres. Ou eles são absorvidos pela sua clínica ou são repassados para os clientes.


Como nesse momento a perda de pacientes tem sido grande, dificilmente existirá espaço para repasse desses custos para o seu paciente.


Assumir esse custo vai demandar mais capital de giro. Portanto, volte ao item anterior e analise as opções sugeridas.


04 - Comunicação transparente com os pacientes


De todos os custos que uma clínica tem, os custos de marketing costumam ser os primeiros a serem cortados.


Esse é um erro que vai custar caro para aqueles que travaram e não estão fazendo comunicação com seus atuais e potenciais pacientes.


É fato que deve haver um corte e um redirecionamento da mensagem e do alvo das ações de marketing da sua clínica nesse momento, mas nunca, nunca mesmo um corte.


No mundo todo (temos clientes em 12 países) mesmo aqueles com o maior impacto do coronavírus, clínicas com gestão profissional continuam fazendo esforços de comunicação e marketing com o mercado.


Por que eles continuam investindo? A resposta é muito simples, porém precisa de entendimento. É que 95% das pessoas que são impactadas por uma mensagem de marketing da sua clínica hoje, só vão se tornar seu cliente na média daqui há 6 meses.


O que vai acontecer se você congelar suas ações de marketing e comunicação no mercado por 2, 3 ou mais meses de duração dessa "quarentena"?


Simplesmente você estará aumentando o rombo do seu caixa, pois os pacientes não vão voltar ao consumo de imediato.


Enfim, parar a comunicação não é um ponto a ser discutido. Discutir a mensagem, o canal, o investimento e a frequência, entretanto, é o que deve ser feito.


05 - Renegociação ombro a ombro


Você não poder querer, nesse momento, aplicar uma política homogênea para uma situação adversa.


O momento é de revisão de todo o seu modelo de negócios. Isso envolve o preço dos serviços, as formas de pagamento, o tamanho da sua estrutura física e do nível de serviços oferecidos, a composição do seu portfólio de serviços, as pessoas que fazem parte da sua equipe, etc.


Enfim, se você tem uma carteira de pacientes, antecipe-se e ofereça você condições melhores e mais facilitadas.


Isso vai impactar seu caixa? Sim, provavelmente. Mas o maior impacto é ter uma quantidade enorme de pacientes desistindo dos seus tratamentos e não conseguir novos clientes que os substituam em curto espaço de tempo.


As melhores ferramentas de gestão para manter sua carteira de clientes (e seu faturamento) no momento são: crédito, parcelamento, isenção, prorrogação e negociação individual com cada paciente.


Não espere o dia do pagamento ou da consulta marcada com o paciente para descobrir que vai ter um problema de caixa. Aja com antecipação.


Conclusão


A crise de coronavírus é seria, impactante e provavelmente com efeitos posteriores duradouros.


Nesse artigo nos listamos 5 ações que sua clínica deve fazer para sobreviver a pandemia.


Se você precisa de ajuda entre em contato e vamos ajudar sua clínica da melhor forma possível.


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