• Admin

Consultoria para dentistas

Atualizado: Mar 2

Consultor de Dentistas

Ser o líder de um consultório odontológico ou clínica odontológica atualmente exige diversas competências, algumas delas, fora do campo de conhecimento do profissional de saúde.


Para ser bem sucedido na área de odontologia atualmente é necessário além de uma excelente capacidade técnica, conhecimentos em gestão, marketing, vendas e empreendedorismo.


É um desafio enorme ter que atender bem seus pacientes, continuar estudando e se aperfeiçoando permanentemente e ainda ter tempo para pensar nas estratégias de marketing para o crescimento do seu negócio.


Nesse momento, surge a figura do consultor de dentistas que é um profissional com conhecimentos específicos em gestão e marketing para clínicas odontológicas.


O consultor de dentistas é geralmente um profissional de nível sênior, com formação acadêmica de ponta e muita vivência prática no dia a dia de clínicas odontológicas.


Ele não é um dentista, mas tem uma visão gerencial do negócio de odontologia, o que permite que ele tenha uma distância saudável das questões operacionais que muitas vezes "puxam" os dentistas para dentro dos problemas que fatalmente ocorrem no dia a dia operacional das suas clínicas impedindo-os de ver uma saída.


O que faz um consultor de dentistas?


O consultor de dentistas é o profissional que munido do conhecimento técnico em técnicas de gestão e marketing vai até a sua clínica odontológica, identifica, diagnóstica e prescreve a melhor abordagem para solucionar os problemas que sua clínica está enfrentando.


Esses problemas podem ser de toda ordem, como a baixa captação de pacientes, o excesso de trabalho e a baixa lucratividade, dificuldades para gerenciar a equipe de trabalho (ASB, dentistas, secretárias, etc.) a questões mais abrangentes assim como escolher o melhor ponto comercial para a abertura de uma nova clínica ou mesmo a montagem de um plano de negócios para a expansão da rede.


O consultor de dentistas é enfim um solucionador de problemas. Ele utiliza para tal propósito diversas ferramentas de gestão administrativa como técnicas de entrevistas estruturadas, diagramas, flow charts, análises de causa e efeito, ciclos PDCA, matriz BCG, análise de fluxo de caixa projetado, estudo de lucratividade x rentabilidade da clínica, definição de Buyers Personas para elaboração de estratégias de marketing e montagem de mídia plan para estratégias de captação de pacientes utilizando o melhor marketing mix para cada clínica.


O bom consultor de dentistas é, enfim, um profissional multifacetado que busca a solução dos problemas de cada clínica de forma personalizada.


Quando contratar um consultor de dentistas?


Você não deveria contratar um consultor de dentistas pensando em solucionar problemas que são operacionais e que poderiam (deveriam) ser resolvidos por um gerente.


Se sua clínica cresceu demais, por exemplo, e você se sente perdido em relação as finanças, a organização dos processos internos, se suas estratégias de marketing são empíricas e os dados dispersos e desorganizados, esse é um bom momento para a contratação de um consultor de dentistas.


O consultor de dentistas vai utilizar metodologias de trabalho e conhecimento para dar ordem ao caos. Ele vai buscar organizar, treinar, informatizar e repassar para sua clínica métodos de trabalho que irão ajudar você a ter mais previsibilidade nas suas ações de marketing, na gestão da rotina do dia a dia e na organização financeira.


Como escolher um consultor de dentistas?


O principal critério para a escolha de um consultor de dentistas é avaliar a sua capacidade de solução de problemas semelhantes ao que você está passando.


Se sua clínica é pequena, com poucas cadeiras não adianta contratar um consultor acostumado a atender somente grandes redes de franquias de odontologia.


Da mesma forma, é preciso verificar quantos clientes esse consultor de dentistas já atendeu, qual o tipo e porte dos clientes atendidos, qual sua formação profissional, quantos "anos" ele tem de estrada.


Um grande diferencial de um consultor de dentistas é a sua versatilidade. Ou seja, consultores de dentistas que já atenderam desde pequenos consultórios até grandes clínicas tem um repertório maior de informações para repassar para os seus clientes.


Consultoria para dentistas vale a pena?


A resposta sincera é: depende. Depende da sua necessidade, das suas expectativas e do seu comprometimento.


Veja, nenhum consultor de dentistas, por mais experiente, vivido e calejado que seja, tem a solução para todos os problemas.

Existem clínicas odontológicas que infelizmente buscam a ajuda de um consultor de dentistas tarde demais.


Elas já estão operando no modelo errado há muito tempo, estão sem dinheiro para investimento, sem clientes e seus proprietários estão desanimados.


Não existe milagre em consultoria para odontologia. O que existe são técnicas, metodologias e processos.


Um bom processo de consultoria para dentistas segue um passo a passo que geralmente se inicia com um diagnóstico da situação atual da clínica, passando pela montagem de um plano personalizado de solução de problemas até chegar a execução propriamente dita das ações e providências para cobrir o gap entre o estado atual (problema) e o novo estado desejado (objetivos e metas).


Todas essas fases podem variar de uma clínica para outra e exigem investimentos. Assim como um tratamento odontológico sempre varia de acordo com o nível e complexidade do caso de cada paciente, com uma consultoria para dentistas não é diferente.


Conclusão


Um consultor de dentistas é um profissional com formação profissional e vivência prática no dia a dia de gestão de clínicas odontológicas que pode e deve ser acionado quando você como gestor da sua clínica precisa de ajuda para resolver algum problema específico.


O consultor de dentistas não é um funcionário (gerente) que vai atuar em seu nome na solução do problemas, mas vai direciona-lo e tutoria-lo na execução das melhores práticas baseado em sua experiência.


Por isso, é fundamental escolher um consultor de dentistas vivido, que tenha experiência prática com administração, marketing e finanças de clínicas odontológicas.


Consultor de dentistas não faz mágica e muitas vezes uma clínica com diversos defeitos estruturais em seu modelo possa estar realmente condenada a morte. Um bom consultor de dentistas deveria dizer sempre a verdade e não o que o cliente deseja ouvir.


Se você achou essas informações relevantes, compartilhe com um colega dentista que pode estar precisando de ajuda.


Aqui na Senior Marketing trabalhamos com consultoria para dentistas há mais de 23 anos. Já atendemos mais de 500 clínicas e consultórios de todos os portes em todo o Brasil e mais 12 países.


Se você precisa de ajudar para organizar sua clínica, se precisa de orientação para fazer sua clínica crescer e ter lucro, entre em contato e converse com um consultor de dentistas da Senior Marketing!


Senior Marketing

Consultor de Dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br