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Como uma ferramenta de geomarketing ajuda na escolha do ponto comercial da sua clínica

Atualizado: Mar 2

Como escolher o ponto comercial da sua clínica

A escolha de um ponto comercial é uma etapa decisiva para o sucesso de uma futura clínica médica ou odontológica.


Em conjunto com a segmentação de mercado e posicionamento da sua marca, a escolha do ponto constitui parte essencial do planejamento de todo novo empreendimento.


A escolha do ponto comercial da clínica é sempre um dilema para os empreendedores.


Afinal, é melhor investir em uma região que está em crescimento e desenvolvimento ou apostar em uma área com comércio já consolidado na cidade?


Se a aposta for em uma região em crescimento o empresário poderá investir um valor menor com custos de alocação mas precisará aguardar o potencial da região maturar, necessitando de maior capital de longo prazo para sustentar as vendas que ainda não se consolidarão no curto prazo.


Já se a decisão for pela escolha de um ponto comercial em uma região já consolidada do mercado as chances de lidar com concorrentes já estabelecidos aumenta bastante, além dos custos de alocação serem mais altos.


Essa decisão com certeza afetará as margens de lucro da futura clínica.


Para ajudar na decisão de onde montar a sua clínica odontológica surgem as ferramentas de geomarketing, que utilizadas sobre a análise de um observador experiente do mercado de saúde pode minimizar bastante as chances de uma decisão equivocada na escolha do ponto comercial.


Uma ferramenta de geomarketing trabalha com mapas geográficos das cidades brasileiras e dados econômicos, sociais e financeiros sobre ele.


Com uma ferramenta de geomarketing é possível avaliar com alto grau de precisão o perfil das pessoas que moram e trabalham em determinada região.


Além disso, é possível com o auxílio de uma ferramenta de geomarketing avalia a quantidade e a proximidade dos concorrentes em determinada região.


A seguir, conheça algumas vantagens de utilizar o geomarketing como auxílio na escolha do ponto comercial da sua clínica odontológica ou médica:


01 - Demonstrar o entorno


Permite demonstrar a formação da população residente e flutuante de determinada região, como uma rua, bairro, região ou cidade.


Imagine se você pudesse ANTES de alugar um imóvel em uma determinada região saber que tipo de residências existem ali, a quantidade de pessoa de determinada faixa etária e o poder aquisitivo delas?


Com a ferramenta de geomarketing da Senior Marketing todas essas informações está disponíveis.


02 - Mostrar o comércio e o fluxo de pessoas em uma região


Com certeza, o número de pessoas em uma determinada região, o fluxo de veículos e o poder de consumo são determinantes para o sucesso de um negócio de saúde.


Com as análises disponíveis em uma ferramenta de geomarketing é possível separar um bairro, ou uma região (Ex: Tatuapé em São Paulo ou zona sul do Rio de Janeiro) e obter informações sobre o tipo de empresas que existe na região, a quantidade de pessoas que trabalham por ali, o tipo de comércio (shoppings, escolas, universidades, farmácias, etc.) que formam o entorno.


A ferramenta de geomarketing demonstra claramente o volume médio mensal de pessoas que moram e trabalham gerando fluxo constante em uma determinada região possibilitando ao analista avaliar se o volume é adequado para a instalação de uma clínica médica ou odontológica na região.


03 - Fazer captação de pacientes mais assertivamente


A partir das análises do perfil das pessoas que moram e trabalham na região (Classes A, B, C...), do tipo de comércio (lojas, prestadores de serviços, indústrias, escolas, etc) e da faixa etária (crianças, jovens, adultos, idosos, etc.) é possível definir quais as melhores estratégias de captação de pacientes aplicar e quais os meios de comunicação utilizar que serão mais efetivos na região maiximizando o impacto das suas campanhas de marketing e diminuindo o desperdício com verba de publicidade.


Conclusão


Abrir uma clínica médica e odontológica de sucesso é fruto de uma série de decisões acertadas.


Uma das principais decisões a esse respeito é a escolha do ponto comercial da clínica.


Até pouco tempo atrás a escolha do ponto era feita de forma empírica e amadora. Hoje, não mais.


A Senior Marketing detêm o know-how e as ferramentas para ajudar você empreendedor do ramo de saúde que deseja abrir uma clínica e maximizar suas chances de sucesso.


Entre em contato e fale com um consultor!


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