• Admin

Como promover consultório dentário

Atualizado: Mar 2


Como fazer promoção do seu consultório dentário

O mercado de odontologia evolui a passos rápidos, tanto no que tange as evoluções tecnologias, técnicas, mas também, no aspecto de concorrência de mercado e das exigências dos pacientes.


Fazer publicidade e propaganda do seu consultório odontológico deixou de ser uma questão de "se" para uma questão de "como".


É praticamente impossível pensar em abrir um consultório odontológico atualmente e não investir em propaganda e publicidade.


Se você está lendo esse artigo com certeza já tem essa consciência da necessidade de promover seu consultório dentário.


Então sem mais delongas vamos para a parte prática!


Como promover consultório odontológico


Passo 01 - Separe uma verba para investimentos em propaganda do seu consultório


Quando vai divulgar seu consultório odontológico precisa ter em mente que terá que fazer investimentos.


Sem gastos em marketing, publicidade e propaganda as chances de retorno são muito baixas.


Isso acontece porque em qualquer local que você estiver atuando vão haver muitos profissionais, consultórios e clínicas odontológicas fazendo publicidade e propaganda.


Alguns como grandes redes de franquias de odontologia e clínicas populares investem dezenas de milhares de reais por mês em publicidade.


Não é que você precisa investir milhares de reais, na verdade, o volume de dinheiro investido não tem tanta relação com os resultados, mas é literalmente muito difícil conseguir resultados sem investimentos.


As pessoas confundem ferramentas gratuitas (Facebook, Instagram, etc.) com publicidade gratuita na odontologia.


Essas grandes empresas de mídia online oferecem uma plataforma digital gratuita, mas o alcance das suas postagens promocionais é extremamente limitado se não for investido algum dinheiro em impulsionamento (pago).


Mas quanto investir em publicidade e propaganda do seu consultório odontológico? A resposta correta seria o volume necessário para atingir as suas metas.


Mas, nós sabemos que muitas vezes os pequenos consultórios não tem um orçamento de marketing.


Nesses casos, tente reservar pelos menos 5% do seu faturamento bruto mensal para investimentos em publicidade e propaganda do seu consultório odontológico.


Mas isso ainda pode soar abstrato para muita gente, certo? Quanto em dinheiro eu devo investir em publicidade e propaganda do meu consultório por mês? Você está fazendo essa pergunta agora?


Legal, pense comigo: se você está localizado na Zona norte de São Paulo capital e tem mais de 500 consultórios e clínicas odontológicas competindo pelos mesmos pacientes em um raio de 5 km2 da sua clínica, o que chamamos de área de influência primária, R$ 1.000,00 em publicidade por mês é praticamente nada!!!


Nunca te falarão tão diretamente não é verdade? E veja, nós insistimos, marketing é para profissionais. Não acredite que uma agência de marketing para dentistas séria e competente vai ter cobrar R$ 1.000,00 por mês para fazer "o seu marketing". Isso é não fazer marketing é fazer picaretagem!!!


Não, existe toda uma indústria de cursinhos online, de dentistas "ensinando" dentistas, mas quer saber? Esse pessoal todo está mentindo para você. Dinheiro atrai dinheiro. O que é bom custa caro. Quer outros chavões que são antigos mas continuam atuais em termos de negócios?


Não se deixe enganar. Se você que REALMENTE atrair mais pacientes para seu consultório, vender os seus tratamentos, sejam eles implantes, tratamentos ortodônticos ou procedimentos de harmonização facial PRECISA ser sério a respeito de publicidade e propaganda do seu consultório.


Enfim, você deve começar com o melhor que puder e ir reinvestindo parte do dinheiro que receberá dos pacientes que vierem das suas campanhas de publicidade em mais publicidade criando as condições para que um ciclo virtuoso se crie e perpetue.


02 - Escolha o alvo certo


Se você é um pequeno consultório dentário no quinto andar de um prédio comercial não tente ser tudo para todo mundo.


É muito comum vermos consultórios com uma ou duas cadeiras tentarem abraçar todas as especialidades (Ortodontia, implantes, próteses, cirurgias, etc.) no mesmo local.


Mas, se você fizer as contas verá que provavelmente 80% do seu faturamento vem de 1 ou 2 desses procedimentos oferecidos.


Em publicidade, especialmente quando o seu orçamento é baixo, vale a máxima de "que é melhor ser um peixe grande em uma lagoa pequena do que tentar ser um peixe pequeno em uma lagoa grande".


Isso na prática quer dizer que você não vai conseguir concorrer com grandes redes de clínicas ou franquias mais bem estruturadas perto do seu consultório tentando bater de frente com eles em todo tipo de procedimento.


Escolha 1 ou 2 procedimentos e tente se posicionar com especialistas nesse tema. Todo mundo quer ser tratado pelo melhor profissional do segmento.


Se você passar uma imagem de genérico em um consultório minúsculo vai ter dificuldades para se posicionar e sua propaganda vai confundir a cabeça dos seus potenciais pacientes.


03 - Escolha os canais certos de divulgação


Pequenos consultórios odontológicos com baixo poder de investimento em publicidade e propaganda vão ter mais resultados investindo nas ferramentas digitais. Geralmente.


O chamado marketing digital para dentistas tem dado muitos resultados porque com valores relativamente baixos é possível alcançar uma grande audiência de forma bem segmentada.


Seja construindo um site e divulgando-o de forma paga no Google Adwords. Seja fazendo campanhas de captação nas redes sociais como Facebook e Instagram, as chances de aumentar a visibilidade do seu consultório e atrair muitos pacientes são muito boas.


Mas, não tente aqui ser o "dentista que entende internet". Geralmente não funciona. Para extrair o máximo do Instagram, do Faceboook ou do Google é preciso um conjunto completo de conhecimentos e uma equipe multidisciplinar.


Não gaste seu tempo fazendo você mesmo as postagens em redes sociais, gerenciando suas campanhas do Google ou publicando artigos no seu blog. Seu tempo deveria ser gasto com o que você pode fazer de melhor no seu pequeno consultório: atender e satisfazer seus pacientes ganhando dinheiro com isso.


Hoje em dia, existem dezenas de possibilidades de divulgar seu consultório odontológico. O que vai determinar qual ou quais os melhores canais de divulgação é quem são as pessoas que você quer atingir (público-alvo) e o orçamento disponível para investimento.


Sempre contar com uma agência de marketing para dentistas ou um freelancer especializado em marketing é fundamental para ter resultados concretos.


04 - Por quanto tempo investir?


Aqui gostaríamos de chamar a atenção para um ponto muito importante: o tempo para o retorno do investimento.


Depois de 23 anos atendendo dentistas na nossa consultoria de marketing para dentistas em todo o Brasil ficou claro uma percepção a respeito das expectativas desses profissionais.


Muitas vezes falta para o dentista uma percepção empresarial do seu consultório. A grande maioria tem uma visão imediatista da publicidade na odontologia.


Toda empresa, incluindo as franquias de odontologia estimam uma verba mensal, eterna para investimentos em publicidade e propaganda.


Assim como você vai ter que pagar todo mês o aluguel do seu imóvel, água, luz e telefone, também deve incluir uma linha mensal de gastos ou investimentos em publicidade e propaganda do seu consultório odontológico.


Dificilmente um consultório odontológico consegue ter retorno dos investimentos em publicidade e propaganda no curto prazo.


A visão da maioria é de curtíssimo prazo. Se em dois ou três meses não está retornando o esperado, simplesmente corta-se o investimento.


Esse é um erro clássico de quem não entende de gestão. Quando uma atividade como publicidade e propaganda não está funcionando, não deve ser cortado a priori. Ela precisa ser corrigida e não cortada.


Coloque na sua mente que os investimentos em publicidade e propaganda devem ser pensados em base mínima anual.


Separe no seu orçamento anual uma verba de pelo menos 5% do faturamento bruto, conforme descrevemos acima para investimento em publicidade e propaganda.


Tenha em mente, que você precisa de ajuda de profissionais de marketing odontológico para corrigir qualquer distorção.


Já vimos casos de consultórios odontológicos que já no primeiro mês conseguiram captar pacientes com ótimo perfil e retornaram o investimento com folga. Mas essa não é a regra.


E por que isso demora? Porque novamente, você não está sozinho no mercado, existem muitas ofertas como a sua (concorrentes), a economia pode estar mais ou menos aquecida em determinado momento, podem haver fatores sazonais, etc, etc.


Publicidade e propaganda do consultório odontológico são um processo contínuo. Se você não tem verba para investir nesse item vai ter dificuldades, por mais que tentem te iludir com vídeos motivacionais que pipocam pela internet a partir de "gurus de marketing" para dentistas que vendem uma ilusão.


Conclusão


Para promover seu consultório dentário, você precisa escolher o público-alvo das suas campanhas, ter um orçamento para publicidade e propaganda, escolher os canais de divulgação corretos e fazer da publicidade um processo contínuo na sua clínica.


Nós sabemos que existem muitas realidades diferentes no Brasil. Se você deseja captar mais pacientes para seu consultório odontológico, entendeu as premissas que nós discutimos nesse artigo e quer uma assessoria para fazer a promoção do seu consultório odontológico, entre em contato e converse com um consultor de marketing.


Senior Marketing

Publicidade na Odontologia

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br