• Admin

Como organizar sua clínica para que ela não dependa de você


Clínica empresa: Tenha um negócio e não um emprego.

Você gostaria de ter uma clínica que não depende-se do seu trabalho para sobreviver? O que pensa sobre ter uma renda vinda da sua clínica mesmo que não seja você atendendo? Imagine sair de férias e ainda assim continuar a ter lucro?


Se você é um dentista, um médico ou outro profissional de saúde e respondeu sim a uma ou mais das perguntas acima, então esse artigo é para você.


O modelo da clínica empresa


Milhares de profissionais de saúde lutam diariamente atendendo pacientes, cuidando das contas a pagar e a receber, buscando formas de atrair mais pacientes, entre outras dezenas de atividades diárias.


Estressante não? Sim muito. E com um agravante: Quando você para seu faturamento para também.


Comum entre dentistas, médicos e outros profissionais de saúde seus consultórios e clínicas tem grande dependência dos seus proprietários para funcionar e faturar.


Preste atenção: Se sua clínica depende em grande parte de você na operação para faturar e funcionar você não tem uma empresa, você tem um emprego.


Muitas vezes um bom emprego remunerado, mas sem escalabilidade, sem a independência que um negocio, uma empresa de verdade pode gerar.


Foi pensando nessa situação que desenvolvemos o modelo da clínica empresa.


O oposto da clínica emprego é a clínica empresa. Nesse modelo, você não é necessário na operação do dia a dia. E quando digo operação do dia a dia, me referi a por a mão na massa mesmo. Fazer consultas, cirurgias, procedimentos, atendimento ao cliente, cuidar do financeiro, repor o estoque de insumos, etc.


A clínica empresa é uma evolução do conceito de consultório próprio ou da clínica de especialidades baseada em colegas (médicos, dentistas) contratados que ganham comissionamento.


Uma clínica empresa tem algumas características:


  • Independência do dono para poder funcionar;

  • Faturamento vindo de terceiros com lucro;

  • Escalabilidade, ou seja, a capacidade de poder crescer sem aumento proporcional nos custos;

  • Padronização de processos;

  • Previsibilidade.


Não é simples construir uma clínica empresa, mas é o modelo de negócios do futuro para profissionais de odontologia e medicina que queiram se aposentar um dia e manterem seus empreendimentos de toda uma vida fortes, lucrativos e gerando receita passiva.


Como desenvolver uma clínica que não depende de você para funcionar no dia a dia


Uma clínica de sucesso tem alguns atributos fundamentais, ou pilares, que sustem o modelo de clínica empresa. São eles:


  • Processos

  • Pessoas

  • Tecnologia


Vamos falar de forma breve sobre cada tópico. Para se aprofundar no assunto e saber mais sobre como podemos ajudar você a desenvolver o modelo da clínica empresa, mande uma mensagem e fale com um de nossos especialistas em gestão de negócios para a área da saúde.


Processos da clinica


Processos são coleções de atividades que juntas contribuem para a entrega de algum serviço concreto dentro da sua clínica.


São exemplos de processos dentro de uma clínica:


  • Processos de marketing;

  • Processos de vendas;

  • Processos administrativos;

  • Processos clínicos;

  • Processos financeiros;

  • Processos de gestão de pessoal;

  • Processos jurídicos;

  • Etc.


Parte do segredo da clínica empresa que funciona independentemente do profissional estar focado e alocado no seu dia a dia é ter processos bem definidos, documentados e repetíveis.


Usando uma metodologia de modelagem de processos própria nós já ajudamos dezenas de empreendedores de clinicas médicas e odontológicas a mapear seus processos de trabalho operacionais, clínicos e financeiros.


O mapeamento e a otimização dos processos de uma clínica é fator primordial para a criação de uma clínica empresa de sucesso.


Pessoas


As pessoas, os colaboradores, os parceiros e os gerentes precisam estar em sintonia, tem que ser bem selecionados e preparados para a operação dos processos da clínica.


Veja bem, são pessoas que operam processos. Quando um situação de exceção acontece no dia a dia, são as pessoas que decidem qual a melhor alternativa tomar.


É fundamental para o sucesso de uma clínica empresa que as pessoas que trabalham nela sejam bem selecionadas no mercado de trabalho, que tenham o perfil adequado a sua proposta de serviço, que sejam treinadas e supervisionadas para a operação dos processos clínicos.


Pessoas e processos bem definidos, detalhados, bom treinamento são a base de uma clinica empresa forte e independente.


Tecnologia


Se os processos são a base e as pessoas são o centro, dentro de um modelo de clínica empresa a tecnologia é fio condutor que ligam as duas outras peças.


Sistemas de automação no marketing, controles financeiros informatizados, dashboards de resultados e a computação na nuvem tornam uma clínica empresa algo viável e possível.


A tecnologia não é um fim em si mesma, mas um meio para viabilizar a clínica empresa. Por exemplo, de nada adianta ter todo o controle do fluxo de caixa informatizado se não houver um direcionamento sobre o que está sendo feito.


Um resultado em vendas de R$ 200.000,00 em um mês em uma clínica odontológica é um bom resultado ou não? O que vai determinar isso são os critérios, as políticas da clinica, suas metas e análises de dados.


Não se engane: A tecnologia viabiliza, mas são os processos de trabalho executados por pessoas preparadas que tornam sua clinica altamente dependente de você em uma clínica empresa.


As vantagens de desenvolver uma clínica empresa


São inúmeras vantagens que uma clínica empresa traz sobre o modelo tradicional de clínicas de especialidades ou consultórios mistos, a saber:


  • Padronização

  • Previsibilidade financeira

  • Escalabilidade - A possibilidade de replicar o modelo em diversas unidades

  • Controle e gerenciamento

  • Aumento do faturamento, lucro e rentabilidade

  • A possibilidade de vender o negócio a qualquer momento

  • Independência de pessoas

  • Melhor nível de serviço prestado aos pacientes

  • Etc, etc, etc.


Se você ainda não está convencido das vantagens de uma clínica empresa sobre uma clínica operada nos moldes tradicionais mais um motivo para você repensar: Sua clínica não vai mais precisar de você.


Essa independência pode ser aplicada na sua qualidade de vida, na melhora dos seus relacionamentos, na sua renda familiar e no seu tempo livre, que pode ser usado para fazer o que você quiser, inclusive, trabalhar na sua clínica e fazer o que você mais gosta, sem pressão, sem urgência!!!


Se você quer saber mais sobre como podemos transformar sua clínica em uma empresa de verdade, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.


Senior Marketing

Desenvolvendo a clínica empresa

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br