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Como escolher o ponto comercial da sua clínica odontológica

Atualizado: Mar 2


Como escolher o ponto comercial para clinica odontológica

A Senior Marketing é referência no Brasil em gestão e marketing para clínicas odontológicas.

Nós já ajudamos a abrir mais de 100 clínicas odontológicas em 17 estados brasileiros nesses últimos 23 anos.


Se tem um assunto que nós entendemos é sobre abertura de clínicas odontológicas, por isso, resolvemos compartilhar um pouquinho dessa experiência com vocês leitores do nosso blog!


Como escolher o ponto comercial da sua clínica odontológica


Alguns clientes que estão buscando abrir uma clínica odontológica vem até nossos especialistas em gestão e marketing para odontologia com perguntas muito frequentes sobre a escolha do melhor local para abrirem suas clínicas:


  • É melhor imóvel de rua ou em edifício comercial?

  • Loja ou sobreloja?

  • Posso abrir uma clínica em um prédio comercial e compensar a falta de visibilidade com investimento em marketing?


Bem, com certeza se você está pensando em abrir uma clinica odontológica tem essas e várias outras dúvidas, certo?


Na verdade o primeiro requisito para escolher um imóvel e que é realmente definidor é encontrar um ponto comercial (de rua ou não) que tenha uma quantidade suficientemente alta de pessoas que tenham problemas que você pode resolver.


É isso! O foco passa de qual imóvel é mais adequado, para quantas pessoas em potencial existem em determinado mercado.


E para saber isso, é preciso usar uma ferramenta...


Geomarketing - a ferramenta que revela o melhor ponto comercial


Já pensou se você conseguisse saber quantas pessoas que existem entre 25 e 55 anos que ganham entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00 em um raio de 5 km2 de um determinado imóvel?


Pois é, você pode! É com a utilização de ferramentas chamadas de geomarketing que respostas para a pergunta acima se tornam possíveis.


Aqui na Senior Marketing nós utilizamos ferramentas de geomarketing para descobrir o melhor ponto comercial para um tipo específico de clínica odontológica.


Imagine que você quer abrir uma clínica focada em oferecer serviços de ortodontia. seu público-alvo são adolescentes de famílias da chamada classe C, cuja renda familiar fica em torno de R$ 5.000,00 e que sua clínica vai ser instalada na cidade de Belo Horizonte.


Como você definiria o melhor local para instalar essa clínica? No formato tradicional você pensaria em alguns bairros onde tradicionalmente moram famílias com essa faixa de renda, buscaria alguns endereços, visitaria alguns imóveis e talvez até assina-se um contrato, certo?


Pois é, mas pode acontecer que nessa região em específico as pessoas não demandem os serviços da sua clínica. Ou até mesmo que exista um excesso de oferta de outras clínicas e até que o índice de desemprego na região seja alto. Ou seja, você apostou suas fichas no imóvel errado!


Com uma ferramenta de geomarketing o caminho pode ser o inverso. Dada as características do seu público-alvo a escolha do imóvel passa a ser diretamente relacionada ao local onde existam mais pessoas com a necessidade que sua clínica resolve (no exemplo, ortodontia), mas que também tenham a capacidade financeira para pagar.


Enfim, com o uso de uma ferramenta de geomarketing e o conhecimento de marketing odontológico é possível descobrir informações do entorno de um imóvel tais como:


  • Quantidade de moradores total;

  • Quantidade de moradores por sexo;

  • Quantidade de moradores por faixa etária;

  • Quantidade de moradores por classe social;

  • Faixa de renda do chefe da família;

  • Total de empresas instaladas em uma região;

  • Gasto médio anual das pessoas que moram na região com despesas de saúde;

  • Nome, endereço e tempo de atividade dos principais concorrentes;

  • Renda média das pessoas que trabalham na região;

  • Fluxo de veículos na região por período;

  • Etc, etc, etc.


Indo além do geomarketing


Agora você já entendeu que o geomarketing subverte a ordem natural da escolha de um imóvel para instalação de uma clínica odontológica.


O foco sai do ponto disponível e "adequado" segundo critérios subjetivos para uma avaliação real do potencial econômico e de sucesso do local.


Pois bem, o geomarketing vai indicar se um local é adequado ou não para a instalação de uma clínica com determinado perfil.


Agora é a hora de escolher o imóvel correto, ou seja, aquele que vai ser mais aderente, atraente e performar melhor naquela região.


O estudo de geomarketing vai apontar o local e de acordo com o perfil comportamental da região em relação ao padrão de consumo da população local e flutuante é preciso avaliar se o imóvel atende as seguintes características:


Em locais de concentração comercial que são pontos de destino, ou seja, as pessoas vão ao local para realizar várias atividades (ir ao banco, correios, hospital, etc.) um imóvel de rua gerará visibilidade gratuita para o negócio dado o fluxo de transeuntes;


Em locais e via que são apenas de passagem, ou seja, as pessoas circulam na maioria das vezes por meio motorizado e estão em deslocamento para outras regiões, onde existe dificuldade de estacionamento, um imóvel de rua pode até ser prejudicial para o seu negócio, que pode ser preterido em virtude da localização;


Observar o sentido do trânsito, pois se o imóvel for de rua e sua sinalização externa estiver na contramão da direção ela será solenemente ignorada;


Um imóvel mais "baratinho" em uma rua lateral com baixa visibilidade não compensa, em geral, os custos da perda de clientes que um ponto comercial bem localizado pode proporcionar;


Se você já tem uma carteira de clientes consolidada um imóvel de rua é desnecessário, mas investimentos em marketing de fidelização de clientes são suficientes para girar o "estoque" de pacientes;


Se sua clínica é iniciante no mercado e não tem uma carteira de pacientes deveria priorizar a visibilidade que um imóvel de rua proporciona. Os americanos ficaram famosos por repetir que o sucesso de um negócio está sempre associado a "location, location, location".


Imóveis com mobiliário urbano ou natural (bancas de jornal, postes, árvores, etc.) que impedem a visibilidade de transeuntes devem ser descartados.


A concorrência nem sempre é prejudicial. Muitas vezes alocar sua clínica em um local com muitos concorrentes mas que é associado a população local com uma referência ou hub para serviços de saúde é uma vantagem competitiva. Nesse caso, seu marketing deve ser excepcional.


Imóveis próximos de locais de grande fluxo diário de pessoas (bancos, correios, lotéricas, hospitais, etc.) são em geral uma boa oportunidade;


Imóveis dentro de shopping centers tem sido cada dia mais utilizado para a instalação de clínicas odontológicas. Os próprios shoppings tem buscado esse tipo de parceria pois o conceito de shopping tem mudado de um "centro de compras" para um "centro de serviços".


Conclusão


Se você quer abrir uma nova clínica odontológica recomendamos enfaticamente que busque a ajuda de uma empresa especializada em abertura de clinicas odontológicas.


Hoje em dia, existem ferramentas e técnicas que ajudam os empreendedores a darem um tiro muito mais certeiro na escolha do ponto comercial para suas clínicas odontológicas.


Se você quer aumentar as chances de sucesso da sua clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão e marketing para odontologia!


Senior Marketing

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