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Como conseguir pacientes


Como conseguir pacientes

Você tem um consultório médico, odontológico, de fisioterapia ou de qualquer outro segmento de saúde precisa conseguir mais pacientes? Então, siga lendo esse artigo e entenda o passo a passo que você deve seguir para conseguir pacientes na sua clínica.


Os 3 passos fundamentais para conseguir pacientes:


01 - Segmentar o mercado

02 - Definir um marketing mix adequado ao público-alvo

03 - Buscar um diferencial competitivo


Vamos ver com um pouco mais de profundidade cada um dos passos acima sobre como conseguir pacientes para seu consultório ou clínica. Confira!


01 - Segmentar o mercado


Nenhum médico, dentista ou fisioterapeuta pode querer atender a todo mundo. Quem tenta ser tudo para todo mundo no seu segmento acaba por não ser referência para ninguém.


Pegue o exemplo de um cardiologista. Mesmo sendo um especialista de uma área bem segmentada da medicina, existem outros fatores que ele precisa levar em conta na hora de determinar o seu público-alvo como a idade dos seus pacientes, por exemplo. As estratégias para captar pacientes jovens são bem diferentes daquelas utilizadas para atrair pacientes mais velhos, por exemplo.


Então, o primeiro passo sobe como conseguir pacientes é determinar quem são eles. É preciso que você pense além da faixa etária, na renda familiar dessas pessoas, na localização geográfica onde estas pessoas moram ou trabalham e principalmente nos motivos, ou seja, no comportamento social dessas pessoas que fazem com quem elas busquem serviços especializados como o seu.


02 - Definir um marketing mix adequado ao público-alvo


Uma vez que você tenha definido para quem você quer prestar seus serviços é hora de criar um composto de marketing (marketing mix) que seja atraente e viável para essas pessoas.


De nada adianta identificar que seus pacientes são homens e mulheres, de 20 a 45 anos que trabalham em pequenas empresas da sua região e tem renda média de R$ 2.000,00 e montar um consultório luxuoso com um preço de consulta na faixa de R$ 300,00. Quantas dessas pessoas poderiam pagar pelo seu serviço?


O marketing mix, ou composto de marketing é o conjunto de elementos que compõem a sua oferta de serviço, envolvendo ai, além do serviço propriamente dito, o seu produto, ou seja, odontologia, medicina ou outro, também o ponto comercial, o preço dos serviços, as condições de pagamento, os canais de publicidade e propaganda, as pessoas que trabalham na sua clínica ou consultório e os processos operacionais, de atendimento e financeiros.


É esse conjunto de atributos quando bem alinhado que atrai bons pacientes e os torna fiéis.


Não se trata somente de divulgação, de visibilidade e de propaganda. Marketing e gestão para clínicas e consultórios que visa captar pacientes vai muito além disso.


Tem tudo a ver com a criação e divulgação de uma oferta que seja adequada a um perfil de público-alvo.


Público-alvo e oferta tem que estar tão bem alinhados que a consequência natural seja a atração de bons pacientes.


Quando você tem um bom serviço mas as condições do seu marketing mix (preço, condições de pagamento, promoção, pessoas, processos) estão desalinhados em algum ponto resultam em falhas no processo de captação.


03 - Buscar um diferencial competitivo


Em um mercado repleto de profissionais que aos olhos do pacientes parecem muito iguais é preciso criar um diferencial competitivo.


Mas aqui muitos profissionais de saúde cometem um erro muito comum. Eles tentam achar um diferencial competitivo olhando de "dentro para fora". Ou seja, eles buscam diferenciais que eles acreditam ser importantes desprezando a opinião de quem realmente interessa: o paciente.


Um diferencial competitivo só existe se um grupo de pessoas valoriza-ló e estiver disposto a pagar por ele.


Pensado por esse ponto de vista pode ser que muitas vezes aquele curso no exterior que você fez, o equipamento de última geração que sua clínica adquiriu ou a equipe de super especialistas que você montou podem não estar sendo percebidos como de alto valor diferenciado pelo seu paciente.


Lembre-se sempre, quem determina o valor de qualquer coisa na sua clínica é o seu paciente. Se ele não perceber valor no seu diferencial competitivo, e principalmente, não estiver disposto a pagar a mais por ele, então você não tem um diferencial competitivo.


Sendo assim, o melhor a fazer para desenvolver um diferencial competitivo sólido é perguntar aos seus atuais pacientes o que eles valorizam no seu trabalho, qual o motivo que fizeram com que eles escolhem-se sua clínica ou consultório e não seus concorrentes. Provavelmente estará logo ai no seu diferencial competitivo.


Conclusão


Para conseguir pacientes para seu consultório ou clínica não existe fórmula mágica ou bala de prata.


O que funciona para a clínica do seu colega não necessariamente funciona para você também.


É preciso fazer uma análise individual de cada caso e montar um plano de ações de marketing que vá atrair, converter e reter os melhores pacientes para o perfil do seu consultório ou clínica.


Se você precisa de ajuda para conseguir mais pacientes e se está tendo dificuldades para encontrar mais pacientes, entre em contato conosco e vamos conversar.


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