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Como conseguir pacientes


Você é um médico, dentista ou fisioterapeuta e está com dificuldades para conseguir pacientes?


Provavelmente você já viu dezenas de vídeos daquele famoso "guru" de marketing odontológico ou marketing médico que te passou sacadas e dicas matadoras para "lotar sua agenda" gastando pouco dinheiro, certo?


Mas, como você deve ter percebido as coisas não são tão fáceis assim, não é mesmo? Aqueles depoimentos de profissionais iguaizinhos a você que chegaram lá acabam por te frustrar, certo?


Não se preocupe, você não está sozinho. A maior parte do conteúdo que existe no mercado sobre captação de pacientes é focado em ações isoladas de publicidade e propaganda, geralmente direcionadas para a internet e elas quase nunca surtem o efeito que prometem.


É que para conseguir pacientes você precisa de uma estratégia mais completa. E é sobre isso, uma estratégia para captar pacientes que vamos falar nesse artigo. Acompanhe!


Definindo metas e objetivos


A principal falha que nos percebemos nos clientes que vem até nossa consultoria de marketing para profissionais de saúde é a falta de indicadores e metas.


Você precisa ter muito bem definidos os objetivos do trabalho de captação de pacientes, ANTES de começar qualquer ação de captação de pacientes.


  • Quantos pacientes você quer captar por mês?

  • Quais os tratamentos que você quer priorizar?

  • Que tipo de paciente você que conseguir?

  • Qual o ticket médio de cada paciente?

  • Qual a meta mensal de captação?


Essas são metas básicas e você precisa decidir o que você quer conseguir antes de fazer qualquer ação de captação de pacientes.


Tenha um orçamento estabelecido


Você não pode cair nessa conversa fiada que os "gurus" postam por ai de que com R$ 50,00 no Instagram sua clínica vai "bombar".


Não seja ingênuo. Casos esporádicos de captação de pacientes que fecham planos de tratamento de alto valor através de ações baratas em redes sociais podem acontecer, mas isso não é um processo comercial estabelecido. É mais fruto do acaso do que de um método comprovado.


Estabeleça uma verba mensal para investimento em ações de captação. Esse percentual deve estar de acordo com suas metas.


Não adianta nada querer captar o equivalente a R$ 20.000,00 em faturamento dentro de um mês e investir R$ 1.000,00 em ações de captação. Que tipo de investimento gera essa taxa de retorno??? Simplesmente não existe!


Se você não tem uma verba condizente com suas metas financeiras, a solução é baixar suas metas para estarem de acordo com suas possibilidades do momento e a partir dos resultados obtidos reinvestir parte dos ganhos em novas ações de captação.


Quais as melhores ações de captação de pacientes?


Sempre brincamos que as melhores ações de captação de pacientes são aquelas que funcionam!


Mas, falando sério, a ação de captação a ser usada está diretamente relacionada a 3 fatores:


- Quem é a pessoa que você quer captar (o público-alvo)

- Quanto dinheiro você tem para investir (orçamento)

- Urgência em obter resultados


Tem clínicas e consultórios cujo público-alvo são senhoras e senhores da terceira idade e que ainda se informam vendo televisão, que param na rua para pegar um panfleto, que gostam daquela consulta demorada e que estão mais focadas no relacionamento do que no tempo.


Para esse tipo de paciente você acredita mesmo que ações na internet funcionariam? Pode ter certeza de que não.


Da mesma forma, se o seu público e jovem e adulto jovem, as ferramentas da internet não podem ser desconsideradas, mas tem uma pegadinha ai...


Hoje em dia, praticamente todo dentista ou médico tem um site, uma página no Facebook e uma conta no Instagram. Eles publicam conteúdo e ainda fazem anúncios no Google.


Então, como se diferenciar no meio de todo esse ruído? A resposta: sendo diferente. Se você é um ortodontista e na sua região existem mais 15 ortodontistas e todos eles tem site, Instagram, Facebook e ainda fazem divulgação no Google, se você também fizer tudo isso, você acha que vai funcionar?


A resposta parece obvia, mas os profissionais de saúde continuam seguindo os "conselhos de gurus" da internet e se tornando meros "clones" da concorrência.


É preciso investir em diferenciação ANTES de partir para ações de captação de pacientes.


Muita gente ainda confunde o que é diferenciação. Acreditam que é ter mais diplomas, que é ter curso no exterior ou um equipamento que nenhum outro concorrente tem. Não é nada disso...


Diferenciação é ser valorizado em algum aspecto particular pelos clientes a tal ponto que eles estejam dispostos a pagar você por isso.


Qual aspecto em que você se destaca dos seus colegas? Esse aspecto é que deve ficar evidente no seu site, no seu Instagram, no seu Facebook, etc, etc.


Conclusão


Enfim, para conseguir mais pacientes você precisa:


  1. Definir metas;

  2. Ter um orçamento;

  3. Estabelecer as melhores ações de captação de acordo com o perfil do seu público, eu orçamento e suas metas e urgência.


Se você precisa de ajuda para montar e executar uma estratégia para conseguir pacientes para sua clínica entre em contato conosco e vamos conversar.


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