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Como atrair pacientes para consultório odontológico

Atualizado: Mar 2


Como atrair pacientes para consultório odontológico

O mercado de odontologia passa por várias transformações, uma de ordem técnica, com rápida evolução dos tratamentos e tecnologias disponíveis para que os cirurgiões-dentistas possam cada vez mais aperfeiçoar o nível do serviço entregue aos seus pacientes.


A outra grande mudança de paradigma foi a adesão em massa dos profissionais de odontologia a necessidade de adotar práticas de marketing para seus consultórios odontológicos.


Os pacientes estão mais informados, mais exigentes e principalmente, existe um excesso de oferta de profissionais de odontologia concentrados nos grandes centros urbanos brasileiros.


Para atrair mais pacientes os profissionais de saúde se conscientizaram de que precisam ter uma postura ativa na busca e captação de pacientes.


Mas como captar mais pacientes para seu consultório odontológico? Como atrair mais pacientes? Como se destacar em um mercado com alta concorrência?


Apesar de não existir uma fórmula mágica que se seguida vai garantir a captação de pacientes, existe sim, um roteiro de boas práticas de marketing para dentistas que quando seguido de forma consistente e persistente vai atrair um fluxo constante de pacientes para seu consultório.


Se o assunto de captação de pacientes te interesse, implemente as práticas sugeridas a seguir.


01 - Tenha um público bem definido


Não queira ser a clínica de todos. Quem tenta falar com todo mundo acaba não sendo ouvido por ninguém.


Preste atenção: se você quer atrair pacientes para sua clínica, precisa definir muito bem QUEM são esses pacientes.


Seu tempo é curto e sua verba de marketing é em geral pequena para gastar dinheiro atraindo pacientes que não tem adesão a sua proposta de trabalho e/ou que não tem condições financeiras para pagar pelos seus serviços.


Escolha um grupo de pessoas e foque seus esforços em ser o melhor profissional para esse grupo específico.


Você pode escolher o seu grupo de pacientes preferencial por diversas características:

  • Sexo;

  • Idade;

  • Renda;

  • Localização geográfica;

  • Momento de vida (solteiros, casados, viúvos, noivas, etc);

  • Orientação sexual (Ex: LGBT)

  • Comportamento de consumo (Ex: pessoas que praticam esportes, que tem vida social ativa, etc).


Esse processo de "escolher" as pessoas que você quer focar o atendimento é denominado no marketing de segmentação de mercado.


Quando você segmenta o mercado tem mais chances de atrair mais clientes. E você verá porque logo abaixo.


02 - Criando a oferta perfeita para atrair mais pacientes


Entenda que pessoas diferentes tem motivações, interesses, desejos e necessidades diferentes.


Isso se aplica também a odontologia. Suponha que seu consultório seja focado em atender grávidas.


Veja, as mulheres nessa fase da vida tem interesses muito semelhantes e se comportam de forma muito parecida.


De posse dessas informações você pode criar uma "experiência" no seu consultório que atenda os desejos dessas "futuras mamães".


Pode, por exemplo, criar um canal no Youtube e disponibilizar vídeos curtos esclarecendo sobre as principais dúvidas que as mães tem em relação a saúde bucal dos seus bebês.


Pode criar um ambiente calmo e relaxante no seu consultório com decoração sóbria e disponibilizar revistas com temas voltados a maternidade na sua recepção.


Você poderá ainda criar parcerias com pediatras e fazer palestras para futuras mamães sobre cuidados bucais do bebê.


Acredito que você já pegou a ideia. A importância de escolher um público é saber quais os desejos, os medos e as necessidades que movem esse público a comprar serviços e produtos.


A partir dai fica muito mais fácil atrair mais clientes para consultório odontológico. É que naturalmente as pessoas daquele grupo vão perceber que você é a melhor solução dentro do seu ramo de atuação para resolver os problemas delas.


O exemplo usado foi de uma odontopediatra, mas troque a especialidade (implantes, ortodontia, endodontia, etc.) e pense nos problemas, desejos, dores e sonhos que os seus pacientes buscam resolver e adapte todo o seu marketing (seu ponto, seus serviços, seu preço, sua comunicação, etc.) para falar com essas pessoas.


Se você acertar a mão, com certeza o resultado será um consultório com agenda cheia de bons pacientes.


03 - Comunique nos canais certos, no tempo certo e com a intensidade certa


Agora que você já sabe quem são as pessoas que tem mais interesse e capacidade financeira para pagar pelos seus serviços e além disso já pesquisou o que as motiva, está na hora de criar um plano de ações de publicidade e propaganda para seu consultório odontológico.


Para isso é importante observar alguns passos:


  • Tenha um verba destinada para publicidade e propaganda do seu consultório;

  • Selecione dois ou três canais que o seu público costuma acessar. Pode ser o Facebook, o Instagram ou o Google;

  • Crie anúncios que sejam individuais e relevantes. Ou seja, se você quer captar uma pessoa de harmonização facial, crie um anúncio somente para essa pessoa, com fotos, textos e chamada para ação direcionada a esse público-alvo. Não crie anúncios genéricos.

  • Tenha persistência. A captação de pacientes não acontece da noite para o dia. É preciso investir de forma constante, acompanhar os resultados, ver o que está dando certo e o que está dando errado, fazer correções e partir para a ação. Qualquer investimento em propaganda do seu consultório odontológico por menos de 3 meses não faz sentido nenhum;

  • Não esqueça dos seus pacientes atuais. Eles podem ser ótimas fontes de atração de novos pacientes. Tenha um bom material promocional da sua clínica e incentive os seus atuais pacientes a trazerem os amigos, parentes e conhecidos para uma avaliação no seu consultório. Demonstre sua gratidão dando algo em troca para o seu paciente que traz uma indicação que converte;

  • Ou seja, aqui na parte prática para atrair pacientes para consultório odontológico, acontecem as ações práticas que devem ser precedidas de um bom entendimento de quem é o paciente que você deseja captar e fundamentado nas razões que fazem um paciente escolher seu consultório e não a concorrência.


Dicas Bônus


Parece básico, porém muitos consultórios odontológicos ainda ficam devendo nos seguintes aspectos;


  • Sua secretária é seu cartão de visitas. Se ela for cortes, educada e souber lidar com gente vai facilitar sua vida. Mas, se ela não estiver "somente cumprindo tabela" seu consultório vai ter problemas. Treine, incentive, recicle sua secretária. E se não resolver, troque!

  • Todo mundo gosta de ser bem tratado. Eu, você e qualquer pessoa. Isso envolve, educação ao telefone, respeito aos horários, clareza nas explicações, ter feedback após a finalização de uma cirurgia ou tratamento. Encante as pessoas e elas voltarão. E trarão os amigos!

  • Ter um site bem feito, que funcione também e smartphones é básico e primordial. Você pode ter sua página no Facebook / Instagram, mas eles não seus espaços. Seu site é seu. Você deve ter o "seu pedaçinho" da internet. Coloque fotos bonitas do seu consultório lá, se possível publique vídeos de tempos em tempos e demonstre qual a sua proposta de trabalho de forma clara.


Conclusão


Para atrair pacientes para consultório odontológico é preciso pensar em QUAIS pacientes se deseja atrair.


Claro, que pessoas tem problemas, necessidades, dores e desejos. Descubra como você pode ajudar as pessoas a obterem o que elas querem e sua agenda vai lotar.


Se você gostou dessas informações, compartilhe com um amigo ou conhecido que pode precisar delas.


Caso queira uma consultoria para seu consultório odontológico, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em marketing para dentistas.


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