• Admin

Como atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico


Como atrair mais pacientes para minha clinica odontologica

Uma das maiores dificuldades dos profissionais de saúde está relacionado a captação de pacientes.


Diariamente recebemos consultas de dentistas de todo o Brasil atrás de respostas para a pergunta: "como atrair mais pacientes minha clínica ou consultório odontológico?"


Essa dúvida acomete profissionais de odontologia novatos e veteranos. Desde aqueles que trabalham sozinhos em pequenos consultórios como um única cadeira a grandes redes de clínicas e franquias odontológicas.


É fato que todos os profissionais de odontologia estão atrás de fórmulas para atrair mais pacientes para suas clínicas e consultórios odontológicos.


A verdade é que não existe fórmula, mas sim, metodologia de captação de pacientes.


O primeiro ponto que precisa ficar claro é que cada consultório, cada clínica é diferente, passa por um momento de vida diferente, tem uma capacidade diferente, tem expectativas e necessidades de caixa diferentes e portanto, precisa de estratégias de captação de pacientes diferentes.


Isso posto, podemos dizer que existem sim, algumas ações de captação de pacientes que se aplicadas corretamente tendem a atrair mais pacientes particulares para seu consultório ou clínica odontológica.


Então, se você quer diminuir a dependência de convênios odontológicos, se busca atrair mais pacientes para seu consultório odontológico, se está buscando formas de melhorar o perfil da sua clientela, fique conosco e veja as dicas que preparamos para você captar mais pacientes para seu consultório ou clínica odontológica!


01 - Selecione seu público-alvo


Você não pode mudar as pessoas, mas pode escolher para qual tipo de pessoa quer trabalhar.


Veja, toda empresa faz uma seleção de mercado escolhendo aqueles clientes que tem mais perfil para ficarem satisfeitos com o seu tipo de serviço ou produto.


Escolher os clientes ideais para o seu consultório ou clínica odontológica é o primeiro passo para atrair mais pacientes para seu consultório odontológico.


Você não pode simplesmente abrir as portas pela manhã e "aceitar" qualquer pessoa que chegar na sua clínica.


Quando você não faz uma segmentação de mercado acabando atraindo pessoas com necessidades, motivações, desejos e condições financeiras muito diferentes entre si.


Quando isso acontece boa parte dessas pessoas não verá valor no seu trabalho e outra parte delas, ainda que veja valor, não terá capacidade financeira para pagar por seus serviços.


Você provavelmente já passou por isso. Já aconteceu com você de examinar um paciente, detalhar e explicar o caso para ela e ao passar o preço do seu serviço essa pessoa dizer que "vai pensar" ou mesmo falar diretamente que "está muito caro".


Pois é, esses são sintomas clássicos de que você está atraindo as pessoas erradas para o seu consultório ou clínica.


Existem muitos "gurus" de marketing para dentistas "ensinando" como contornar objeções, como a sua secretária deve vender o "valor" do seu trabalho. Mas tudo isso está errado.


Você evita esse trabalho todo de convencimento de tentar convencer quem não vê valor no seu serviço ou que não pode pagar por ele, simplesmente, fazendo uma boa segmentação de mercado.


Então, o ponto número 01 para atrair mais pacientes para seu consultório ou clínica odontológica é segmentar o mercado.


02 - Dispare as mensagens corretas


Você já foi atraído por um anúncio em uma revista? Por um outdoor no meio da rua? Ou mesmo por uma mensagem na internet que apareceu na sua tela do celular?


Sabe por que isso acontece? É que todas essas empresas conheciam bem as necessidades e desejos de um público bem específico e criaram mensagens que tocavam exatamente nos pontos que fariam você se interessar.


É que todos nós temos uma atenção seletiva. O que isso significa? Hoje em dia somos bombardeados por milhares de informações todos os dias, seja online ou offline.


São propagandas, e-mails, mensagens acionando nossos 5 sentidos o tempo todo. Por isso, nosso cérebro descobriu um mecanismo de bloquear de forma inconsciente aquelas informações que não nos interessam.


Então, se você está pensando em comprar um carro de determinada marca passa a perceber e ver esse tipo de automóvel em todos os lugares: nas ruas, nos estacionamentos, seu vizinho tem um...


As empresas de publicidade sabem disso e fazem propagandas focadas em necessidades e desejos específicos.


Como isso pode servir para atrair mais pacientes para seu consultório odontológico? Simples, você precisa criar melhores mensagens publicitárias.


Se você trabalha com implantes dentários e sabe que a motivação do seus pacientes que compram esse serviço de você é mais estética do que função, precisa criar mensagens onde os aspectos associados a volta do sorriso, do prazer de comer os alimentos que ele não podia mais por falta dos dentes naturais estará de volta. Nada de falar de função aqui.


Um dos segredos para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica é adaptar a mensagem de marketing para tocar profundamente e repetidamente nas necessidades e desejos que levam as pessoas a comprar os serviços odontológicos oferecidos no seu consultório ou clínica.


Aqueles anúncios, postagens e sites com informações institucionais que explicam o que um um tipo específico de tratamento (implantes, ortodontia, harmonização facial, etc.) tem cada vez menos impacto já que não acionam os pontos de tensão das pessoas e não as fazem se mover para a ação de compra.


03 - Escolha os canais de comunicação adequados


A comunicação da sua clínica ou consultório odontológico precisa ser um dialogo e não um monólogo.


Hoje o que mais vemos é que os dentistas que investem em marketing geralmente confiam essa tarefa a agências de marketing digital para dentistas que tem pouco entendimento do negócio de odontologia e da psicologia humana associada ao consumo.


Veja, ninguém compra um tratamento de reabilitação oral de R$ 20.000,00 porque viu uma postagem no Instagram. Isso é uma ilusão.


O marketing não vende, ele cria a urgência da compra nas pessoas que já tem um desejo ou necessidade relacionado a odontologia.


Por isso é tão importante investir na segmentação de mercado, ou seja, escolher as pessoas certas com quem você falar, depois montar as mensagens corretas que acionam as necessidades dessas pessoas, para somente então buscar os canais de comunicação com essas pessoas.


E quais os melhores canais de captação de pacientes? A resposta direta é: Aqueles em que seus pacientes estão ativamente buscando informações.


A escolha do canal de captação depende diretamente do perfil das pessoas e das suas necessidades e desejos.


Veja, uma dona de casa moradora de Vitória de Santo Antão no interior de Pernambuco tem necessidades, desejos e capacidade financeira bem diferente de um executivo da Av. Faria Lima em São Paulo.


São essas diferenças que ditarão o melhor canal de comunicação e qual a linguagem a ser utilizada. Não existe receita de bolo.


Mas, hoje em dia, quase todo mundo acredita que o marketing digital para dentistas resolve todos os problemas. Não resolve.


As ferramentas digitais de comunicação tais como o Facebook, Instagram, Google, Youtube são poderosas aliadas dos dentistas para darem visibilidade para seus consultórios, gerar demanda e atrair pacientes, mas nem sempre são a solução, ou a única solução.


Existem cidades e situações onde outdoor, busdoor, taxidoor, panfletos e até venda pessoal são mais assertivas.


Tenha em mente isso: a midia depende diretamente das pessoas que você quer atrair para seu consultório odontológico.

Nunca aceite da sua agência de marketing digital para dentistas um pacote fechado. Muitas agências especializadas em marketing odontológico só entendem de marketing digital e por isso ficam limitadas a oferecem a seus clientes (dentistas) soluções que limitam seus resultados.


Fique atento! Existem muitas opções de ferramentas e estratégias para atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório odontológico.


Se você deseja saber mais detalhes ou precisa de uma consultoria para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica entre em contato e fale com um consultor de dentistas especializado em marketing para odontologia.


Senior Marketing

Marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br