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Como atrair clientes para clinica médica


Como atrair mais clientes para clínica médica

As clínicas médicas particulares estão passando por um momento de grande desafio dado o contexto em que estão inseridas.


O cenário econômico não é dos mais favoráveis (2019) com restrição de crédito, alto desemprego e consumo em baixa.


Por outro lado, existe um excesso de oferta de serviços médicos concentrados nos grandes centros causando uma competição pelos pacientes.


Ainda como agravante vemos os convênios médicos espremendo os ganhos dos profissionais de saúde com tabelas de serviços com valores aviltantes.


Diante de um quadro desalentador o gestor clínico se pergunta: como atrair clientes para sua clínica médica?


Nesse artigo vamos explorar de forma breve, porém objetiva, uma macro-estratégia para atrair clientes para clínica médica com base em uma metodologia concreta.


Como atrair clientes para clínica médica: O passo inicial


O passo fundamental para quem deseja atrair mais clientes para sua clínica é definir QUEM é esse cliente.


Veja, um conceito básico de marketing é o de público-alvo. Mas, na saúde esse conceito ainda é muito vago. É preciso cavar um pouco mais fundo e entender quem são as PERSONAS que compõem o seu público-alvo.

Na prática, um público-alvo de uma clínica médica pode ser formado por homens e mulheres com idade entre 21 a 65 anos, que morem na zona oeste de São Paulo e que tenham renda familiar de até R$ 5.000,00.


Para o mercado de saúde esse tipo de segmentação é pouco útil. O que acontece é que dentro dessa "massa" de pessoas existem aqueles que se interessam, precisam e podem pagar pelos serviços oferecidos na sua clínica e outros não.


Portanto, é necessário entender o que chamamos de personas, ou seja, definir, de 3 a 5 pessoas reais dentro dessa multidão que teriam maior probabilidade consumir os serviços oferecidos na sua clínica médica.


São essas pessoas que serão abordadas dentro de uma estratégia de marketing médico, como veremos a seguir:


Como atrair clientes para clínica médica: marketing médico


O marketing médico cuida de entender, atender e superar as necessidades do grupo de personas que você identificou no passo anterior.


É aqui, que a partir do entendimento das necessidades concretas do seus clientes mapeados nas suas personas, serão criado o seu plano de marketing médico, que envolve entre outros aspectos:


O seu portfólio de serviços: quais os tratamentos, exames, procedimentos tem maior demanda por parte das suas personas;


O preço: qual a faixa de preço é aceitável para as personas que compõem o seu público-alvo? Em que condições de pagamento eles gostam e estão aptos a pagar pelos seus serviços?


O ponto: Sua clínica é facilmente acessível e encontrável para as personas que você está direcionando os seus serviços? O layout e as instalações físicas são adequadas e dentro do padrão das expectativas das suas personas?


A promoção: É aqui que são escolhidos os canais de atração, captação, conversão e retenção dos seus pacientes. Entendendo quem são suas personas, onde elas estão, o que desejam e como se informam fica muito mais fácil definir um plano de marketing médico que capte pacientes com o perfil do cliente ideal para a sua clínica.


Conclusão


Para atrair mais clientes para clínica médica você nunca deveria parte para a simples publicidade e propaganda sem ANTES definir com precisão quem são os pacientes que realmente interessam para a sua clínica. Com certeza não é todo mundo.


Depois disso é preciso definir e adequar todo o seu marketing mix, ou seja, o seu portfólio de serviços, o seu preço, a estrutura da sua clínica, o treinamento do seu pessoal em consonância com as necessidades, desejos e expectativas das personas que compõem o seu público-alvo.


No final do dia, para atrair mais clientes para clínica médica é preciso entender quem são esses clientes e o que eles esperam de uma clínica como a sua.


Se você precisa de ajuda para montar uma estratégia personalizada de atração de clientes para clínica médica, entre em contato conosco e saiba mais informações sobre nossa assessoria de marketing médico.


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