• Admin

A principal função do marketing nas pequenas e médias empresas

Atualizado: 24 de Ago de 2018




O marketing é um ciência geral e vai muito além da simples publicidade e propaganda.


Ele abrange desde a pesquisa de mercado elaboração de novos produtos, logística e distribuição, definição de preços, promoção e propaganda.


Entretanto, quando se trata de pequenas e médias empresas, o marketing deve ser tratado com uma perspectiva mais pragmática e menos dogmática.


De fato, para o pequeno e médio empresário, as ações de marketing tem como objetivo principal gerar vendas. Fluxo de caixa. Renda.


Branding, consciência de marca e outros objetivos institucionais que de certa forma contribuem em médio e longo prazo para a realização dos objetivos empresariais, acabam ficando em segundo plano.


A pequena e média empresa necessita da sua própria geração de fluxo de caixa para sobreviver. Nesse sentido, toda e qualquer ação de marketing necessita ter um forte compromisso com a geração de receita.


Esse conceito que é claro e amplamente aceito por qualquer empresário que vive a realidade brasileira, muitas vezes é negligenciando e mal compreendido pelos profissionais de marketing que vem nessa atitude dos seus clientes um comportamento imediatista. Não é. É a necessidade de resultados rápidos.


Aqui na Sênior Marketing nos entendemos que marketing deve gerados resultados palpáveis, seja isso uma inscrição na sua escola, um paciente na sua cadeira odontológica, uma nova venda de uma licença de software ou qualquer outra conversão.


Marketing são resultados. Se não esta gerando resultados, não é marketing.


Sênior Marketing

Empresa de Marketing de Resultados