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A estratégia de marketing digital para dentistas que atrai e converte pacientes


Como atrair pacientes pelo Youtube e converter em Landing Pages

O marketing digital na odontologia é uma realidade. Em grande parte, profissionais de odontologia já estão conscientes sobre as ferramentas mais genéricas de marketing digital e o que elas podem fazer por seus consultórios e clínicas odontológicas.


Ainda que muitos fornecedores e prestadores de serviço de marketing para dentistas tenham se excedido nas promessas e realizado entregas bem aquém do planejado, o canal digital já está consolidado como uma ferramenta para atrair pacientes para seu consultório.


Acontece que ter um site, uma conta no Facebook e no Instagram, fazer postagens permanentes e vídeos no Youtube já fazem parte do pacote básico de marketing digital na odontologia.


Se você e sua clínica já estão nesse nível, esse artigo é para você. Aqui vamos focar em uma estratégia de marketing digital na odontologia e não somente nas ferramentas (Google, Facebook, Instagram, etc.).


O nosso objetivo é ensinar para você que já está num nível mais profissional de utilização do marketing digital sobre como, de fato, atrair pacientes utilizando as redes sociais, o Google e todo um mecanismo de marketing integrado.


Siga em frente e entenda qual a estratégia de marketing digital para dentistas que atrai e converte pacientes utilizando vídeos e landing pages.


Como atrair pacientes utilizando vídeos no Youtube + Landing Pages


É certo que o Youtube é uma potência. As pessoas tem muito mais tendência a verem vídeos do que ler artigos como esse daqui.


Se o seu objetivo é captação de pacientes não basta publicar excelentes vídeos. É preciso que aja uma ação clara que o visualizador precisa seguir após assistir um vídeo seu.


E para converter nada melhor do que uma estratégia onde aja a união de um bom vídeo e a captura de dados de pacientes em uma landing page.


Você já deve saber, mas só para deixar claro, uma landing page é uma página, com algumas características especiais, geralmente hospedada fora do seu site, com o único objetivo de coletar dados de pacientes.


A união do alcance do Youtube e a força de uma boa landing page aumentam muito as chances de atrair e captar pacientes. E de bons pacientes.


Mas, para que essa estratégia funcione é preciso um sincronismo entre o conteúdo do seu vídeo, o time de publicação e a sequência de ações na sua landing page.


Crie o seu ICP

Perfil do cliente ideal

O primeiro passo é determinar o seu ICP, ou Ideal Client Profile. Traduzindo de uma forma direta, o perfil do seu cliente ideal.


Você não quer fazer um vídeo somente para entreter ou mostrar o seu conhecimento sobre um assunto.


A ideia de mapear o seu ICP é exatamente para entender que tipo de conteúdo ele está procurando.


Veja, todos nós como consumidores de produtos e serviços passamos por uma jornada de compra. Desde o momento que percebemos algo que nos falta ou incomoda, até o momento em que efetivamente resolvemos a dor detectada.


Você pode trabalhar com o seu ICP e criar vídeos que interessem a ele em cada momento dessa jornada.


Entenda, muito dificilmente, via propaganda online ou offline, você vai conseguir atrair e converter de imediato um grande número de pacientes.


Isso acontece, porque geralmente a propaganda das clínicas odontológicas não leva em conta o momento de compra do potencial cliente.


E ai que entra a sua estratégia de marketing digital na odontologia. Mapeando o momento de compra de cada potencial consumidor é possível criar vídeos muito direcionados as suas dores, carências e desejos.


Como fazer vídeos para captação de pacientes

Como fazer vídeos para captar pacientes

Um bom vídeo deve fazer com que a pessoa que está assistindo fique com algumas percepções positivas sobre você e sua clínica.


Um bom vídeo precisa sanar dúvidas, esclarecer, educar e atrair. Para isso, nada melhor do que usar um roteiro.


Um roteiro é uma sequência de passos que precisam ser seguidos em um vídeo para gerar interesse e desperta a vontade do visualizador em dar mais um próximo passo.


Um bom vídeo deve ter:


  • Uma saudação inicial - Geralmente padronizada com a logomarca da sua clínica e algum tipo de introdução básica.


  • Uma introdução sobre o assunto - Explicar do que se trata aquele vídeo deixando uma "pitada" de surpresa para o final.


  • Conclusão - Finalizar o tema do vídeo, nunca explicando 100% da solução ou deixando alguma ponta em aberto para o próximo passo.


  • Chamada para a ação - É aqui que a mágica acontece. Se o seu conteúdo for bom o suficiente, se seu vídeo de fato respondeu a uma dúvida ou dor do visualizador, parte deles, nunca todos, mas parte deles irá para sua landing page.


Landing Page - Captura de leads para odontologia



Landing Pages - Captação de pacientes

Será no seu call to action, ou seja, no final do vídeo que você enviará seus visualizadores para uma lading page.


Nessa landing page o visualizador vai ter que deixar seus dados de contato, como nome e número de WhatsApp para receber a conclusão da informação que ele buscou no seu vídeo.


Essa conclusão pode ser em formato de um e-book, de um outro vídeo que será enviado o link pelo WhatsApp com mais detalhes sobre o assunto tratado no vídeo principal, ou até mesmo, um agendamento de uma primeiro conversa online.


No exato momento que o visualizador do seu vídeo envia os seus dados pessoais e de contato para você no formulário da landing page, ele deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead.


E sabe, leads são tudo que você poderia querer. Por que? Porque leads são pessoas que já conheceram a sua proposta de trabalho, o seu jeito de entregar resultados através do seu vídeo.


E um lead é o começo (real) do relacionamento da sua clínica com potenciais pacientes.


Resumo


Então, recuperando, em resumo a estratégia de marketing digital para dentistas que atrai e converte pacientes funciona assim:


  • Mapeamento do perfil do seu cliente ideal (ICP em inglês);

  • Criação de vídeos que resolvam dores e dúvidas de potenciais pacientes com o perfil ideal, de acordo com o seu momento da jornada de consumo;

  • Produção do vídeo utilizando um roteiro com etapas bem definidas;

  • Uma landing page de captura e conversão de leads, ou potenciais pacientes;


Você deve estar se perguntando: Mas para fazer tudo isso (vídeos, landing pages, estratégia, etc.) vou precisar de uma agência de marketing digital para odontologia? Sim, vai. Essa estratégia tem várias nuances e um erro em uma das suas fases compromete todo o resultado.


Lembra do que falamos no inicio desse artigo? Esse tipo de estratégia é para proprietários de clínicas, redes e franquias de odontologia que já passaram da fase básica de utilização do marketing digital na odontologia.


Nós sabemos que um breve artigo como esses é muito pouco para explicar todas as fases e a sequência exata de como fazer uma estratégia de captação de pacientes utilizando o Youtube e uma landing page.


Ficaram de fora temas sobre como divulgar o vídeo para atrair audiência, detalhes de criação de uma landing page profissional, metas e objetivos, além de métricas de resultados e retorno sobre o investimento.


Mas acreditamos que agora que você tem uma ideia, pode estudar mais sobre o assunto e se quiser conversar com uma empresa de marketing digital para dentistas profissional, entre em contato e fale com um de nossos consultores.


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