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A captação de pacientes para clínicas odontológicas


Como atrair pacientes para clinica odontológica

Toda empresa precisa ter um sistema formal de captação de clientes. Na odontologia não é diferente.


Se você é dentista, gestor de uma clínica odontológica, tem um consultório ou uma clínica com várias cadeiras e está procurando estratégias e formas de atrair mais pacientes esse artigo é para você.


Nós sabemos que existe uma lacuna na formação do profissional de odontologia durante sua formação universitária que não o prepara para a venda dos seus serviços.


Mas não se preocupe, nós vamos te dar algumas dicas iniciais aqui sobre como captar mais pacientes para sua clínica odontológica e você sempre poderá contar com nossa consultoria de captação de pacientes para clínicas odontológicas, ok?


Como atrair mais pacientes - O conceito fundamental


Existem 3 formas de atrair mais clientes para sua clínica odontológica, a saber:


A - Indicações

B - Marketing

C - Captação ativa


Vamos ver um pouco mais sobre cada uma dessas estratégias de captação de pacientes para clínicas odontológicas. Fique conosco!


A - Indicações


Se você já tem pelo menos um ano de atuação no segmento de odontologia já deve ter atendido um número razoável de pacientes.


Pois bem, se você está fazendo um bom serviço é muito natural que seus pacientes indiquem outros pacientes com o mesmo perfil dele para a sua clínica, certo? Errado!


As pessoas tem mais coisas para fazer no seu dia a dia e a indicação é de interesse todo seu, então você precisa ter um processo de indicação de clientes que seja ativo.


Se você quer atrair mais clientes para sua clínica odontológica comece satisfazendo seus atuais pacientes e encantando-os e no final do processo peça ativamente por indicações de outros pacientes.


Basta ter um script que sua secretária pode executar ao final de cada tratamento dos seus pacientes onde aqueles que demonstrarem alto grau de satisfação sejam abordados diretamente para fornecer nomes de outras pessoas do seu círculo de relacionamento (familiares, amigos, conhecidos, etc.) que seriam muito bem servidos pela sua clínica.


Na Senior Marketing nós implementamos um sistema completo de captação de clientes via indicações dos seus próprios pacientes que envolve script, ferramenta, metodologia e treinamento da equipe dos nossos clientes. Se você quiser conhecer como funciona esse processo de captação de pacientes para clínicas odontológicas via indicações, entre em contato conosco.


O fato é que um bom sistema de captação ativa de pacientes via indicações pode aumentar o faturamento da sua clínica em até 30% ao mês com custos baixíssimos, sem preocupar em investimentos com propaganda e convencimento de novos clientes.


B - Marketing


Nenhuma empresa de odontologia sobrevive sem marketing atualmente. Talvez aqueles profissionais mais antigos que já tem uma boa carteira de clientes formada ao longo de muitos e muitos anos de prática tenham alguma chance, mas o restante dos profissionais...


Agora o que é marketing na odontologia? Para que serve o marketing na odontologia? Qual o papel do marketing na odontologia? Marketing digital para dentistas é a mesma coisa que marketing odontológico? Seria publicidade odontológica o mesmo que marketing odontológico?


Vamos esclarecer um conceito sobre marketing na odontologia. Marketing na odontologia tem a função de entender, atender e superar expectativas de um grupo

muito específico de pessoas (pacientes) que tem necessidades e desejos específicos.


O marketing na odontologia tem algumas sub-funções:

A - Detectar e suprir necessidades;

B - Estabelecer o melhor preço para cada serviço;

C - Criar e executar estratégias de comunicação com o mercado;


Mas, no final das contas o que todo mundo acaba escutando no dia a dia é que marketing é captação são a mesma coisa. Não são.


Quando você faz marketing está na verdade tornando a captação de pacientes um passo natural.


É que se você escolhe o público-alvo correto (segmentação de mercado), determina um portfólio de serviços que (tratamentos) que esse público-alvo deseja e/ou necessita e cria condições (preço, ponto, condições de pagamento, etc.) que sejam interessantes para essas pessoas, ficará muito mais fácil fazer a captação dos pacientes.


Enfim, na hora que você investe em marketing na odontologia como realmente o marketing tem que ser feito, a captação de pacientes se torna viável e possível porque você determinou quem são os seus pacientes, entendeu o que eles querem de verdade da sua clínica e comunicou isso no melhor canal para esse público, seja ele online ou offline.


C - Captação Ativa


Veja, indicações são ótimas e marketing é essencial. Mas em alguns mercados, com forte concorrência e de acordo com o perfil do seu público-alvo, somente esse tipo de ação é insuficiente.


Em cenários super competitivos é preciso fazer mais. É preciso ser ativo. O marketing é uma estratégia de captação de pacientes para clínicas odontológicas passiva. Já a captação é uma estratégia de atração de pacientes ativa.


A captação ativa pode tomar várias formas, desde uma central de telemarketing, muito usada nas clínicas odontológicas voltadas ao público das classes C e D. Assim também são as estratégias ativas de "street" bem utilizadas nas franquias.


A busca por parcerias com empresas, sindicatos, prefeituras e autarquias também são formas de captação ativa.


Na Senior Marketing nós estudamos cada caso e verificamos quais são as estratégias ativas de captação de pacientes que podem e devem ser empregadas nos nossos clientes para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.


Conclusão


Nesse breve artigo quisemos chamar sua atenção para as diversas formas de atrair mais pacientes para clínica odontológica.


Apresentamos 3 abordagens de captação de pacientes para clínicas odontológicas: indicações, marketing e captação ativa. Qual a melhor? Simples, a que lhe trouxer mais clientes.


Se você deseja montar uma estratégia para atrair mais pacientes para sua clínica odontológica, entre em contato conosco e conheça nossa consultoria de marketing para dentistas.


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Captação de pacientes para clínicas odontológicas

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