• Admin

7 formas de divulgar sua clínica odontológica

Atualizado: Mar 2


7 Formas de divulgar clínica odontológica

Toda empresa precisa fazer divulgação dos seus serviços. Com clínicas odontológicas não é diferente.


Exatamente porque nesse momento existe um excesso de oferta em odontologia e a economia anda meio estagnada, a divulgação da sua clínica odontológica é ainda mais importante.


Mas, quais são as formas de divulgar uma clínica odontológica? Como fazer propaganda de uma clínica odontológica?


Antes de mais nada é importante que você ou a agência de marketing odontológico que você contratar conheça e entenda as regras do Conselho Federal de Odontologia relativas a propaganda na odontologia.


Por ser um serviço de saúde é preciso ter muito cuidado e critério na forma de expor as informações sem aquele apelo publicitário comum as atividades do varejo, por exemplo.


Entretanto, trata-se de uma empresa e é preciso que os clientes saibam qual a sua proposta de trabalho, os seus serviços e diferenciais.


O primeiro passo sempre é determinar os objetivos da sua propaganda odontológica.


Você precisa responder a pergunta: O que pretendo alcançar com essa propaganda da minha clínica odontológica?


Pode ser aumentar a visibilidade, atrair mais pacientes para um determinado tipo de tratamento ou mesmo aumentar o faturamento.


Só não tenha objetivos muito amplos e genéricos. É bem mais proveitoso e mais fácil de medir quando os objetivos da propaganda da sua clínica tem datas e números.

Alguns exemplos de bons objetivos para a propaganda da sua clínica odontológica:


  • Aumentar em 20% ao mês o número de avaliações na clínica nos próximos 3 meses;

  • Investir R$ 10.000,00 por mês nos próximos 12 meses em marketing digital para atingirmos o faturamento bruto de R$ 200.000,00 em 6 meses;

  • Captar 100 novos pacientes de ortodontia em 3 meses;


Percebe como a propaganda na odontologia precisa estar atrelada a resultados concretos?


Bem, isso posto, agora é a hora de você escolher as melhores formas de divulgar sua clínica.


Nós sempre indicamos mesclar 2 ou mais formas de divulgação da sua clínica, visto que pessoas diferentes tem hábitos diferentes e portanto vão ser impactadas por canais de propaganda diferente.


A seguir listamos 7 formas de divulgar sua clínica odontológica. Confira!


01 - Google Ads


Uma das melhores ferramentas de marketing digital para dentistas é o Google. As pessoas estão ativamente na internet buscando por serviços de saúde.


E quando falamos em internet no Brasil nos referimos especialmente ao Google que domina mais de 95% das buscas na internet.


Se uma pessoa não tem uma referência de um dentista ela com certeza irá ao Google buscar por dentistas perto da sua casa ou trabalho.


É comum também que as pessoas busquem dentistas pelo tipo de tratamento. Por isso, campanhas no Google Ads segmentadas por palavras-chave relacionadas ao seu negócio tem grande relevância e trazem bons resultados.


Como você somente pagará pelos cliques de pessoas que efetivamente visitem seu site, o investimento em Google Ads é bastante atrativo mesmo para pequenas clínicas odontológicas.


Se você já investiu em Ads e não teve bons resultados é o caso de se perguntar se o problema não está relacionado com a falta de domínio sobre a ferramenta e sobre marketing, visto que é preciso entender bastante dos dois aspectos para ter resultados satisfatórios.


02 - Instagram


As pessoas no Brasil são muito visuais. Se você trabalha com tratamentos estéticos em odontologia deveria investir em ter uma conta da sua clínica no Instagram.


Mas não basta ficar publicando posts institucionais sobre os tipos de tratamento que você faz. Isso todo mundo faz.


É preciso ter uma estratégia de divulgação da sua clínica odontológica no Instagram que utilize o poder da visibilidade e atratividade dessa plataforma com a conversão e marcação de consultas em outros ambientes, como landing pages especialmente preparadas para isso.


03 - SEO


Pode soar muito técnico, e de fato é, mas as técnicas de otimização do seu site para que o Google encontre e posicione o seu site nas primeiras colocações para pesquisas de termos relevantes do seu segmento de atuação valem ouro.


Estima-se que cerca de 60% das pessoas que buscam por uma palavra-chave (Ex: implantes) clicam no primeiro colocado dos resultados do Google.


Isso da um poder enorme de conversão a quem ocupa essa posição. Estar na primeira posição do Google significa, na prática, mais visitas no seu site, mais oportunidades de agendamentos de consultas e consequentemente mais potenciais pacientes.


Utilizar o SEO para divulgar sua clínica odontológica é uma prática primordial, mas não espere resultados rápidos. O trabalho de SEO começa a mostrar seus resultados em geral após 3 a 6 meses.


Será necessário também a utilização de um serviço especializado em marketing digital para dentistas para que as técnicas de SEO sejam aplicadas ao seu site.


Mas, sinceramente, vale cada centavo.


04 - Email Marketing


Eu sei, você vai dizer que o email morreu. Mas é mentira. Ele continua bem vivo.


Vários estudos recentes de institutos de pesquisa brasileiros e norte-americanos demonstram que o e-mail ainda é a ferramenta de uso diário mais acessada pelo público adulto.


Campanhas de e-mail marketing bem feitas e bem direcionadas tem alto poder de conversão.


Mas, não confunda e-mail marketing com SPAM. Ou seja, os fundamentos da base de uma boa campanha de e-mail marketing envolvem 3 pontos:


01 - Uma base de clientes opt-in (que te deram permissão)

02 - Uma mensagem relevante (oferta)

03 - Um bom programa de envio de e-mail marketing


Quem não usa e-mail marketing para divulgar sua clínica odontológica está deixando dinheiro na mesa, somente porque está considerando o seu comportamento (não lê e-mail) como o comportamento padrão de todo mundo. Miopia de marketing na sua mais pura forma!


05 - Rádio


O rádio tem altíssima penetração em comunidades mais simples e também em cidades do interior.


Frequentemente desprezada por clínicas odontológicas que acreditam somente nos canais digitais, o rádio é uma mídia complementar que tem o poder de atingir comunidades que não seriam facilmente impactadas por campanhas online.


Escolher o melhor canal, a faixa de horário e especialmente o número de repetições de uma mensagem criativa é fundamental para a divulgação de clínica odontológica utilizando o rádio.


06 - Revistas


Revistas segmentadas tem o poder de levar uma mensagem para uma audiência certa.


Existem jornais direcionados para quase todo tipo de público:

  • Arquitetos

  • Engenheiros

  • Praticantes de academia

  • Psicólogos

  • Bancários

  • Estudantes

  • Advogados

  • Proprietários de veículos de determinada marca

  • Etc;


Se sua clínica trabalha com determinados nichos é muito fácil fazer divulgação da sua clínica odontológica.


Basta olhar o mercado publicitário e editorial e buscar a divulgação no(s) segmento(s) que mais lhe interessam.


07 - Outdoor


Para grandes redes de clínicas ou clínicas que detêm uma tecnologia específica e pouco difundida em uma cidade ou região (Tomográfo digital por exemplo), utilizar outdoors tradicionais ou digitais é uma excelente forma de divulgação.


Logicamente, buscar entender o perfil do público-alvo e localizar os outdoors onde existam o maior tráfego de pessoas com perfil similar de público.


Assim como as revistas e jornais, empresas que cuidam do gerenciamento de outdoors tem mídia kits com estudo dos perfis sociográficos e demográficos da população local e flutuante da área de influência onde estão instalados seus outdoors.


Conclusão


Nesse artigo você viu que o primeiro passo para divulgar clínica odontológica é definir objetivos claros para os resultados da divulgação.


Após a determinação dos objetivos é hora de avaliar as melhores formas e canais de divulgação de clínica odontológica. Aqui nós referimos a 7 formas específicas. Porém, existem várias outras.


Se você quer montar uma estratégia de divulgação da sua clínica odontológica e atrair mais pacientes para sua clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em propaganda para odontologia.


Senior Marketing

Propaganda para odontologia

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br