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7 Dicas para Aumentar o Alcance da sua clínica nas Redes Sociais

Atualizado: Jan 28


7 dicas para sua clínica atrair mais pacientes pelas redes sociais

Hoje em dia é difícil imaginar uma clínica médica ou odontológica sem uma presença nas redes sociais.


É um método rápido, eficaz e relativamente barato em relação a outros canais de mídia para divulgar uma clínica, atrair mais pacientes para o consultório e aumentar a captação de pacientes particulares.


Se você contratar uma agência de marketing digital para médicos ou dentistas vai ver que praticamente todas elas terão algum planejamento envolvendo as redes sociais para sua clínica.


Mas, para realmente tirar o máximo proveito das redes sociais para a sua clínica é preciso mudar a forma como visualiza e trabalha com elas.


Nesse artigo queremos levantar 7 dicas para aumentar o alcance da sua clínica nas redes sociais.


Se sua clínica já pense ou já investe em redes sociais, ou ainda, se está perdido sobre o que fazer para captar mais pacientes pelas redes sociais continue a leitura!


01 - Não perca tempo nas plataformas erradas

Qual a melhor rede social para atrair mais pacientes?

Não cometa o equivoco de querer divulgar a sua clínica em todas as redes sociais que existem, pois provavelmente você ou a sua equipe ficaram sobrecarregados e não terão os resultados que o foco pode trazer.


Na verdade, uma pequena parcela do público que compõe o perfil dos seus pacientes vai te seguir em todas as plataformas de redes sociais.


Para maximizar os resultados da captação de pacientes através de redes sociais, encontre uma ou duas redes que dão o melhor resultado para você e concentre-se em fazer uma divulgação pesada nesses sites.


02 - Selecione as melhores plataformas para clínicas


Selecione a rede social que faz mais sentido para o seu nicho de mercado

A melhor forma de saber em quais redes sociais focar é solicitando a quem cuida do seu site, que apresente um relatório da ferramenta Google Analytics que consegue demonstrar quais são as principais fontes de tráfego para o seu site.


Através do Google Analytics é possível avaliar quais redes sociais contribuem e quanto para geração de leads para sua clínica, ou seja, de pessoas interessadas no seu serviço.


Essa deve ser a principal (não única) base para decisão de investir em divulgação em uma rede social específica.


Não defina a rede social apenas porque um colega ou concorrente tem uma conta em uma determinada rede.


"Verdades" propaladas por "gurus da internet" e alguns profissionais que "juram que estão bombando sua agenda a partir das redes sociais" devem ser encaradas com certo ceticismo. Confie nos números que estão ligados as visitas ao seu site.


Além disso, você deve pesquisar quais são as redes sociais mais valiosas dependendo do seu tipo de serviço oferecido na sua clínica, se ele é um serviço mais funcional ou ligado à alguma área da estética na medicina ou odontologia.


03 - Faça testes o tempo todo


Faça testes o tempo todo

Teste as mensagens e os formatos de postagens nas suas redes sociais. Verifique qual o melhor horário para postar em cada rede de acordo com o engajamento dos seus seguidores, levando em conta um histórico de pelo menos 1 mês.


Use as ferramentas de estáticas de acessos e engajamento que cada rede social disponibiliza para os administradores.


Avalie os formatos de conteúdo que geraram maior engajamento. Pode ser que vídeos curtos gerem bastante engajamento para alguns setores, já para outros vídeos mais completos publicados no IGTV do Instagram, ou mesmo no Youtube, por exemplo, podem ter mais resultados.


04 - Tenha perfis completos


Crie posts específicos para cada perfil de cliente

Para ter um alcance maior na captação de pacientes nas redes sociais você precisa ter um perfil profissional bem definido.


Inclua um perfil claro, uma descrição informativa e educativa e um link bem visível para o seu site.


Ter uma boa foto da sua logomarca, ou ainda, em caso de consultórios particulares, uma foto profissional sua, além de uma boa frase que demonstre a sua proposta de valor são fundamentais para destacar o seu perfil da concorrência.


05 - Produza uma mensagem e um tom de voz da sua marca agradáveis



Qual o tom da sua comunicação?

Qual vai ser o tom de voz, ou seja, como você vai se comunicar com o seu público e potenciais pacientes nas redes sociais.


Quando pensarem na sua marca como as pessoas devem ser sugestionadas a lembrar de você? Como um profissional sério, como alguém com muito conhecimento sobre o assunto que comunica esse conhecimento com uma linguagem informal?


Entenda quem são seus consumidores alvos e qual é a cultura do seu negócio. Use isso em combinação com as estratégias abaixo para modelar uma mensagem de marca atraente.


Por exemplo, um médico com carreira universitária e muitos anos de prática clínica provavelmente não vai querer aderir sua imagem a uma marca informal, com tom de voz descontraído.


Isso influencia na sua postura durante os seus vídeos, na copy (texto) dos seus posts e até mesmo, na seleção das imagens.


06 - Frequência sozinha não gera engajamento.


Postar com frequência não garante engajamento

Veja, só postar todos os dias, e muitas vezes, várias vezes ao dia, não garante o engajamento do seu público alvo.


O que gera engajamento é o nível de valor que sua clínica entrega nas redes sociais para os seus pacientes.


Entregar conteúdo genérico ou apenas fazer postagens do tipo "eu também", ou seja, aquele tipo de post que é apenas uma repetição de conteúdos largamente encontrados sobre o seu campo de atuação não gera resultado nenhum.


As pessoas adoram novidades, histórias bem contadas, ter suas dúvidas respondidas, e principalmente, descobrir o que você pode fazer para tornar a vida delas melhor, mais leve, com mais saúde e/ou beleza.


07 - Poste para perfis específicos


Publique posts segmentados por perfil de paciente

Por último um dica muito importante: Faça postagens de acordo com cada perfil de paciente que você tem na sua clínica.


Ao pensar nos seus posts tente pensar com a mente do seu potencial paciente. Um paciente de ortodontia que tem dentes desalinhados e vergonha de sorrir, por certo, tem necessidades, desejos, medos e dores diferentes de um pacientes de implantes dentários que não consegue mastigar por falta de um ou mais dentes.


Faça posts para cada um dos seus pacientes pensando em como pode responder, ainda que superficialmente, a todas essas dúvidas, medos e desejos que eles tem, ainda que inconscientes.


Conclusão


As redes sociais são um (de vários) canais que sua clínica pode e deve utilizar para captar e atrair mais pacientes.


Não pense nele somente como um canal de relacionamento, mas também como uma via de geração de leads e tráfego para o seu site.


Não dá para ficar de fora das redes sociais atualmente, mas sua clínica deve estar somente naquelas redes sociais que façam sentido para a sua clínica, e principalmente, ter uma estratégia de captação de pacientes nas redes sociais.


Se quiser conversar mais sobre como atrair pacientes pelas redes sociais, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing médico e odontológico.


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