• Admin

5 formas de atrair pacientes para clinica odontológica

Atualizado: Mar 2

5 Formas de atrair pacientes para clinica odontológica

Toda clínica odontológica possui um desafio em comum: descobrir as melhor estratégias de captação de pacientes.


A verdade é que não existe uma ÚNICA e melhor forma de atrair pacientes para sua clínica odontológica.


O princípio de toda estratégia de captação de pacientes é entender quem são os pacientes que você gostaria de trabalhar.

Esse conceito de selecionar os pacientes alvo, também chamado de segmentação de mercado, é a base de qualquer estratégia de captação de pacientes de resultado.


Dentro do rol de ferramentas de marketing para clínicas odontológicas existem dezenas de ações de captação de pacientes que vão funcionar melhor ou pior de acordo com o perfil do seu público-alvo.


Então, antes de passar para as ações práticas de atração de pacientes para sua clínica, dedique algum tempo respondendo as seguintes perguntas:


  • Qual o perfil do meu cliente ideal?

  • Idade?

  • Sexo?

  • Renda?

  • Escolaridade?

  • O que gosta?

  • O que não gosta?

  • Que lugares frequenta?

  • Qual sua atitude em relação a odontologia? Busca o dentista quando tem dor ou é do tipo de pessoa que gosta de se prevenir?

  • É alguém focado em estética?

  • Que tipo de aspectos valoriza mais? Preço? Qualidade? Pontualidade? Condições de Pagamento?

  • Onde ele mora?

  • Onde trabalha?

  • Ele acessa redes sociais?

  • Lê jornais?

  • Vê televisão?

  • É ativo ou passivo socialmente?


Ao responder esse conjunto de perguntas você estará traçando o perfil da sua persona.


A persona é um detalhamento do seu público-alvo. Com as pessoas fica muito mais fácil descobrir quem é o seu cliente alvo, onde ele costuma buscar informações, que tipo de comportamento social ele, se é uma pessoa que valoriza a beleza, a prevenção da sua saúde, etc.


Assim, fica muito mais fácil traçar ações de captação de pacientes que tenha o perfil da sua persona.


Claro, você pode ter na sua clínica 3 ou 4 tipos diferentes de personas, principalmente se você trabalha com tipos diferentes de tratamentos (ortodontia, implantes, estética, etc.), já que pessoas diferentes tem motivações diferentes.


Agora que você já entendeu que definir as personas é fundamental para atrair mais pacientes para sua clínica, veja 5 formas de captar mais pacientes que você pode implementar na sua clínica conforme o perfil do seu cliente e sua disponibilidade financeira. Siga conosco!


Assessoria de imprensa


Para aquelas clínicas odontológicas que querem atrair o publico-alvo de classes sociais A e AA, ferramentas como marketing digital são muito pouco efetivas.


Executivos, empresários e outras pessoas que ganham milhões de reais por mês não são impactados facilmente por ações de marketing paga na internet de desconhecidos.


Esse tipo de público costuma ser muito seletivo no tipo de mídia que consomem e nos prestadores de serviço que contratam.


Um serviço de assessoria de imprensa pode ser muito útil nesses casos, já que o profissional de assessoria consegue mapear os canais de mídia (programas de televisão, revistas, jornais, newsletters, etc.) direcionados para esse público e conseguir exposição do profissional diretamente para esse público.


A eficiência do serviço de assessoria de imprensa para captação de pacientes para clínicas odontológicas depende diretamente do nível de relacionamento do profissional de assessoria de imprensa como os canais de divulgação e do perfil entendimento da proposta e dos diferencias da clínica.


Não é entretanto, um serviço rápido e nem de custo baixo, sendo portanto, direcionado para clínicas odontológicas que trabalham com tratamentos de ticket médio alto e direcionadas para um público elitizado.


02 - Parceiros estratégicos


Um fonoaudiólogo pode ser um excelente parceiro da sua clínica odontológica, desde que ele atenda um perfil de persona semelhante ao da sua clínica.


Da mesma forma, pode ser bem sucedida uma parceria de um cirurgião-plástico com uma clínica odontológica que trabalha com reabilitação oral, já que nenhum trabalho estético da face pode ser considerado completo sem levar em consideração a perfeita sintonia da estética bucal dentro do contexto da face.


Parcerias estratégias são ótimas formas para atrair pacientes para sua clínica odontológica quando os parceiros atendem públicos semelhantes e seus serviços se complementam não competindo um com o outro.


03 - Campanhas de links patrocinados


Criar landing pages, ou seja páginas preparadas no seu site para divulgar um serviço específico, como implantes dentários e gerar tráfego direcionado para ela através de links patrocinados é uma ótima forma de atrair pacientes para sua clínica odontológica.


Os links patrocinados do Google são uma ferramenta poderosa que permite que uma clínica mostre sua oferta diretamente para pessoas que já estão no Google em determinada região buscando ativamente por um determinado serviço.


Mas atenção! É preciso que as campanhas no Google Ads, a ferramenta do Google de links patrocinados seja muito bem criada, com a escolha das palavras-chave corretas que vão ativar anúncios com textos persuasivos e com argumentos direcionados para o perfil da sua persona.


Da mesma forma, para que aja a conversão, ou seja, para atrair pacientes para sua clinica utilizando os links patrocinados, a página de destino dos anúncios patrocinados deve conter informações e ser bem desenhada para convencer o potencial visitante a dar o próximo passo que pode ser preencher um formulário ou ligar para a sua clínica odontológica.


04 - Redes Sociais


No Brasil as pessoas amam as redes sociais. Dessa forma, o Facebook e o Instagram se tornaram excelentes plataformas para captação de pacientes.


Mas não acredite que basta publicar alguns posts e investir alguns reais no seu impulsionamento para lotar sua agenda.


Nada mais distante da realidade. Para captar pacientes pelo Facebook, ou para captar pacientes pelo Instragram é preciso um misto de conteúdo de qualidade, verba suficiente para que seu conteúdo seja demonstrado para um alto volume de pessoas, segmentação correta das personas e principalmente uma chamada para a ação bem definida em outro local que vai ser onde a conversão de fato ocorrerá, no seu site ou landing page preparada para isso.


Se os requisitos acima forem seguidos, sem dúvidas, as redes sociais são uma ótima plataforma para atrair pacientes para sua clínica odontológica.


05 - Publicidade offline


Nem todos os pacientes em potencial da sua clínica vão ser atingidos pelos canais digitais.


Não é verdade que o marketing digital para dentistas conseguem atingir 100% dos potenciais pacientes da sua clínica.


Em algumas regiões do país, em alguns tipos de clínicas ainda é possível e viável utilizar formas "tradicionais" de marketing odontológico, tais como:


  • Panfletos;

  • Street;

  • Placa de rua;

  • Busdoor;

  • Outdoor;

  • Telemarketing;

  • Rádio;

  • Jornal;

  • Etc.


Não se feche para as possibilidades de marketing odontológico que existem fora do mundo digital.


Temos clientes em cidades do interior brasileiro onde a melhor forma de atrair mais pacientes continua sendo a boa e velha indicação.


No final do dia, prestar um excelente serviço, ser pontual, ter uma equipe que goste de gente e faça seu paciente ter uma experiência positiva é o melhor investimento em marketing que você pode fazer e que vai atrair mais pacientes para sua clínica.


Se você quer mais informações sobre marketing para dentistas e sobre como atrair mais pacientes para sua clínica odontológica, converse com um de nossos especialistas!


Senior Marketing

Marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br