• Admin

5 ações de propaganda para clínica odontológica

Atualizado: Mar 2

Propaganda para clinica odontológica

A "propaganda é alma do negócio". Vai longe o tempo em que bastava ao profissional de odontologia ser um excelente técnico.


Hoje em dia, com um mercado saturado de profissionais, economia com crescimento baixo e crédito restrito, a atração e captação de pacientes tem se tornado uma batalha diária.


Portanto, para atrair mais pacientes é preciso fazer ações de propaganda para sua clínica odontológica.


Nesse artigo vamos te ajudar com algumas ideias elencando 5 ações de propaganda para clínicas odontológicas que funcionam para atrair mais pacientes em clínicas de diversos tipos, para segmentos diferentes, em cidades diferentes. Siga conosco!


01 - Redes sociais


Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter. Existe grandes chances de que o seu paciente alvo esteja conectado a uma dessas redes sociais.


Mas, preste atenção, as pessoas se conectam nas redes sociais para se relacionar, buscar divertimento e informação, não para comprar.


A estratégia de propaganda para clínicas odontológicas nas redes sociais funciona sim, mas não como uma solução de curto prazo.


É preciso investir em um bom conteúdo, planejar um calendário de ações promocionais em datas específicas (dia dos namorados, dia da mães, mês das noivas, natal, etc) e investir em impulsionamento dos seus posts.


As redes sociais podem ser entendidas com um canal para dar visibilidade para sua clínica. A visibilidade é o primeiro passo para a atração de mais pacientes. Mas não é o único.


Depois de se tornar conhecido de potenciais pacientes é preciso nutrir um relacionamento. Esse relacionamento se faz com conteúdo útil, mas não somente com isso, é preciso de tempos em tempos ter ofertas que motivem as pessoas a entrarem em contato com a sua clínica e agendarem uma consulta. Esse é o objetivo das campanhas.


02 - Mídia Out Of Home


Você pode entender mídia out of home como todo e qualquer veículo de exposição da sua clínica nas ruas, prédios, mobiliário urbano, etc.


Fazem parte da mídia out of home: outdoor, painéis luminosos, monitores em elevadores, telas estrategicamente posicionadas em shopping, academias, escolas, totens, placas luminosas, adesivação de portas, escadas, etc.


A grande vantagem da mídia out of home com fonte de atração de pacientes e divulgação da sua clínica odontológica é o seu alto poder de direcionamento e segmentação.


Você trabalha somente para o público classe A da sua cidade? Ótimo, com certeza existirão outdoors, painéis de LED e monitores em pontos estratégicos frequentados diariamente por essas pessoas.


É possível, a partir do mapeamento do perfil do seu cliente alvo, encontrar canais de mídia out of home muito bem direcionados para o seu público aumentando muito a eficácia e a eficiência da propaganda odontológica da sua clínica com meno dispersão da sua verba de propaganda odontológica fazendo com que somente pessoas dentro do seu perfil de clientes sejam impactados pela sua mensagem.


Uma desvantagem da mídia Out Of Home é o seu custo. Geralmente o custo de desenvolver campanhas de propaganda para clínicas odontológicas em outdoor e painéis de LED é bem mais alto do que outras mídias, sendo portanto mais acessível para clínicas grandes e redes de clínicas.


03 - Google


Colocar o site da sua clínica nas primeiras posições das buscas realizadas no Google aumenta muito as suas chances de captar mais clientes.


São duas formas básicas de fazer propaganda para odontologia no Google:


Pagando - Através dos chamados links patrocinados. Você investe em anúncios patrocinados através da ferramenta Google Ads do Google e sua clínica começa a aparecer quase que imediatamente nos resultados de buscas dos principais termos do seu negócio.


O problema aqui pode ser o custo. Termos como "ortodontia", "implantes" e outros costumam ser muito concorridos e tendem a ter um custo por clique bastante alto.


Entretanto, se o ticket médio dos seus serviços for relativamente alto, a relação custo x benefício costuma compensar bastante.


Organicamente - Desse modo o Google determina que seu site é o melhor para responder as perguntas das pessoas que estão procurando por um termo específico, exemplo: "Implantes dentários em Fortaleza".


Pesquisas do próprio Google indicam que o primeiro colocado das buscas orgânicas do Google levam até 60% de todos os cliques de pesquisas realizados.


O problema é que estar bem localizado nos resultados de pesquisa do Google demanda tempo, investimento e constância. Mas vale muito, muito a pena.


04 - Assessoria de imprensa


Se você trabalha com um público mais seleto de classes A e AA não acredite de que eles vão contratar uma clínica porque viram um post bem feito no Instagram. Não vão.


Pessoas de alto padrão de consumo tem relacionamentos e geralmente consomem produtos e serviços de alto valor agregado através de indicações de outras pessoas dentro das suas redes de relacionamento.


Estar presente na mídia nos canais que essas pessoas utilizam para se informar é fundamental.


Esse é o papel do assessor de imprensa, fazer a ponte entre o seu público e a mídia, tornando o seu serviço "desejável" e admirado pelas pessoas certas.


Se você quer captar um público de alto nível, incorpore a assessoria de imprensa na sua caixa de ferramentas de marketing odontológico. Mas tenha expectativas corretas. Não é um serviço de retorno imediato.


05 - Email Marketing


"Ninguém mais lê email". Mentira, mentira, mentira. Ninguém lê SPAM. São coisas bem distintas.


Se você tem uma base de clientes, você precisa sim explorar o poder do email marketing para revender mais serviços para os seus antigos clientes e divulgar seus serviços para atrair novos pacientes.


Ninguém gosta de propaganda e ofertas que não pediram, mas todo mundo gosta de fazer um bom negócio, de ficar bem informado, de melhor sua saúde.


Ter uma newsletter bem feito com informações uteis para sua base de clientes é fundamental e uma estratégia relativamente barata de promoção e propaganda para clínicas odontológicas.


Conclusão


Existem dezenas de estratégias de propaganda para clínicas odontológicas. Aqui nós listamos apenas 5 ações de propaganda para clínicas odontológicas que se aplicam a várias situações.


Se você quer um plano personalizado de marketing odontológico para atrair, converter e fidelizar mais pacientes para sua clínica odontológica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing para dentistas!


Senior Marketing

Marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br