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3 passos fundamentais para convencer os potenciais clientes de que sua clínica é a melhor opção

Atualizado: 24 de Ago de 2018



Existe muito ruido na internet. Muita gente ensinando "sacadas", "hacks mentais" e outras bobagens sobre "marketing digital" e uma infinidade de técnicas e nomes bonitos para vender consultoria e espaço de mídia.


Mas se você tem uma clínica e assim como nos tem funcionários, contas a pagar e impostos a recolher, ao fim e ao cabo o que interessa é ter clientes felizes que te gerem LUCRO.


É preciso ter mais ação e menos papo furado. Então, nesse sentido vamos ao ponto. Se você é médico, dentista, veterinário, psicológico deve ter consciência de duas coisas:


A - Você esta em um mercado saturado.

B - Na visão do cliente final, do leigo, você é muito, muito, muito parecido com todos os outros profissionais da sua área. Eu sei que dói ler isso e apesar dos seus seguidores (que não são pacientes pagantes) falarem que você é especial, acredite você não é. Provavelmente existe na sua cidade, na sua região, na sua rua, outro profissional que oferece um serviço similar ao seu, por um preço similar, com uma qualidade similar e que comunica de forma similar. Ou seja, para o paciente que vai a campo buscar um serviço como o seu esta cada dia mais díficil perceber diferenciação.

Se você não concorda com essa proposição é melhor abandonar a leitura desse artigo e buscar um desses "gurus" que vai te dar uma receita de bolo de "marketing digital", onde você compra a criação de um site e passa a fazer marketing médico ou marketing odontológico (de mentirinha é claro..).


O que fazer então?


Nesse cenário de comoditização da saúde, onde os planos de saúde e convênios odontológicos pressionam os profissionais para trabalharem cada vez mais, para atenderem pacientes impacientes e exigentes por margens menores a cada dia, ou você toma a atitude ativa de dizer ao seu potencial cliente porque ele deve te escolher e não os 100, 200, 1000 profissionais que fazem a mesma coisa que você, ou você vai ficar a mercê desses mesmos planos de saúde e pacientes tiranos reclamando de tudo e de todos na sua recepção (você já viu isso, certo?).


Para que o paciente escolha sua clínica e não a do concorrente, você deve tomar 3 passos básicos:


01 - Ter uma proposta de valor clara e objetiva


É impressionante como os dentistas, médicos e profissionais de saúde em geral tem dificuldades de dizer o que o paciente vai ganhar de concreto ao contrata-ló.


Basta entrar nos sites, redes sociais e blogs de profissionais de saúde e você vai perceber que todos são como que uma espécie de "xerox" uns dos outros. É um desfile do "eu". "Eu tenho o diploma X", "Eu tenho a equipe Y", "Eu tenho o equipamento XYZ".


Mas na verdade o paciente entra no seu site, nas suas redes sociais e se pergunta: "O que tem ai para mim?". Então que fique claro: não é sobre você, é sobre o paciente!


O que afinal você vai entregar de concreto para mim se eu te contratar? Qual a transformação que você vai gerar na minha vida? Esse é o primeiro passo para sair da multidão, do lugar comum. Calibrar uma mensagem de marketing melhor. Não se trata de ser o melhor entre os seus colegas. Se trata de ser o melhor para um grupo específico de pessoas. E isso tem que ficar claro!


02 - Especialização


Existe uma falácia que faz parte do coletivo imaginário dos profissionais de saúde de que o paciente quer fazer todos os tratamentos no mesmo local.


"O jeito mais fácil de não ter sucesso é querer agradar a todo mundo."


Quando você tenta ser generalista, ou seja, quando sua clínica não é referência em nada, a melhor chance que você tem é competir pelo preço. E competir pelo preço é a pior estratégia que você pode quer seguir.


Até mesmo empresas de varejo que sempre atrelaram sua estratégias ao menor preço de mercado estão passando por dificuldades. Imagine na área da saúde. Qualidade custa caro.


Se você quer ser mais efetivo e não ficar só nas palavras, se quer demonstrar mais experiência e resultados precisa focar e se especializar.


Pense no seu próprio comportamento de consumo. Se na hora do almoço você pensa em comer uma comida mexicana, com certeza não vai até uma churrascaria que também vende "tacos". De fato, você ira até um especialista no tema.


Assim também são os clientes de saúde. Eles buscam os especialistas. E esses podem cobrar mais.


03 - A mensagem certa, para a pessoa certa, no lugar certo e no momento certo


Toda generalidade em marketing é uma verdade temeridade. Nunca vi tanta gente inteligente (médicos, psicólogos, etc) sendo convencida com argumentos tão frágeis.


Um colega começa a "bombar" no Instagram e ai o que você faz? Contrata uma "agência de marketing" que vai te ajudar no chamado marketing do "#eutambém". Você passa a fazer a mesma divulgação, usando a mesma linguagem, nos mesmos canais de outros milhares de colegas. O resultado? Pouco ou nenhum.


Veja bem, se você quer convencer uma pessoa a se tornar o seu paciente, você precisa decompor uma estratégia em alguns passos, a saber:


01 - Conhecer profundamente a pessoa alvo - quem ela, o que ela gosta, o que não gosta, onde ela frequenta, porque compra um serviço como o seu, porque não compra, onde ela mora, etc, etc, etc. Enfim tem que trabalhar, planejar, tudo que essa "agência de marketing" não gosta / sabe fazer.


02 - Escolher a mensagem certa - "Apertar os botões certos" que vão ativar os sentimentos dessa pessoa de forma positiva em relação a sua clínica. Sim, as pessoas compram com emoção e depois justificam com a razão.


03 - Definir os canais adequados - Sem essa de acreditar que todo mundo esta internet. Seu público são executivos que ganham R$ 100.000,00 por mês? Você acredita mesmo que ele tem tempo para ler seus posts no Instagram? Quanta ingenuidade!!


Quer convencer uma pessoa a escolher você e não outro profissional / clínica? Escolha as pessoas certas, envie a mensagem correta, utilizando o canal que ela deseja e tem costume de acessar informações.


Conclusão


Você achou que ia encontrar aqui "hacks" e "sacadas geniais" simples e práticas de gestão e marketing médico e gestão e marketing odontológico? Nos não sabemos fazer isso. O que nos sabemos e fazemos há 19 anos são estratégias profissionais de marketing médico e marketing odontológico para diferenciar você dos seus concorrentes.


Quer saber mais? Entre em contato conosco enviando um email para atendimento@seniormarketing.com.br e fale com um consultor de marketing na medicina ou marketing na odontologia.


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