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3 motivos para continuar investindo no marketing da sua clínica durante a pandemia


Para de divulgar sua clínica é uma péssima ideia

Antes de você começar a ler esse artigo é bom que saiba que ele não se aplica aos seguintes casos:


  • Clínicas e consultórios que já estavam em dificuldades e mal tem dinheiro para pagar despesas básicas;

  • Clínicas e consultórios que nunca investiram ou investiam muito pouco em marketing;

  • Clínicas e consultórios que já investiam em marketing e não tinham resultados.


Uma vez feito o alerta, prossiga com a leitura se for do seu interesse.

Muitos dos nossos clientes tem nos ligado nesses últimos 10 dias na dúvida se devem ou não paralisar suas campanhas de marketing odontológico ou médico.


Nossa resposta é sempre a mesma: Você não pode parar com seus investimentos em marketing, mas deve mudar a forma de fazer a propaganda da sua clínica e o nível de investimentos nesse momento.


Por que continuar investindo em marketing da sua clínica durante a pandemia?


Bem, se você já vem investindo há algum tempo na divulgação e na propaganda da sua clínica de uma forma bem feita, com certeza, já está atraindo mais pacientes para sua clínica, já está fortalecendo sua marca e gerando cada vez mais leads, ou seja, pessoas interessadas em agendar uma consulta e/ou avaliação.


É fato que nesse momento (Abril de 2020) as pessoas na sua grande maioria estão paralisadas em casa, com restrições de mobilidade e em dúvida sobre o que fazer no futuro próximo.


Mas, também é fato que as necessidades, desejos e dores dessas pessoas relacionadas a sua área de atuação continuam existindo.


Também é fato que estando em casa as pessoas passaram a se dedicar mais ao estudo, a resolver pendências e a pesquisarem mais sobre produtos e serviços que elas já estavam procurando antes da pandemia.


Por tudo isso, considere os seguintes motivos para você continuar investindo em marketing e propaganda da sua clínica durante a pandemia do Coronavírus.


01 - A demanda não acabou. Ela está congelada por um tempo.


Pesquisas demonstram que as pessoas que buscam um serviço de saúde, seja agora durante a crise, seja em momentos de circulação e abundância de recursos econômicos, levam em média de 3 a 18 meses para efetivamente selecionarem um prestador de serviços e agendarem uma consulta.


Veja bem. Nesse exato momento, quem continua divulgando sua clínica está fazendo um processo de captação de pacientes para no mínimo um ano frente.


Se o tempo médio entre uma pessoa ser impactada pela sua propaganda e a decisão de consumo dele for de 3 a 18 meses, para de fazer marketing nesse momento é comprometer o futuro da sua clínica.


02 - O custo de mídia vai ser mais alto para quem congelar os investimentos


É uma questão simples de economia. Quanto maior a concorrência maior o custo. É o que acontece com Google Ads, Facebook Ads e qualquer outro canal pago de divulgação.


Nesse momento, clínicas estão cancelando suas propagandas nessas plataformas. Menos anunciantes leva a um custo menor por clique.


Mas o que vai acontecer com aqueles que pararem totalmente sua divulgação nesses canais nesse momento? Quando eles voltarem a investir o custo por clique médio tende a subir.


Em primeiro lugar porque simplesmente haverão mais pessoas fazendo a divulgação, ou seja, mais anunciantes aumentará invariavelmente o custo de cada clique.


Em segundo lugar, as grandes plataformas de mídia sempre vão priorizar aqueles anunciantes que mantêm uma constância de investimentos.


Isso vai se refletir diretamente no custo do seu investimento (mais dinheiro por menos leads) e no posicionamento dos seus anúncios que vai ser prejudicado pela interrupção da continuidade.


03 - Você não pode ficar fora do radar dos seus atuais e potenciais pacientes


Essa é uma questão elementar em negócios. Quem não é visto não é lembrado. Se você parar a comunicação com o seu público imediatamente será esquecido, ou pior, substituído por outro fornecedor que continua ativo.


Você pode e deve reduzir os investimentos e principalmente, mudar a mensagem de marketing de um foco voltado para vendas, para um tom relacionado a relacionamento nesse momento.


Mas, parar o seu marketing é a pior ideia possível.


Conclusão


A não ser que você não tenha condições nenhuma de fazer investimento em marketing nesse momento (e ai seu problema é mais grave ainda), você não deveria travar.


As pessoas passam por uma jornada de compra até se tornarem pacientes. Essa jornada foi brutalmente modificada nesse momento, mas ela continua a existir.


Estar no radar dos atuais e potenciais pacientes é fundamental para conseguir minimizar os impactos da crise quando tudo isso acabar.


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