• Admin

3 indicadores financeiros que toda clínica deve acompanhar

Atualizado: 7 de Mai de 2019






O crescimento de uma empresa é medido através de indicadores. Sua clínica ou mesmo seu pequeno consultório é uma empresa, portanto, você precisa gerenciar os indicadores de desempenho como um forma de controle da saúde financeira do seu negócio.


Existem vários indicadores financeiros que são muito importantes de se fazer o acompanhamento.


Nesse artigo vamos falar de 3 indicadores financeiros que toda clínica deve gerenciar. Vamos lá:


01 - Margem Bruta


A margem bruta mostra quanto sobra para a sua clínica de cada consulta, cada procedimento, cada tratamento ou cirurgia realizada depois de descontado todos os custos e despesas para a prestação do serviço.


Para calcular a margem bruta de um serviço é preciso descontar do valor da venda os custos diretos variáveis e as deduções e multiplicar o resultado por 100.


A fórmula da margem bruta é a seguinte:


Margem Bruta = (Receita  – Deduções – Custos Diretos Variáveis) x 100


02 - Margem Líquida


A margem líquida é um importante indicador financeiro que você deve acompanhar na sua clínica pois ele ira indicar o que restou do valor da venda de um procedimento, de uma consulta ou cirurgia após a dedução de todas as despesas, incluindo os impostos.


A margem líquida demonstra qual o lucro líquido para cada serviço vendido na sua clínica.


Ele é muito importante porque demonstra que quanto maior a margem líquida individual, maior a sobra total de caixa da sua clínica ao final de um período (mês, semestre, ano, etc.) após a retirada de todas as taxas e deduções.


A fórmula da margem líquida é:


Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100


03 - Custos fixos e variáveis


Os custos fixos demonstram as despesas contínuas da sua clínica, independentemente do volume de vendas em um período.


Elas tem esse nome pela sua natureza. Por exemplo: uma conta de luz pode ter o valor mensal variável, mas ela se repetirá todos os meses em que você tiver a clínica (nesse caso mesmo quando não estiver funcionando), portanto ela é um custo fixo.


Já os custos variáveis modificam-se conforme a efetividade comercial da sua clínica. Ou seja, se um determinado mês houveram 30 novos pacientes o custo com laboratório dental será de X. Se no mês seguinte o atendimento for de 50 pacientes, esse valor de X sofrerá uma alteração (incremento).


Conhecer os custos fixos e variáveis é fundamental pois eles afetam entre outros aspectos na precificação dos seus serviços, na competitividade de mercado e até mesmo na qualidade do seu serviço.


Conclusão


Existem dezenas de indicadores financeiros que deveriam ser acompanhados em uma clínica.


Na nossa consultoria de gestão e marketing para profissionais de saúde nos identificamos através de um processo de diagnóstico quais são aqueles mais necessários e que devem ser acompanhados mais de perto por cada clínica em especial.


Se você quer mais informações e assessoria para organizar as finanças da sua clínica, precificar melhor e administrar profissionalmente sua clínica entre em contato conosco.




Senior Gestão e Marketing

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br