• Admin

3 dicas para escolher um nicho para sua clínica odontológica

Atualizado: 24 de Ago de 2018


Um nicho de mercado determina uma seleção de um público alvo específico que você quer atender. Aprenda como escolher um nicho para sua clínica odontológica.



É literalmente impossível ter um serviço ou produto que agrade a todo mundo. De fato, pessoas diferentes tem necessidades diferentes e as resolvem de formas diferentes, dentro das suas expectativas e capacidade financeira.


Mesmo produtos e serviços de massa não atendem indiscriminadamente a todos os públicos. Sucessos de mercado com o IPHONE da Apple não agrada a 100% das pessoas, sendo que boa parte da população, ainda que tenha condições de pagar por um equipamento desse tipo, opta por outros fabricantes com aparelhos Android.


Esse é apenas um exemplo para demonstrar que nenhuma empresa de um determinado segmento consegue atender aos anseios, necessidades e desejos de todas as pessoas e/ou que participam daqueles segmento de mercado.


Por isso, escolher um nicho de mercado para sua clínica odontológica faz todo sentido. Em nossa consultoria de marketing para dentistas já observamos várias vezes clínicas que estão com dificuldades de captação de pacientes por não terem um foco bem definido em um nicho de mercado.


Nicho de mercado é um segmento com particularidades próprias e formado por um agrupamento de pessoas e/ou empresas com necessidades e desejos semelhantes.


Um nicho pode ser amplo, como por exemplo "ortodontia", ou segmentado como "ortodontia para crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos".


Quais os benefícios dos nichos para clínicas odontológicas


São vários os benefícios que uma clínica odontológica obtêm ao "nichar" seu mercado:


- Foco no tipo de paciente ideal, ou seja, aquele que tem interesse no serviço oferecido pela clínica, capacidade de pagamento e autoridade para comprar.

- Direcionamento do marketing odontológico para as personas que compõem o nicho.

- Diminuição do número de concorrentes.

- Pioneirismo, quando o nicho escolhido ainda não tem nenhum participante.

Pensando em você que esta passando por essa dificuldade e quer entender melhor como escolher um nicho de mercado para sua clínica odontológica passamos as 3 dicas abaixo:


01 - Escolha uma especialidade que você domine


Comece com que você tem de mais forte. De nada adianta olhar para o mercado e ver que existe demanda para "harmonização facial", mas você é um endodontista.

Até que você consiga fazer o investimento de tempo e dinheiro necessário para entrar nesse mercado, ele já estará saturado com dezenas, centenas e dependendo da sua cidade milhares de participantes, tornando-o pouco lucrativo.


Por isso, comece com o que você tem de melhor. Aquelas que você sabe desempenhar bem. O seu nicho surgirá naturalmente da interface entre o seu campo de domínio e as necessidades do mercado.


02 - Valide o tamanho do mercado potencial


Hoje em dia, com o advento da internet fazer pesquisa de mercado ficou muito simples. Se antes, para conhecer o potencial da demanda de um mercado era necessário contratar empresas com equipes de pesquisadores em campo, agora já é possível faze-ló a partir do seu computador com ferramentas como Opinion Box e Survio.


Além disso, o próprio Google é um excelente termômetro para medir a demanda de mercado sobre determinado tema.


Se por exemplo, sua escolha seja o nicho de "dentista atendimento de urgência a domicilio" pode prospectar o tamanho desse mercado fazendo alguns poucos anúncios no Google Adwords, a ferramenta de divulgação do Google e verificar a taxa de resposta a esse tipo de anúncio.


Em um par de meses você terá confirmação se existe ou não demanda e qual a proporção dela dentro do seu mercado.


03 - Avalie a sua capacidade de entregar uma solução sobre medida


Você escolheu um nicho, validou que existe demanda e agora precisa ter certeza que pode entregar a esse nicho uma solução ou proposta de trabalho sobre medida.


O que isso quer dizer? A sua proposta de marketing odontológico deve trabalhar as necessidades específicas do nicho.


Suponha que seu nicho escolhido seja atender "executivos em deslocamento na sua cidade". Essa é somente uma hipótese, não um nicho real (talvez).


O que essas pessoas (executivos) que estão fora de casa precisariam? Uma lista de benefícios claros esperados por essas pessoas seria:


- Eles precisam de alguém que possa atende-los em horários fora do convencional (8 as 18);

- Eles precisam de atendimento rápido;

- Eles precisam muitas vezes faturar esse serviço para suas empresas (sim, executivos geralmente tem despesas médicas e odontológicas estemporâneas cobertas pelas suas empresas)

- Eles precisam de um especialista;

- Eles precisam de alguém que os guie até o local (lembre-se, eles são de outra cidade e estão em trânsito, portanto, não conhecem sua cidade);


Legal, de posse dessas informações cabe a você montar seu serviço odontológico com características que atendam a todos os requisitos das pessoas (executivos nesse exemplo) que compõem esse nicho.


Conclusão


Existe um excesso de profissionais concentrados nas grandes cidades oferecendo serviços muito semelhantes e forma uniforme.


Dessa maneira fica difícil competir. Conforme constatamos na nossa consultoria para dentistas, cada vez mais, vai ser necessário a especialização e o foco em nichos de mercado para que uma clínica consiga se destacar e ter sucesso.


Se você precisa de ajuda para melhorar os resultados da sua clínica, entre em contato conosco e converse com um especialista em marketing odontológico.


Senior Marketing

Marketing para dentistas