• Admin

3 dicas de publicidade na odontologia que funcionam



Se você esta no negócio de odontologia há algum tempo já deve ter percebido que o mercado mudou.


Existem mais profissionais no mercado, os pacientes estão mais exigentes e para complicar, a economia anda meio de lado já faz um bom par de anos.


Em um cenário adverso como esse como se destacar? Bom, você vai ter que investir em um serviço de qualidade, melhorar seus processos internos, precificar corretamente seus serviços, enxugar os custos e fazer publicidade da sua clínica odontológica.


Como fazer publicidade odontológica que funcione?


Mas, da mesma forma que você já percebeu a necessidade de divulgar seu consultório ou clínica, milhares de outros profissionais de odontologia também já sentirão da mesma forma.


E hoje, com o acesso as ferramentas de marketing digital para dentistas, como o Facebook, o Instagram e o Youtube esta cada vez mais difícil mostrar para os clientes que você não é igual a centenas de outros profissionais que disputam a primeira página do Google.


Acontece que a publicidade na odontologia tem limitações éticas impostas pelo conselho de odontologia e de fato, todo o "apelo publicitário" que uma loja ou qualquer outra atividade de comércio faz para se destacar da concorrência não pode ser usado na odontologia.

Nós preparamos para você, uma lista com 3 itens que fazem uma propaganda na odontologia ser eficiente, ainda que respeitando todas as regras éticas da profissão. Tudo é isso é fruto dos nossos 20 anos atuando com consultoria de gestão e marketing para dentistas.


01 - Saiba qual a verdadeira dor do seu paciente em potencial


Muitas vezes os dentistas acreditam em crenças equivocadas a respeito da motivação que leva uma pessoa a procurar um dentista.


Na nossa prática de consultoria de marketing para dentistas já encontramos muitos profissionais e clínicas com um corpo técnico muito capacitado, clínicas bem equipadas e bem localizadas lutando para captar pacientes.


Isso acontece porque seus gestores partem de princípios errados sobre as motivações dos pacientes para comprar um serviço de odontologia.


Muitas vezes a clínica esta comunicando os tratamentos que ela vende (ortodontia, implantes, etc), mas os pacientes estão atrás de transformações.


Eles não sabem se o problema bucal que eles tem pode ser resolvido com um aparelho ortodôntico ou com lentes de contato dental.


Traduzir necessidades em soluções e benefícios é o papel número 1 da boa comunicação na odontologia.


Cabe ao profissional de publicidade captar os desejos dos potenciais pacientes e fazer a ponte com cada tratamento que a clínica oferece apresentando mensagens de marketing focadas em soluções e benefícios e não em tratamentos.


Essas mensagens tem que estar nos canais corretos que os potenciais pacientes usam para consumir informações. Esse é o passo que veremos a seguir.


02 - Defina os canais corretos de comunicação com seu paciente


Você passa 2 horas por dia navegando na internet mas seu paciente alvo são homens e mulheres de 55 anos ou mais. Pode ter certeza: eles não são tão apegados ao digital como você.

Um grande erro que encontramos frequentemente na nossa consultoria de marketing odontológico são clínicas e consultórios utilizando os canais errados para falar com seus pacientes.


Você precisa entender quem são seus pacientes e descobrir quais os canais ele gosta de usar para se informar, para se educar e para comprar!


Não adianta nada investir uma soma alta de dinheiro para apresentar sua clínica, por exemplo, em um jornal de grande circulação na sua cidade seu seu paciente alvo não esta lá.


03 - Uma informação e uma chamada para ação clara!


Nós sabemos que a verba para publicidade odontológica da grande maioria das clínicas odontológica é pequena e limitada.


Mas isso não é justificativa para você abusar do excesso de informação. É comum encontrarmos clínicas que saturam a sua publicidade com excesso de informação.


Se vão fazer um panfleto colocam nele tudo que a clínica faz. Se vão investir em Adwords (ferramenta de divulgação online do Google) fazem anúncios de todas as suas especialidades. Isso com uma verba pequena.


O resultado é que sua mensagem não se fixa na mente do seu cliente. Ademais, se sua verba é curta você deveria optar pela divulgação dos seus serviços mais rentáveis e lucrativos para não haver dispersão.


Outro grande equivoco das mensagens de marketing odontológico que encontramos por ai é a falta de uma chamada clara para a ação por parte de quem é atingido pela sua mensagem.


Alguém vê seu anúncio no Facebook e não sabe o que fazer depois. Pega seu panfleto na rua mas não tem um motivo claro para te ligar.


Você precisa explicar para o seu potencial paciente o que ele deve fazer a seguir e porque ele dever fazer o que você esta pedindo.


Acredite, essa simples modificação na sua comunicação já vai mudar 50% dos resultados da sua propaganda odontológica.


Conclusão


Se você quer fazer propaganda na odontologia que de fato de resultados precisa seguir os 3 passos que recomendamos nesse artigo.


Se não tem tempo ou aptidão para fazer sozinho, você pode sempre contar com a ajuda de uma empresa de marketing odontológico profissional como a Senior Marketing.


Ligue para nós ou mande-nos um email e garanta melhores resultados na comunicação da sua clínica com o seu mercado.

Senior Marketing

Publicidade na odontologia