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3 ações para aumentar o lucro na sua clínica odontológica

Como aumentar lucro de clínica odontológica

Muitos clientes nos procuram porque já tem um bom volume de pacientes, um bom faturamento, porém tem uma queixa em comum: baixa lucratividade.


Se esse é o seu caso, fique conosco, porque hoje vamos te ensinar 3 ações para aumentar o lucro da sua clínica odontológica!


O que é lucro?


Lucro, em sentido amplo, é todo ganho ou vantagem obtidos. No campo mais estrito da economia, é o retorno positivo de um investimento, deduzido dos gastos que este exigiu.


Em uma clínica odontológica, para efeitos de simplificação, o lucro pode ser entendido como a última linha do seu DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) de um período, seja ele mensal, semestral ou anual.


Não é incomum encontrarmos clínicas odontológicas com processos de vendas e marketing bem estabelecidos e amadurecidos, porém com baixa margem de lucratividade ou mesmo sem margem alguma.


É preciso que os proprietários da clínica persigam o lucro com constância, afinal é ele, o lucro, que trará o retorno dos seus investimentos, que permitirá o reinvestimento constante no negócio e a possibilidade de crescimento e expansão das operações.


O faturamento bruto é um dado importante pois mostra a capacidade de geração de caixa da clínica, porém, é o lucro que determina se o negócio vai bem ou mal de verdade.


3 ações para aumentar o lucro na sua clínica odontológica


Agora que estamos na mesma página e sabemos o que é lucro e sua importância, vamos passar 3 ações para aumentar o lucro na sua clínica odontológica que você pode começar a aplicar hoje mesmo e aumentar gradativamente o lucro da sua operação.


01 - Transforme custos variáveis em custos fixos


Comissões de dentistas. Esse é sem dúvida alguma o maior custo de uma clínica odontológica.


Para operar com qualidade e prestar um bom serviço que fidelize e atraia cada vez mais pacientes é preciso ter uma equipe de alto nível.


E essa equipe geralmente tem um custo. Mas ele não precisa ser variável. O que acontece quando você adota o sistema de comissionamento dos seus colegas ou funcionários é que seu custo variável com os dentistas aumenta na razão direta do seu faturamento, comendo suas margens de lucro.


No lugar do comissionamento de dentistas experimente pensar em formas alternativas para pagamento dos profissionais. Exemplos: Tabela de preço fixo por procedimento, diária e mesmo CLT.


Qual o modelo utilizar vai depender diretamente de alguns fatores, como o faturamento bruto da sua clínica, o percentual de contribuição de cada profissional proporcionalmente a esse faturamento total, a lucratividade e margem de contribuição por procedimento, seus custos fixos e nível de concorrência do mercado.


Se você não sabe como calcular esses valores e qual modelo utilizar, pode sempre contar com nossa consultoria de gestão para clínicas odontológicas.


Mas, de longe, de todas as variáveis presentes em uma clínica odontológica, a primeira e mais importante ação que você como proprietário da sua clínica deve tomar para aumentar o lucro da sua clínica odontológica e trabalhar com um modelo de pagamento dos seus colaboradores que não atrele seus custos variáveis ao seu desempenho comercial e de vendas.


02 - Controle o fluxo de caixa projetado


Uma boa venda começa com uma boa compra. E o controle dessas operações deve estar no caixa da clínica.


Saber a movimentação diária das entradas e saídas de recursos na clínica é importante, mas insuficiente.


Quando você olha para fatos (entrada e saída de dinheiro) que já aconteceram esta fazendo gestão baseado em fatos passados.


A verdadeira forma de aumentar o seu lucro é olhar para o seu caixa futuro, o chamado fluxo de caixa projetado.


Ao analisar, diariamente, o seu caixa olhando para despesas e receitas projetadas no futuro, você não só antecipa problemas, como consegue visualizar oportunidades para maximizar suas entradas, diminuir suas saídas, fazer investimentos estratégicos, cortar despesas inúteis e aumentar o seu lucro.


03 - Equipe enxuta e eficaz


Para oferecer bons serviços é preciso contar com uma equipe eficaz e atenciosa. Isso não significa de maneira nenhuma uma equipe grande ou inchada.


Se para cada demanda ou para cada função na sua clínica você criar um novo cargo e alocar uma nova pessoa para executa-lá terá dificuldades de aumentar o seu lucro.


Lembre-se da regra de ouro: Para cada despesas é necessário haver uma fonte de receita previamente identificada.


Via de regra, os funcionários sempre vão reclamar que estão com excesso de trabalho e que precisam de mais ajuda. Não precisam. O que eles precisam são de ferramentas, metodologia, tutoria, orientação e dedicação.


Se você quer aumentar o lucro da sua clínica odontológica mantenha uma equipe enxuta com pessoas qualificadas, bem remuneradas na exata medida da sua necessidade, nem mais, nem menos.


Conclusão


As dicas acima para aumentar o lucro da sua clínica odontológica parecem ser simples de implementar, mas via de regra encontramos clínicas com 10, 15, 20 anos de operação que cometem todos os erros acima: pagam altas comissões, não controlam e gerenciam o fluxo de caixa projetado e mantêm equipes acima da sua real demanda e necessidade.


Se você tem interesse por gestão e marketing para clínicas odontológicas e quer se manter organizado sobre esse tema, assine nossa newsletter.



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