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11 estratégias de captação de pacientes


11 Estratégias de Captação de Pacientes

Seja qual for o ramo de atuação da sua clínica ou consultório, ter uma estratégia de captação de pacientes bem estruturado, definido e implementado é o divisor de águas entre clínicas que estão faturando centenas de milhares de reais por ano e aquelas que lutam para fechar as contas dia a dia.


Esse plano estratégico de captação de pacientes deve ser executado e seguido de perto atentamente para caso os resultados não aconteçam conforme o esperado sejam tomadas ações corretivas, implementadas novas ações de captação de pacientes e constantemente aperfeiçoado o processo.


Muitos proprietários de clínicas sabem que precisam ter um plano de captação de pacientes para promoverem suas clínicas e atrair pacientes para novas avaliações todos os dias.


A primeira coisa que você precisa entender é que não existe um plano de ações de captação de pacientes universal.


Cada clínica é única, tem um histórico, forças e fraquezas, opera em um determinado ambiente e possui necessidades diferentes, portanto, exige um planejamento de ações de captação de pacientes personalizado.


O sucesso de uma estratégia de captação de pacientes depende de como ela é implementada e executada, o público-alvo, e lógico, da características do seu negócio.

Para entender quais estratégias de captação de pacientes são melhores para a sua clínica, confira essas 11 estratégias de captação de pacientes que vão ajudar sua clínica a captar mais clientes.


  1. Blog

  2. SEO

  3. Email Marketing

  4. Redes Sociais

  5. Canal de Vídeos

  6. Links Patrocinados

  7. Mídia Out Of Home

  8. Mídia Off line (Rádio, TV e Jornais)

  9. Eventos

  10. Parcerias

  11. Promoções

Por que eu devo fazer captação de pacientes?


Toda clínica odontológica ou médica necessita ter um processo de captação de pacientes, pois o motor de qualquer negócio são os clientes.


Ter um processo de captação de pacientes que utilize uma ou mais das estratégias de captação de pacientes listadas nesse artigo não é uma garantia de sucesso, mas é uma obrigação de quem quer estar no jogo do mercado de saúde atual.


Quando você tem um processo de captação de pacientes em que a publicidade e a propaganda da sua clínica são realizados a contento mais pessoas ouvem falar de você aumentam a possibilidade de geração de mais negócios.


Você realmente precisa mostrar para o seu público-alvo em potencial o que você tem a oferecer, e mais do que isso, convence-lós de que sua oferta de serviço é melhor do que qualquer outra encontrada nos concorrentes.


O que é o processo de captação de pacientes?


Antes de falarmos sobre o básico para captação de pacientes, nos precisamos explicar o que captação de paciente é de fato.


Veja, captação de pacientes não é propaganda, não é vendas e não é marketing. Captação de pacientes é um processo de trabalho que toda clínica precisa dominar que envolve toda a sua clínica, desde a escolha do seu ponto comercial, a sua marca, a forma como você se posiciona no mercado, o seu portfólio de serviços e claro a comunicação com o mercado.


Basicamente, o plano de captação de pacientes não é nada mais do que planejar todas as ações de captação de clientes da sua clínica, monitorar os resultados, fazer as correções devidas, entender o que precisa ser melhorado e manter o que esta performando bem.


O processo de captação de pacientes é a interface externa da sua clínica com o mundo exterior.


Enquanto, internamente, a preocupação é com o atendimento, com os equipamentos, com a formação da equipe, com a qualidade dos materiais, o foco do processo de captação de pacientes é com atrair, convencer, converter e fidelizar novos pacientes. O tempo todo.


Por que é importante ter um processo de captação de pacientes?


Claramente o melhor serviço é aquele que o cliente conscientemente seleciona e compra.

Entretanto, com o excesso de oferta de serviços particulares médicos e odontológicos, especialmente nas grandes cidades brasileiras, em um ambiente de economia desaquecida, seu plano de captação de pacientes é fundamental para atrair a demanda existente e aquecer demanda que ainda possa estar fria em relação ao seu tipo de serviço encurtando o ciclo de compra dos potenciais clientes.


Além disso, o processo de captação de pacientes utiliza as ferramentas do marketing como a publicidade e a propaganda da clínica para criar interesse, despertar o desejo e gerar demanda positiva para a clínica atraindo um fluxo constante de novos pacientes.


Sem um processo de captação de pacientes implementado e rodando sua clínica fica a mercê da sorte. Novos pacientes só aparecerão ao acaso.


Como atrair pacientes com um processo de captação de pacientes?


Agora que você entendeu o que é um plano de captação de pacientes e sua importância, vamos ajudar você com a escolha de alguns elementos que você poderá colocar em prática na sua clínica para atrair pacientes.


Logicamente, cada clínica tem um público-alvo diferente que deseja alcançar. O que importa aqui não é a quantidade de ferramentas ou ações de captação de pacientes que você pode utilizar, mas sim, escolher as mais adequadas ao seu caso.


É importante frisar também, que você não precisa escolher apenas uma estratégia de captação de pacientes. Com planejamento você pode combinar várias ações de captação de pacientes e potencializar suas possibilidades de atrair mais clientes para a sua clínica odontológica ou médica.


01 - Blog


Um blog é uma das melhores estratégias conhecidas para captação de pacientes passiva que existe.


Através de um blog você consegue atrair organicamente a atenção de potenciais clientes simplesmente respondendo através de artigos as principais dúvidas, ou as dúvidas mais recorrentes que você responde no seu dia a dia de consultório.


Um blog ajuda a criar sua autoridade na mente do seu publico-alvo e facilita o processo de captação de pacientes, pois esse público que vai se formando em torno do seu blog passa a enxergar você e sua clínica com a referência em determinado tema.


02 - SEO


Os artigos do seu blog não vão ser encontrados se os textos não forem trabalhados com técnicas específicas chamadas de SEO (Search Engine Optimatizion) que ajudam os mecanismos de busca como o Google a mostrar seus artigos para as pessoas que estão procurando por questões como as que você responde lá.


De fato, o SEO tem se tornado uma das melhores ferramentas de apoio no processo de captação de pacientes para clínicas odontológicas e médicas.


Estar na primeira posição do Google para uma pesquisa de forma orgânica pode render até 60% dos cliques de uma pesquisa conforme dados do próprio Google.


Como sabemos, captação de pacientes é um jogo de números. Quanto mais visitais de pacientes em potencial maior o volume de captação de pacientes novos sua clínica vai conseguir ao final de um período.


03 - Email Marketing


Apesar de que muita gente ainda acredita que não é possível fazer captação de pacientes por email, as estatísticas jogam ao contrário.


Se seus emails falarem de coisas interessantes para listas de pessoas que tem o perfil do seu público-alvo a taxa de conversão pode chegar até a 15% dos envios.


Logicamente, não confunda email com SPAM, esse sim indesejado e cada vez mais ignorado.


Dentro de um processo de captação de pacientes, todo e-mail captado seja no seu site, por telefone, redes sociais ou qualquer outra canal de comunicação da sua clínica, deve entrar em um fluxo automatizado de disparos de e-mails conforme o interesse do potencial clientes, gerando conversões futuras.


04 - Redes Sociais


Os números de pessoas conectadas as redes sociais são superlativos, sempre na casa de milhões de pessoas quando se olha na perspectiva de Brasil.


De fato, dentro de um processo de captação de pacientes é muito difícil desconsiderar algum tipo de ação de captação no Facebook ou Instagram.


Mais claro, existe uma clara que delimita o que são simples postagens de conteúdo promocional e institucional nas redes sociais, que é o que 99% dos dentistas e médicos fazem, e o que é fazer captação de pacientes em redes sociais. Isso muito mais complexo.


Para captar pacientes no Instagram e para captar pacientes no Facebook é necessário, ferramentas e investimento.


Não acredite que somente fazendo bonitinhos no Instagram você estará apto a captar pacientes. É preciso direcionar os potenciais leads para landing pages preparadas para automatizar o contato com esse lead até o momento que ele esteja pronto para agendar uma consulta.


O processo de captação de paciente nas redes sociais é bastante eficiente mas exige o conhecimento de disciplinas cruzadas e dificilmente, para funcionar de verdade, pode ser executado sem a ajuda de uma empresa de marketing para dentistas e médicos.


05 - Canal de Vídeos


O Youtube é o segundo site mais acessado do mundo, perdendo somente para o próprio Google.

Dizem que o analfabeto da próxima década será aquela pessoa que não souber fazer vídeos.


Ter um canal no Youtube com vídeos que elucidem temas de interesses diversos dos clientes, que responda as dúvidas vividas no dia a dia do consultório e que mostre também os "bastidores", ou o lado "humano" do dia a dia da sua clínica é uma forte ferramenta para captação de pacientes.


A verdade é que vídeos são facilmente indexados pelo Google o que ajuda na estratégia de SEO, gerando ainda mais fluxo de pacientes em potencial para o seu site e aumentando a captação de pacientes.


06 - Links Patrocinados


Links patrocinados especialmente no Google são uma poderosa fonte geradora de potenciais pacientes.


Além de efetivas as campanha de Google Ads colocam rapidamente a demanda de frente da oferta. Esse é o papel do Google Ads.


Coloque R$ 500,00 lá e o Google vai cuidar de "gastar" o seu dinheiro rapidamente apresentando a sua oferta para o maior número de interessados possível.


É certo que o custo médio do clique de certas palavras-chave vem crescendo muito nos últimos anos, mas se você trabalha com tratamentos de alto ticket, o Google Ads deve fazer parte do seu toolkit de ações de captação de pacientes.


07 - Mídia Out Of Home


Ande pelas ruas, especialmente das médias e grandes cidades e vai se difícil sua atenção não ser captada por um outdoor, um busdoor ou mesmo por um monitor dentro do elevador.


Nós últimos anos tem crescido de forma assustadora os investimentos de clínicas médicas e odontológicas em mídia out of home.


É que muita gente já percebeu que abordar o cliente quando ele está em modo compra, em um shopping ou fazendo as unhas no salão de beleza pode ser bem efetivo.


Temos usado as midias out of home dentro da estratégia de captação de pacientes para clínicas e odontológicas e médicas com alta de retorno e muito sucesso.


08 - Mídia Off line (Rádio, TV e Jornais)


Assim como a mídia out of home, propaganda em meios de massa e mídia impressa tem sido usadas por alguns tipos específicos de clínicas médicas e odontológicas dentro do seu esforço de captação de pacientes.


Formatos como o publieditorial em que um profissional escreve para um orgão da imprensa como uma especie de colunista e entrevistas pagas em grandes canais de circulação tem sido usados com sucesso em campanhas de captação de pacientes que tem o perfil difícil de serem abordados por outros meios como o digital.


09 - Eventos


Independentemente de sua clínica ser médica ou odontológica, a criação e/ou participação de eventos para interagir com seu mercado também é uma ótima maneira de anunciar sua marca e captar pacientes.


Esses eventos podem ser pequenos para uma empresa com a qual você deseja criar uma parceria, ou até eventos maiores para o público, a fim de captar novos pacientes e educar seu público pessoalmente.

Se você não pode criar seus próprios eventos, tente pelo menos participar dos principais eventos da sua área na sua cidade, bairro ou região


Dessa forma, você pode trabalhar em suas habilidades de rede e conhecer clientes em potencial não on-line, mas também possíveis parceiros de negócios (que é nosso próximo tópico).


10 - Parcerias


Parcerias quando bem realizadas fortalecem e desenvolvem a captação de pacientes dos parceiros com custos reduzidos e midia compartilhada.


Parcerias devem ser buscadas entre empresas que atendem o mesmo perfil de público e que não concorram entre si.


Existem diversos tipos de parcerias que não se restringem a deixar um panfleto na recepção do parceiro. São exemplos de parcerias para captação de pacientes em comum:


  • Troca de postagens de convidados com outros blogs;

  • Colaboração em um canal do YouTube (quando um YouTuber grava com outro nos dois canais);

  • Co-produção de e-books ou boletins;

  • Promoção na rede social de um influenciador digital.


O importante sobre esse tipo de estratégia de captação de pacientes via parcerias é que você pode identificar parceiros que podem ajudá-lo a atrair mais clientes e para quem você pode fazer o mesmo por ele. Assim, haverá um aumento nos dois públicos sem aumentar os gastos com contratação de pessoal.

11 - Promoções


Ok, nós sabemos que os conselhos não permitem fazer promoções e nem é essa a intenção aqui.


Promoção aqui não tem o mesmo sentido do varejo e comércio. Você não vai oferecer uma cirurgia na black friday com preço promocional certo?


Não se trata disso. Promoção é uma dos Ps que compõem o marketing mix e dentro de promoção você pode lançar mais das seguintes ações para captação de pacientes:


  • Publicidade

  • Propaganda

  • Relações Públicas

  • Vendas Pessoais


Com essas 4 ferramentas é possível abrir um leque enorme de atividades de atração, conversão e fidelização de pacientes.


Conclusão


Lembre-se, é muito importante avaliar tudo o que você faz para garantir que seu trabalho não seja em vão e que você esteja obtendo lucro com suas ações de captação de pacientes.


Captação de pacientes é um jogo de números. Quanto mais pessoas do tipo certo que tenham o perfil do seu cliente ideal forem impactados pelas suas ações promocionais e de captação de pacientes maior será sua taxa de conversão final.


Se você gostou das informações postadas aqui compartilhe com quem poderia precisar delas.


Se você quer montar um plano de captação de pacientes personalizada para sua clínica odontológica ou médica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em captação de pacientes.



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