• Admin

10 formas de divulgar uma clínica nova no mercado

Atualizado: Mar 2

10 formas de divulgar uma clinica nova no mercado

Apesar da crise e estagnação econômica que assolam o país nos últimos anos tem crescido o número de clínicas odontológicas no mercado.

Claro, oportunidades de negócio sempre existem se o empreendedor fizer um bom plano de negócio, identificar um nicho de mercado que não está sendo bem atendido e selecionar um bom ponto comercial.


Se você fez tudo isso, parabéns! As chances de sucesso são grandes. Agora que você já está no jogo tem se perguntado: como divulgar uma clínica nova no mercado?


Existem diversas formas de divulgar uma clínica nova no mercado, variando de acordo com o perfil do público-alvo, a localização da clínica, o tipo de serviço oferecido e com certeza, com o orçamento disponível.


Bem, com o intuito de te ajudar vamos passar 10 formas de divulgar uma clínica nova no mercado e com isso obter mais chances de sucesso. Acompanhe!


01 - Relacionamento


Se você está abrindo uma nova clínica em um bairro ou região que já tem um comércio e concorrentes estabelecidos a novidade será você.


É preciso entender a dinâmica do bairro ou da cidade. Para tal é preciso ter relacionamento com o local.


Muito antes de abrir sua clínica comece a frequentar o comércio local do bairro. Passe a frequentar a padaria local, a almoçar nos restaurantes da região, a fazer suas compras de supermercado nos estabelecimentos locais, a abastecer seu carro nos postos de gasolina da região, etc, etc.


Em todos os locais que frequentar converse com as pessoas. Apresente-se para os donos dos negócios, pergunte como há quanto tempo ele tem aquele estabelecimento comercial, diga que está abrindo um novo negócio no local e que gostaria que no futuro próximo ele o visita-se.


Entenda, se você é um médico, dentista ou fisioterapeuta primeiro precisa vender a sua imagem, o seu carisma. As pessoas compram de quem elas gostam. E isso é especialmente verdade no momento de contratar serviços de saúde.


Então a primeira dica para divulgar uma clínica nova no mercado é criar um bom relacionamento nesse mercado ANTES de abrir a clínica.


Pessoas e relacionamentos geram negócios como consequência.



02 - Crie uma expectativa


Se sua clínica estiver situada em um imóvel de rua, já na fase de obras coloque um cartaz na obra (2 ou 3 meses antes) dizendo que ali vai surgir um novo negócio que "vai surpreender o bairro".


Esse tipo de chamada nunca passa em branco e todas as pessoas que passarem diariamente em frente ficaram na expectativa.


Você pode ir mudando esse cartaz ou faixa de acordo com o andamento da obra ("esta quase pronto, prepare-se!") para ir gerando mais expectativa ainda.


03 - Verifique mídias locais


Praticamente toda pequena comunidade hoje em dia (regiões, bairros ou pequenas cidades) tem jornais locais.


Procure verificar se existe uma mídia assim na sua região. Ligue e busque informações sobre os formatos de anúncios.


Não faça um anúncio puro e simples. Assine uma coluna de 3 a 6 meses sobre o formato de "publieditorial" que nada mais é que tornar-se um colunista "pago" do jornal.


Você poderá escrever sobre sua área de domínio (Sobre implantes se é dentista, ou sobre tratamentos para pele se é uma dermatologista, por exemplo) sempre assinando com o endereço e dados da sua clínica.


04 - Distribua panfletos


Verifique se o seu público-alvo estiver dentro das chamadas classes C e D e se o bairro ou região estiverem em zoneamentos urbanos mais populares a possibilidade de distribuir panfletos em pontos de movimento.


Esses panfletos devem ser distribuídos 7 vezes ao longo de 3 meses antes da abertura da sua clinica.


Esse não é um número cabalístico ou encontrado ao acaso. Pesquisas mostram que as pessoas só guardam uma mensagem quando são impactadas ao menos 7 vezes por ela.


05 - Carro de Som


Da mesma forma que os panfletos, se sua clínica estiver situada em uma região popular, utilizar carros de som para divulgar uma clínica nova ainda funciona bastante.


Não torça o nariz para esse tipo de mídia. Pode ser que você esteja lendo esse artigo sentado em uma confortável poltrona do décimo andar de um edifício de luxo no Morumbi em São Paulo e isso não faça sentido. Mas faz muito sentido para uma clínica no interior de uma cidade de 25.000 habitantes do Tocantins.


06 - Televisão


Divulgar uma clínica nova na televisão em horário nobre em programas de TV nas grandes capitais pode custar até R$ 300.000,00 por 30 segundos!! Provavelmente, somente grandes redes de franquia podem investir nesse canal.


Mas, emissoras afiliadas em cidades menores tem custos de transmissão bastante acessíveis.


Portanto, não descarte a possibilidade de divulgação da sua clínica nova em um emissora de TV se sua clínica estiver em uma pequena cidade.


A TV ainda é um meio de divulgação muito forte e pode rapidamente dar grande visibilidade para uma clínica que acaba de abrir.


07 - Ponto de Venda


O seu ponto de venda, ou seja o ponto comercial onde sua clínica foi instalada pode ser um excelente veículo de divulgação assim que estiver pronto.


Se você fez bem feito o seu dever de casa, escolheu o ponto comercial da sua clínica levando em conta os seguintes critérios:


  • Alta visibilidade;

  • Alta fluxo de pedestres e/ou veículos;

  • Em local de destino;


Não cabe nesse artigo explicar o que significa cada um desses pontos, mas se sua clínica nova não tem visibilidade, não está próxima de um local de alto fluxo de pessoas e principalmente, as pessoas não vão até lá para resolver vários problemas (como ir ao dentistas, pagar contas no banco, ir aos correios, etc.) você terá problemas para captar mais pacientes.


Se o seu ponto comercial tem uma grande faixada ou vitrine utilize-a para divulgar seus serviços.


Faça um projeto arquitetônico que permita trocar a vitrine de tempos em tempos por baixo custo para atualizar temas sazonais.


A inclusão de totens luminosos que podem ficam ligados a noite mesmo quando a clínica está fechada funciona também como uma grande fonte de divulgação da sua clínica.


08 - Espaços Publicitários Locais


Hoje em dia, existem diversos comércios locais que possuem espaços publicitários que podem ser alugados para divulgação de empresas.


Casas lotéricas costumam ter monitores, assim como elevadores. É natural escadas rolantes de centros comerciais e supermercados serem adesivadas.


Busque no comércio da sua região espaços publicitários onde aja grande fluxo de pessoas e divulgue ali a sua clínica nova.


09 - Mídia Exterior


Trata-se de qualquer tipo de espaço de publicitário em áreas externas e abertas. Busque no seu bairro, região ou cidade locais de grande visibilidade que tenham esse tipo de mídia.


Em quase todas as regiões existem outdoors e também painéis eletrônicos onde você pode divulgar sua clínica nova.


Da mesma forma que em outros exemplos, para maximizar o efeito utilize essa mídia para criar um suspense e vá mudando a mensagem até sua clínica estar pronta.


Além dos outdoors e painéis eletrônicos existem também mídias em ônibus (busdoor) e taxis.


Descubra qual a mais efetiva no caso da sua clínica e utilize-a para divulgar a nova clínica.



10 - Marketing Digital


Damos o nome de marketing digital a todas as atividades de publicidade e propaganda que utilizam os canais digitais.


Assim, existem uma série de atividades para divulgar uma clínica nova no mercado que podem (devem) ser realizados via marketing digital, tais como:


  • Criar um site institucional;

  • Montar e alimentar um canal no Youtube;

  • Ter campanhas de links patrocinados no Google;

  • Investir no SEO do seu site para que ele fique bem posicionado nas pesquisas de palavras-chave do seu ramo de negócio;

  • Fazer postagens em blog para atrair mais visitantes e ganhar visibilidade;

  • Etc;


É importante frisar que as atividades de marketing digital para divulgar uma clínica nova precisam estar alinhadas dentro de uma estratégia de marketing digital.


Acredite ou não, as estratégias de marketing digital vão funcionar melhor se estiverem alinhadas as demais estratégias do mundo offline (outdoor, revistas, jornal, etc.)


Conclusão


Para divulgar uma clínica nova no mercado é necessário entender que o público-alvo, o porte da clínica, seus objetivos e metas financeiras e seu orçamento de marketing definem os melhores canais de divulgação.


Aqui na Senior Marketing já ajudamos a criar, desenvolver e divulgar clínicas médicas e odontológicas.


Se você precisa de ajuda para divulgar sua clínica, entre em contato e fale com um de nossos especialistas.


Senior Marketing

Especialistas em Gestão e Marketing Para Clínicas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br